Postado originalmente por
geraaraujo
Tenho rodado com minha Amarok Highline 2014 adquirida recentemene estudando um pouco melhor este filtro DPF. Comprei um cabo VCDS e o que observei é que sempre que o acumulado de particulas chega perto de 20 gramas começa a acontecer a regeneração, mas é dificil de perceber isso dirigindo.
Quando a temperatura dos gases de escape atinge valores elevados tipo acima de 600 graus a regeneração ocorre naturalmente pois nessa temperatura ocorre direto a queima das particulas do filtro DPF. Ocorre que com a valvula EGR aberta a temperatura dos gases sempre cai, pois acredito que a combustão tera menos oxigenio portanto menor poder calorifico. Acho que o grande vilão destas picapes é esta maldita valvula EGR, pois além de carbonizar o cabeçote e as valvulas de admissão elas tambem diminuem a temperatura dos gases de escape, dificultando a regeneração do filtro DPF.
Por outro lado andei lendo que somente se pode retirar a valvula EGR e bloquear os gases de retorno dela para a combustão se retirar tambem o filtro DPF, pois sem a EGR ocorreria o bloqueio do filtro DPF, mas não entendo como isso seria possivel tendo em vista que a temperatura dos gases de escape seria sempre mais alta, facilitando a queima do particulado da queima do diesel.
Uma coisa eu percebi monitorando a Amarok de um amigo. A dele não sei porque razão estava sempre com os gases de escape acima de 600 graus e não acumulava quase nada de particulado, ou seja estava sempre em regeneração natural. A picape dele tinha mais de 130.000 km rodados.
A minha tem 21.000 km rodados e a temperatura dos gases de escape depois do filtro DPF nunca vi passar de 260 graus, isso quando ando em estrada por longo tempo.
Acho que este motor sem EGR e sem filtro DPF seria uma beleza, seria bem mais economico e mais potente, porém talvez dure menos pois trabalharia com temperatura mais elevada de combustão. Neste caso a troca do oleo de lubrificação teria que ser antecipada, obviamente poluiria mais tambem. Para quem tem Amarok antes de 2012 recomendaria retirar a valvula EGR ou bloquea-la eletricamente atraves do VCDS se a mesma estiver operativa. A opção de flange cega tamém seria uma boa.
Sobre os amigos ficarem preocupados com tudo isso, acho que é o preço de ser ter mais conforto e comodidade. Prefiro 1000 vezes o conforto das novas tecnologias do que a confiabilidade das carroças de 30 anos atras. Se for para andar de Bandeirante eu prefiro andar de onibus mesmo porque é muito mais confortavel.