Procure comprar sempre a versão mais atual. São todos cabos genericos (piratas). O original custa uns U$$300 nos EUA.
Os originais são da Ross Tech que dá um suporte muito bom pela internet e vc pode sempre atualizar pela versão mais atual do programa. Acho que já está na versão 15.XXX o programa original.
O paralelo é chines e vc não pode tentar atualizar o programa que pode danificar o cabo. O meu comprei a versão 12.12, quando for nos EUA pretendo comprar o cabo original até como meio de ajudar o fabricante que teve uma ideia genial de popularizar esta ferramenta a preços decentes, livrando-nos do mal de pagar horrores as vezes por um simples reset.
Procure comprar sempre a versão mais atual. São todos cabos genericos (piratas). O original custa uns U$$300 nos EUA.
Os originais são da Ross Tech que dá um suporte muito bom pela internet e vc pode sempre atualizar pela versão mais atual do programa. Acho que já está na versão 15.XXX o programa original.
O paralelo é chines e vc não pode tentar atualizar o programa que pode danificar o cabo. O meu comprei a versão 12.12, quando for nos EUA pretendo comprar o cabo original até como meio de ajudar o fabricante que teve uma ideia genial de popularizar esta ferramenta a preços decentes, livrando-nos do mal de pagar horrores as vezes por um simples reset.
"geraaraujo", poderia nos explicar mais sobre o cabo? É uma forma de criar independência das concessionárias/etc e nos tornar mestres em eletrônica de veículo? Você considera salutar, preciso, seguro? Você poderia nos relatar sua experiência/histórico com o mesmo? Você tem o cabo e usa que tipo de computador para isso? Você tem de usá-lo sempre, quando? rotineiramente? qual o custo beneficio disso? não considera arriscado? e o programa? o scanner? Qual outra ação que se faz conjuntamente? só o uso do scanner sozinho não deve ser, não é?
Compartilho para os demais assinantes deste fórum, que a informação da Strike para os serviços pertinentes é essa:
"O seu modelo tem um ganho de 50 cv, e 9,8 Kgf.m de torque, fica excelente!
O custo da reprogramação + DPF EGR delete é de R$ 3500,00 em até 3x e R$ 3300,00 à vista.
Quem mais puder colaborar com o Fórum, faça as vezes. É preciso descomplicar para o pessoal entender até porque de complicação e segredos basta a concessionária.
"geraaraujo", poderia nos explicar mais sobre o cabo? É uma forma de criar independência das concessionárias/etc e nos tornar mestres em eletrônica de veículo? Você considera salutar, preciso, seguro? Você poderia nos relatar sua experiência/histórico com o mesmo? Você tem o cabo e usa que tipo de computador para isso? Você tem de usá-lo sempre, quando? rotineiramente? qual o custo beneficio disso? não considera arriscado? e o programa? o scanner? Qual outra ação que se faz conjuntamente? só o uso do scanner sozinho não deve ser, não é?
Compartilho para os demais assinantes deste fórum, que a informação da Strike para os serviços pertinentes é essa:
"O seu modelo tem um ganho de 50 cv, e 9,8 Kgf.m de torque, fica excelente!
O custo da reprogramação + DPF EGR delete é de R$ 3500,00 em até 3x e R$ 3300,00 à vista.
Quem mais puder colaborar com o Fórum, faça as vezes. É preciso descomplicar para o pessoal entender até porque de complicação e segredos basta a concessionária.
Abraços!
O programa roda em qualquer notebook com windows. No site da Ross Tech tem muita informaçao de como realizar diversos procedimentos como troca do filtro de combustivel, habilitar uma regeneração forçada, forçar a valvula EGR a trabalhar sempre fechada, além obvio de resetar qualquer falha. Também é possivel habilitar diversas funções adicionais do veiculo como fechamento automatico de portas, subir os vidros quando começar a chover, etc. A melhor fonte para isso são os sites gringos da Amarok como o australiano e argentino.
Não fiz muita coisa pois tenho a Amarok somente faz 2 meses e trabalho fora de casa por longo periodo as vezes 30 dias fora, então uso pouco o carro. Me interessei em comprar o cabo VAG depois de ser aconselhado por um colega aqui do forum a drenar sempre o filtro de combustivel a cada abastecida. Adicionalmente devido ao meu perfil de uso também uso o otimizador de combustivel Tecom Road e depois que passei a usar não percebi mais água no filtro de combustivel, mas acho ainda cedo para uma avaliação melhor.
Claro que é aconselhavel ter um pouco de conhecimento de sistemas para usar este cabo VCDS, pois o usuario pode danificar a picape se mecher em coisas indevidas. Como sou engenheiro de Sistemas de geração de energia já estou acostumado de mecher em coisas complicadas, ademais sempre achei os mecanicos de concessionarias do Brasil meio limitados devido a baixa qualificação dos mesmos. O VCDS literalmente abre um leque enorme de monitoramento da saude da sua picape, voce pode literalmente descobrir qual o sensor que está com problema e não ser enganado pelos mecanicos da caoncessionaria, mas precisa ter paciencia e conhecimentos basicos de como as coisas funcionam.
O perigo maior é voce comprar uma cabo pirata e o mesmo danificar a porta de comunicação da central eletronica do carro. Eu arrisquei e esta funcionando a contento, mas assim que possivel irei comprar o cabo original que acho mais seguro porque esse pessoal da RossTech desenvolveu este software com a anuencia do proprio grupo VW. Claro que so funciona para os carros do grupo VW.
O programa roda em qualquer notebook com windows. No site da Ross Tech tem muita informaçao de como realizar diversos procedimentos como troca do filtro de combustivel, habilitar uma regeneração forçada, forçar a valvula EGR a trabalhar sempre fechada, além obvio de resetar qualquer falha. Também é possivel habilitar diversas funções adicionais do veiculo como fechamento automatico de portas, subir os vidros quando começar a chover, etc. A melhor fonte para isso são os sites gringos da Amarok como o australiano e argentino.
Não fiz muita coisa pois tenho a Amarok somente faz 2 meses e trabalho fora de casa por longo periodo as vezes 30 dias fora, então uso pouco o carro. Me interessei em comprar o cabo VAG depois de ser aconselhado por um colega aqui do forum a drenar sempre o filtro de combustivel a cada abastecida. Adicionalmente devido ao meu perfil de uso também uso o otimizador de combustivel Tecom Road e depois que passei a usar não percebi mais água no filtro de combustivel, mas acho ainda cedo para uma avaliação melhor.
Claro que é aconselhavel ter um pouco de conhecimento de sistemas para usar este cabo VCDS, pois o usuario pode danificar a picape se mecher em coisas indevidas. Como sou engenheiro de Sistemas de geração de energia já estou acostumado de mecher em coisas complicadas, ademais sempre achei os mecanicos de concessionarias do Brasil meio limitados devido a baixa qualificação dos mesmos. O VCDS literalmente abre um leque enorme de monitoramento da saude da sua picape, voce pode literalmente descobrir qual o sensor que está com problema e não ser enganado pelos mecanicos da caoncessionaria, mas precisa ter paciencia e conhecimentos basicos de como as coisas funcionam.
O perigo maior é voce comprar uma cabo pirata e o mesmo danificar a porta de comunicação da central eletronica do carro. Eu arrisquei e esta funcionando a contento, mas assim que possivel irei comprar o cabo original que acho mais seguro porque esse pessoal da RossTech desenvolveu este software com a anuencia do proprio grupo VW. Claro que so funciona para os carros do grupo VW.
fiz o pedido e estou aguardando o recebimento.
neste caso poderia desabilitar a EGR, assim ficando fechada permanentemente. Assim não seria necessário tirar e/ou tampar?
neste caso poderia desabilitar a EGR, assim ficando fechada permanentemente. Assim não seria necessário tirar e/ou tampar?
Náo pelo que andei lendo somente pode desabilitar a EGR se retirar tambem o filtro DPF sob pena de satura-lo mais rapido. Todo filtro DPF com o tempo será necessario troca-lo, pois ele acumula material organico rsultando em cinzas como na queima de carvão. Isso é resultado de compostos minerais no proprio combustivel e no oleo de lubrificação.
Isso nenhuma montadora explica durante a venda do carro. O correto seria fazer este Filtro DPF com uma abertura que permitiria o acesso para remover as cinzas quando o mesmo estivesse saturado. O excesso de carvão que recirculla para dentro do motor para nova queima iria direto para o filtro DPF e provavelmente iria regenerar quase sempre pois a tempertaura do escape seria bem alta, mas aí iria com pouca km acabar com a vida util.
A durabilidade do filtro DPF depende alem de combustivel e oleo lubrificante de qualidade, também que nenhum sensor importante ou mesmo a valvula EGR de problema. Daí a meu ver a importancia de ter o VCDS.
Meu conselho é use a configuração de fabrica até que venha a dar algum problema. O dia que o filtro DPF ficar perto do fim da vida util, que pode ser observado pelo intervalo entre regenerações, retire-o juntamente com a valvula EGR. Durante este periodo evitem iisar muito a picape em transito de trajetos permanentemente curtos ou de trafego pesado. De vez em quando pegue estrada e sempre ande com giro acima de 2000 rpm pelo tempo necessario a regeneração.
Muitas regenerações também contaminam o oleo lubrificante pela injeção adicional de combustivel no escape e pela propria ação da valvula EGR. Encurtar trocas de oleo no caso de uso urbano é bastante aconselhavel.
Quero deixar bem claro que existem 3 tipos de regeneração do filtro DPF.
1-) Regeneração natural que ocorre quando se usa o carro por longos trechos e a temperatura dos gases de escape atinge valores em que a queima ocorre naturalmente. A Central eletronica do carro monitora as variaveis pressão diferencial, temperatura dos gases de escape e teor de oxigenio. Mediante algoritmos complexos é estimado a quantidade de carga organica presente no filtro que não é passivel de regeneração.
2-) Regeneração forçada que ocorre quando a carga de particulado acumulada no filtro esta por volta de 20 gramas. Não ocorre aviso no painel, mas o usuario percebe que o carro não passa todas as marchas e procura manter a rpm do motor acima de 2000 RPM. Neste momento é extremamente recomendado não parar o veiculo e procurar dirigi-lo até que a regeneração acabe. A valvula EGR é mantida fecha para elevar a temperatura dos gases de escape, bem como ocorre uma injeção adicional de combustivel no escape para elevar a temperatura. Por isso, muitas regenerações deste tipo podem contaminar o oleo lubrificante, especialmente se a maldita valvula EGR não estiver funcionando corretamente porque se ela mandar de volta esses gases para o motor vai dar meleca.
3-) Se a regeneração acima não funcionou acende a luz de falha do filtro DPF que requer uma regeneração forçada. A mesma pode ser habilitada pelo VCDS ou pela concessionaria e pode ser feita com o carro parado ou em velocidade. Neste caso procure dirigir acima de 60 km/h e rpm acima de 2000. Claro que se tiver problema com a EGR pode não funcionar.
4-) Se a carga de trabalho do filtro DPF chegar a 45 gramas ou 45% (não sei a unidade ao certo) é fim de linha para ele. Neste caso somente filtro novo ou DPF removido + reprogramação.
Como se ve para este veiculo funcionar a contento precisa ter muito cuidado e todos os sensores funcionando a contento. Por isso acho que este veiculo não deveria ser usado no Off road pesado, pois um pouco de agua entrando em algum destes sensores é suficiente para ferrar todo o motor e leva-lo ao modo de segurança. Siga o manual e nunca ultrapasse o nivel de agua recomendado. Nunca lave o motor com água e de tempos em tempos scanea-lo com o VCDS para ver se tem alguma anomalia.
--------------------------------------------------------------
AGORA está tudo explicado. A informação não serve para 99.9% das pessoas. Os leigos (99,9% do povo) precisam de um cabo (o ideal), de um programa (!?!) e de um ENGENHEIRO ou um TÉCNICO NA ÁREA senão podem até estragar o carro, ou seja, eles continuam dependentes das "maleditas" concessionárias.
Há a opção de irem em um lugar como em uma "STRIKE" pagando os R$3000.00 e ainda colocarem o "mimo" do escape com ponteira eletrônica, com a observação de que se esperarem o dia "D" para tirarem esse FDP (verdadeiro nome do filtro), ou seja, quando o mesmo tiver de ser trocado, poderão ter de trocar não somente ele, mas o motor também, todo carbonizado. Sorte que quanto mais trânsito pesado, lento e mais kms a viatura tiver, pior!
Como aprendi, no que pudermos, temos que trazer ilustrações para ajudar as pessoas a entender o problema de forma mais didática. No link abaixo, os técnicos falam mais sobre o esquema FDP. Como podem ver, até PROFISSIONAIS ficam trocando "figurinha" sobre isso, creia, para entenderem. http://www.oficinabrasil.com.br/foru...12--resolvido-
A CONCLUSÃO então seria: Não tem jeito. Tem de desembolsar prevenindo ou correr riscos futuros!
Sobrou então, a me ver, apenas uma questão. A EMERGENCIAL:
De acordo com os vídeos por nós apresentados a páginas atrás, há como fazer regeneração parada, quando houver um problema. Poderiam os CONHECEDORES aqui do Fórum, contribuírem para dizer como isso poderia ser feito, em uma caso de emergência (imagina o sujeito no Rush sem condição de andar direito, tendo que fazer regeneração com a 4ª marcha!), pois ao que parece, necessitaria apenas de manter o RPM em alta para aquecer absurdamente o FDP para ele descarbonizar. Pelo visto, ficar em marcha "N" não vai adiantar (limitador) e parece que sem jogar combustível dentro do FDP, ele não esquentaria o suficiente (precisaria do cabo), além do quê o motor e a potência são diminuídos. "Jogada boa" da VW para arrastar o caboclo para tomar uma grana dele.
GRAVEM BEM O SÍMBOLO LUMINOSO DA REGENERAÇÃO FORÇADA, PARA COMEÇAREM A REZAR QUANDO O MESMO APARECER NO PAINEL.
TENHAM EM MENTE, que o Setor Privado Global (Ind. de veículos + Petróleo + Bancos), em conluio com Governos ($) mentem ao povo sobre EMISSÕES DE CARBONO. Em verdade, não somente as pickups, mas os demais carros (2012 para frente) com esses sistemas, são feitos para andar mais e não pouco ou de vez em quando, ou seja, ELES TEM DE GASTAR MAIS COMBUSTÍVEL, POLUIR MAIS para ESTRAGAR MENOS. (Paradoxal, não?!)
A QUESTÃO que fica é que em QUINTAIS DE MUNDO como o BraZil, não há pistas maravilhosas (como nos EUA, CHILE), nem trânsito livre o suficiente para que as REGENERAÇÕES AUTOMÁTICAS ocorram (então as FORÇADAS virão quando o motor JÁ estiver sendo comprometido).
A questão política é que eles desejam também a DESCARTABILIDADE, ou seja, que poluamos GASTANDO MAIS PETRÓLEO e DESCARTANDO PEÇAS E VEÍCULOS para comprarmos outros, além de trocarmos peças, gastarmos tempo e suor com isso.
Não se esqueçam dos IMPOSTOS SOBRE CARBONO que governos e pessoas terão de pagar. Logo, logo, você estará pagando para respirar!
VÍDEO IMPORTANTE PARA QUEM QUISER FAZER REGENERAÇÃO FORÇADA OU DE EMERGÊNCIA (seu carro pode pegar fogo):
A unica maneira de forçar uma regeneração parado é através do procedimento com o VCDS ou o VAS. Particularmente não acho a melhor ideia, pois o motor tem muito torque e todo este torque irá para algum lugar mesmo com o caixa em ponto neutro no caso da automaticas. Me lembro que as Toureg V6 TDI americanas (morei lá um tempo) não permitia acelerar acima de 1000 rpm com o carro parado.
Neste caso eu passaria a troca de marchas para manual e aceleraria acima de 60 km/h com a rotação do motor acima de 2500 rpm para aumentar a temperatura dos gases de escape e não pararia ate que a luz venha a apagar. Mas isso só funciona se todos os sensores estão OK e acreditem se voces soubessem a quantidade de sensores que tem esse motor a maioria acho que desistiria deste carro, rsrsrsr.
Sem dramas esse é o preço a ser pago, pois com as restriçôes de emissões todos os carros ficarão mais complexos. Sistemas de injeção direto, turbo, EGR refrigerada, etc tornarão os motores cada vez mais sensiveis a combustivel e perfil de uso. No caso do diesel isso é mais complicado, mas por outro lado os motores atuais tem uma dirigibilidade muito melhor que aqueles usados nas picapes de 20 anos atrás, que apesar de confiaveis tinham pouca potencia.
O melhor a fazer com este carro é usa-lo para estrada ou para long run. Anda e para nas grandes cidades é fatal a longo prazo para a saude do motor e o maldito DPF.