Postado originalmente por
Imperador!
Uma discussão que eu gosto, mas repetida pela enésima vez nesse tópico.
Antes de mais nada é preciso direcionar qual será o uso da picape: sejamos sinceros, vocês realmente acham que a Amarok é uma picape pra trabalho pesado? Eu acho que não. Ela pode até resolver num 4x4 básico, beira de praia, alguma coisinha de fim de semana ou algo assim, mas para trabalho mesmo não. Ou seja, na minha concepção, quando a VW lançou a VW 2.0 não foi pensando em trabalho pesado, foi pensando basicamente num dos maiores mercados de picape média do mundo (Brasil), em que picape média é veículo de status e carro de CIDADE.
Tendo isso em mente, o motor 2.0 com 163 e depois com 180cv atende excepcionalmente bem, porque entrega consumo, desempenho razoável e um torque muito aceitável. E pergunta-se: a que custo? A meu ver, um custo altíssimo, não para a empresa, mas para a robustez que um carro de trabalho precisa, com vários sensores, mangueiras etc.. mas vejam que isso não é um erro estratégico da VW, mas uma estratégia de direcionar um produto a um determinado mercado.
Sem entrar entrar no méritode alguma picape ser melhor ou não que a Amarok, acho que ela atende aos fins que acredito que se destina. A tendência de downsizing é real e uma forma de contenção de custos por parte das montadoras. Um motor 2.0 exige muito menos aço (ou alumínio, a depender da liga usada no bloco) que um bloco 3.2 ou 6.2 e por aí vai.
Exatamente por ser menos "robusto" fisicamente falando, é que são preciso instalar esquemas biturbo (sem adentrar na discussão TGV vs. biturbo), 1001 sensores e mangueiras extras. E quanto mais dependente das maracutaias eletronicas, menos robusto a mecânica passa a ser, é uma tendência lógica (+ peças, +possibilidades de ter problemas).
Porém, olhando pelo lado da indústria, o desenvolvimento de um sensor custa X e um 1kg de liga metálica usada em um bloco custa 0,1X. Só que quando produzido em larga escala, depois de desenvolvido, um sensor custa 0,0001X, enquanto a liga metálica tem o mesmo preço. Isso sem contar que a liga metálica é uma commodity, que tem o preço altamente variável conforme as condições da bolsa de valores. Enquanto que o sensor pode ter um preço relativamente estável.
Abs!