x
Convex Datacenter

Tópico: Tac Stark

Usuário Avatar de fernandotf
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Jorgao,
    A sua informação nao é correta.
    300 mm nao é a medida do vao livre do Stark e sim a distancia entre eixos. O mesmo erro de metragem vc fez com o Troller.
    verificando o vao livre de ambos, usando informações de valores obtidos dos sites oficiais, temos:
    STARK
    O Stark tem 240 mm na dianteira e 250 mm na traseira e isso com pneus 255/70/16 (original) que equivale a 30 polegadas!
    TROLLER
    O Troller tem 215 mm de vao livre, com pneu 255/75/15 (original), equivalente a 30 polegadas.
    Assim, ambos originais e com o mesmo pneu, o Stark tem vao livre de 2,5 cm, ou 1 polegada, mais alto q o Troller!
    Sobre o peso interno diminuir o vao livre, tem sentido e razão, nao tinha pensado nisso, mas acredito que nao deva ser relevante, pelos 2 amortecedores por roda.
    Abç
    Jorge Delmanto
    Creio que apenas comparar o vão livre não seja nada conclusivo, existem inúmeras variáveis que devem ser considerados para um bom desempenho off-road. Já que estamos tocando no assunto, vou citar alguns exemplos:

1. Embora o Stark tenha um vão livre maior, o ponto mais baixo do eixo rígido é a bola do diferencial, que representa uma região de 15cm de largura aproximadamente... todo o restante do eixo tem uma altura superior. Os braços da suspensão independente são mais baixo que o eixo se desconsiderar a bola do diferencial. Não sei o que isto representa na prática...
    2. A suspensão independente, aliada com a mola e amortecedor duplos, deve manter o pneu mais grudado no chão (desde que não haja torção). Creio que o Stark deve embalar melhor na lama por conta disso.
    3. Ao passar por uma vala/valeta em velocidade, a suspensão independente pode ceder "peitar o chão". Da mesma forma, o "tranco" inicial nos pés das dunas podem fazer a suspensão ceder também. Por outro lado, em suspensão independente é possível colocar amortecedores pneumáticos e inflá-los em situações onde é preciso um bom vão livre. No Youtube tem um vídeo de um Stark com este tipo de amortecedor! Na minha opinião, não creio que esta "variação" do vão livre (seja por peso, seja por vala) seja significante.
    4. Em um site gringo, eu li uma discussão sobre suspensão independente e eixo rígido. Um dos comentários dizia que em torção, o eixo rígido aumenta o vão livre, o que não ocorre em suspensão independente. Isto ocorre pois ao levantar um dos lados em uma suspensão com eixo rígido, a bola do diferencial também sobe, o que não ocorre em suspensão independente. Novamente, não creio que isto influencia em algo na prática.

Enfim, particularmente acredito que cada tipo de suspensão tem suas vantagens e desvantagens... para mim, a suspensão independente me atenderia melhor!

O problema que este tópico vive de especulações pelo simples fato de não haver quantidade o suficiente de Stark para chegar em algo mais conclusivo... desculpe-me se viajei em alguma idéia neste post, mas o que quero dizer que existem MUITAS variáveis que é preciso considerar para analisar o desempenho off-road de um jipe, tais como peso, potência, torque, torção, etc, etc ...

O meu feeling é que o Stark pode ter um pneu 2" menor para ter o mesmo desempenho dos concorrente de eixo rígido na lama... exceto o samurai que tem uma bola de diferencial muito pequena e é muito leve (apesar de não suportar pneus grandes)!
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Jorgao,

300 mm nao é a medida do vao livre do Stark e sim a distancia entre eixos. O mesmo erro de metragem vc fez com o Troller.

verificando o vao livre de ambos, usando informações de valores obtidos dos sites oficiais, temos:

STARK
    O Stark tem 240 mm na dianteira e 250 mm na traseira e isso com pneus 255/70/16 (original) que equivale a 30 polegadas!

TROLLER
    O Troller tem 215 mm de vao livre, com pneu 255/75/15 (original), equivalente a 30 polegadas.

Assim, ambos originais e com o mesmo pneu, o Stark tem vao livre de 2,5 cm, ou 1 polegada, mais alto q o Troller!
    Isso mesmo, porém creio que o Jorgao se referiu ao vão livre central (não sei se é este o nome correto), aquele que a medida do entre-eixos interfere diretamente, é utilizado como base para superar morros ou lombadas altas, no qual o veiculo poderá ficar como uma gangorra se esta o veiculo possuir o centro baixo, portanto esta medida não é o vão livre que você considerou acima.

Sobre o peso interno diminuir o vao livre, tem sentido e razão, nao tinha pensado nisso, mas acredito que nao deva ser relevante, pelos 2 amortecedores por roda.

Abç

Jorge Delmanto
    Pode ter quantos amortecedores quiser o que vai realmente baixar ou não o veiculo numa situação de carga são as molas, as molas sustentam o veiculo, os amortecedores tem a função de absorver as oscilações e controlar a velocidade do sistema de suspensão.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Isso mesmo, porém creio que o Jorgao se referiu ao vão livre central (não sei se é este o nome correto), aquele que a medida do entre-eixos interfere diretamente, é utilizado como base para superar morros ou lombadas altas, no qual o veiculo poderá ficar como uma gangorra se esta o veiculo possuir o centro baixo, portanto esta medida não é o vão livre que você considerou acima.

Pode ter quantos amortecedores quiser o que vai realmente baixar ou não o veiculo numa situação de carga são as molas, as molas sustentam o veiculo, os amortecedores tem a função de absorver as oscilações e controlar a velocidade do sistema de suspensão.

[]s
    Você entendeu certinho o que quis dizer Leo. Agora, não entendi uma coisa que o Fernando falou. O vão-livre do Stark é medido do ponto mais baixo do jipe até ao chão (Seria o fim do braço, perto da roda?)? Ou do centro do jipe até o chão?

E realmente, mesmo que seja significativo a perda de vão-livre por causa de peso, com duas molas isso deve ser ínfimo. Com certeza desprezível, acredito.

Dados do site:

Altura livre do solo
    Eixo dianteiro: 240 mm
    Eixo traseiro: 255 mm
    Entre eixos: 300mm

Impressionante a quantidade de veículos semi-novos pra vender. Uma pena, nenhum no Rio pra gente dar uma olhada.
    4X4 Brasil

Jorgao,

STARK

TROLLER

Abç

Jorge Delmanto
    TAC: Entre-eixos 2540 mm

Troller: Entre-eixos 2.410 mm

Cá pra nós chará, se o Stark tivesse 300 mm de entre-eixos, só uma formiga poderia dirigi-lo neh? Já pensou uma porta com 3 cm? Seria um carrinho de controle remoto.

Hehe fim de semana é dia de cerveja mesmo! Também estou nas últimas aqui.

Abraços

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Você entendeu certinho o que quis dizer Leo. Agora, não entendi uma coisa que o Fernando falou. O vão-livre do Stark é medido do ponto mais baixo do jipe até ao chão (Seria o fim do braço, perto da roda?)? Ou do centro do jipe até o chão
    Jorgao, tive a oportunidade de medir e tirar esta dúvida. o vão livre do Stark é medido na parte central (mais alta), e tem exatamente a altura publicada no site (24cm e 25,5cm). Os braços inferiores são mais baixos. Entretanto, como a parte mais baixa do braço inferior é próximo a roda, creio que não faça nenhuma diferença!
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Usuário Avatar de mistura
    Entrada
    14/04/2011
    Local
    Joinville/SP
    Agradecimentos: 0
    Cara axo o stark um jeep muito confortável, bonito e tudo mais. Porém fui numa trilha considerada pesada, e um cara foi de stark, nos primeiros quilometros da trilha , ele foi subi um barranco , que eu ja avia subido com minha defender 90 sem problemas, quando ele subiu , deu 2 estralos , e foi-se as homocinéticas, saiu de lá rebocado, intaum eu axo que os starks nunca vao fazer oq um troller ou um land fazem ,axo que para trilhas a suspençao independente nun é muito boa, pois tem pequeno curso e forçam muito as homocineticas, porem a vantagem é um vao livre do solo bem grande.

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Vão mínimo do solo
    Como é medido o vão livre dos carros testados? É simplesmente
    a menor distância entre a parte mais baixa do carro e o chão, ou há algum desconto, por exemplo, quando este ponto é uma extremidade do amortecedor – bem perto da roda e que dificilmente atingiria o chão em uma trilha – ou logo na direção do eixo?

Fabio América
    Por e-mail

A equipe 4x4&Cia utiliza o critério do elemento mecânico mais próximo ao solo, como indicador do vão mínimo. Na maioria absoluta dos veículos 4x4, tal peça é a caixa do diferencial – que muitas pessoas erroneamente chamam de bola de diferencial. Outros pontos mais baixos, podem ser eixos ou partes de sistema de suspensão, mas isso é observado em carros com pouca aptidão para o off-road.

Fonte: Revista 4x4&Cia - o guia off-road

Eu concordo com a revista visto que a medição do vão livre deve ser o ponto do elemento mais baixo do veiculo até o solo, até porque em veiculos com eixo rígido a caixa do diferencial "bola" é um ponto apenas diante de todas as peças que possuem na parte inferior do veìculo, ou seja qualquer elemento que seja ele teve ser tomado como referencia para medição do vão livre, visto que ele pode ser o 1º a enroscar ou raspar em algo do solo.

Já na prática sabemos que um veiculo que não possui o eixo rígido com sua "bola" leva vantagem na superação de alguns obstáculos, porém peca em outros pontos como já foram observados aqui neste tópico.

[]s

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Vão mínimo do solo
    Como é medido o vão livre dos carros testados? É simplesmente
    a menor distância entre a parte mais baixa do carro e o chão, ou há algum desconto, por exemplo, quando este ponto é uma extremidade do amortecedor – bem perto da roda e que dificilmente atingiria o chão em uma trilha – ou logo na direção do eixo?

Fabio América
    Por e-mail
    A equipe 4x4&Cia utiliza o critério do elemento mecânico mais próximo ao solo, como indicador do vão mínimo. Na maioria absoluta dos veículos 4x4, tal peça é a caixa do diferencial – que muitas pessoas erroneamente chamam de bola de diferencial. Outros pontos mais baixos, podem ser eixos ou partes de sistema de suspensão, mas isso é observado em carros com pouca aptidão para o off-road.
    Fonte: Revista 4x4&Cia - o guia off-road
    Eu concordo com a revista visto que a medição do vão livre deve ser o ponto do elemento mais baixo do veiculo até o solo, até porque em veiculos com eixo rígido a caixa do diferencial "bola" é um ponto apenas diante de todas as peças que possuem na parte inferior do veìculo, ou seja qualquer elemento que seja ele teve ser tomado como referencia para medição do vão livre, visto que ele pode ser o 1º a enroscar ou raspar em algo do solo.
    Já na prática sabemos que um veiculo que não possui o eixo rígido com sua "bola" leva vantagem na superação de alguns obstáculos, porém peca em outros pontos como já foram observados aqui neste tópico.
    []s
    Leo, sempre achei que a medida do vão livre fosse o ponto mais baixo, como você disse... mas na prática nenhum vendedor segue esta "regra". O próprio Hummer é medido apenas no vão central, e se fosse medido na ponta do braço da suspensão, o vão livre seria praticamente a metade (veja esta foto: http://military.technomad.com/wp-con.../09/humvee.jpg).

No caso do Stark, o braço da suspensão não é tão baixo como ocorre no Hummer (pois o Hummer tem eixo portal):

Enfim, acho que a maior vantagem da suspensão do Stark sobre o eixo rígido não é a 1" a mais de vão livre, e sim que a bola do diferencial está parafusado na estrutura do veículo, e desta forma não é uma "parede" como ocorre no eixo rígido. Aparentemente, se entrar embalado em um facão fundo, ele vai dar uma barrigada e "quicar", e não "enficar" a bola na lama... é apenas um palpite!
    Suzuki Jimny Sierra 2024

[]s
    Fico contigo, acho que deveria ser medido realmente da parte mais baixa. Valeu pelo excelente feedback Leo.

Citação Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Enfim, acho que a maior vantagem da suspensão do Stark sobre o eixo rígido não é a 1" a mais de vão livre, e sim que a bola do diferencial está parafusado na estrutura do veículo, e desta forma não é uma "parede" como ocorre no eixo rígido. Aparentemente, se entrar embalado em um facão fundo, ele vai dar uma barrigada e "quicar", e não "enficar" a bola na lama... é apenas um palpite!
    Com certeza Fernando, a "bolota" do eixo rígido é sem dúvida um baita arrasto mesmo.

Só tem uma coisa que não consegui entender muito bem. Vejam bem, e me digam onde estou errando no meu raciocínio:

O Troller tem entre-eixos mais curto que o Stark:

E sob o entre-eixos o Troller é 1,5 cm mais alto que o Stark.

TAC: Altura sob entre-eixos: 300 mm
    Troller: Altura sob entre-eixos 315 mm

Então, embora o Troller tenha um entre-eixos mais CURTO e seja mais ALTO sob o entre-eixos em relação ao Stark, segundo as fichas técnicas dos dois, ambos têm 29 graus de ângulo de transposição de rampa. Como?

Até onde sei, quanto menor o entre-eixos e quanto mais alto sob o entre-eixo, maior o ângulo de transposição de rampa!

Onde errei?

Mais uma perguntinha. Eu vi um vídeo no Youtube que o Adolfo apresentava o Stark e ele falava sobre o material da frente do veículo e do parachoque. Ele, com o dedo, apertou o material da carroceria que envolve o farol e mostrou que é completamente flexível, segundo ele para evitar quebras e trincas. Falou também que o parachoque era de plástico!?
    Com base nisso, queria saber se existe algum parachoque fabricado pela TAC já com um propósito mais Off-Road para ser substituído.
    E se os Starks atuais também possuem essa flexibilidade em toda parte da frente do veículo, que eu até o momento, julgava ser de fibra.
    Achei que era apenas a tampa do capô que era de plástico.

Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Jorgao,

Quando li seu posto e vi vao livre - o que tem sido bem discutido aqui - de cara iamginei que estivesse se referindo a altura do solo à parte masi baixa do carro. Dai a correção que fiz.

É que na pratica, sempre ouvi o termo "distancia entre eixos" e nunca tinha ouvido o termo vao livre entre eixos......desculpe minha correção.

Abç

Jorge Delmanto

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Leo, sempre achei que a medida do vão livre fosse o ponto mais baixo, como você disse... mas na prática nenhum vendedor segue esta "regra". O próprio Hummer é medido apenas no vão central, e se fosse medido na ponta do braço da suspensão, o vão livre seria praticamente a metade (veja esta foto: http://military.technomad.com/wp-con.../09/humvee.jpg).
    X2, pois essa é uma forma dos americanos puxarem a sardinha para o lado do Hummer, por isso não precisamos dizer amem a tudo vindo de lá.
    Pois se o vão livre declarado por eles fosse realmente próx. dos 40 mm, teoricamente ele teria que conseguir superar um bloco de largura praticamente igual a interna dos pneus e altura de 40mm o que não iria ocorrer pois iria bater os braços de suspensão, assim como num veiculo com eixo rígido que o valor declarado é distância mínima do solo até a caixa do diferencial e nesse caso a maioria consegue realmente superar um bloco com largura próximo a das rodas e altura declarada no vão livre.

X2, essa é uma das grandes vantagens, que vale muito mais no uso prático que na teoria.

[]s

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post

Só tem uma coisa que não consegui entender muito bem. Vejam bem, e me digam onde estou errando no meu raciocínio:

O Troller tem entre-eixos mais curto que o Stark:

E sob o entre-eixos o Troller é 1,5 cm mais alto que o Stark.

TAC: Altura sob entre-eixos: 300 mm
    Troller: Altura sob entre-eixos 315 mm

Então, embora o Troller tenha um entre-eixos mais CURTO e seja mais ALTO sob o entre-eixos em relação ao Stark, segundo as fichas técnicas dos dois, ambos têm 29 graus de ângulo de transposição de rampa. Como?

Até onde sei, quanto menor o entre-eixos e quanto mais alto sob o entre-eixo, maior o ângulo de transposição de rampa!

Onde errei?
    Aonde você errou eu não sei, mas cabei de fazer os desenhos no CAD com os valores passado por você e o que eu obtive foi:

30 graus de ângulo de transposição de rampa para o Troller e
    26 graus de ângulo de transposição de rampa para o Stark.

[]s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo jipe brasileiro - TAC Stark
      Por Tropeiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 3528
      Última resposta: 08/10/2012, 09:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem