Creio que apenas comparar o vão livre não seja nada conclusivo, existem inúmeras variáveis que devem ser considerados para um bom desempenho off-road. Já que estamos tocando no assunto, vou citar alguns exemplos:
- Embora o Stark tenha um vão livre maior, o ponto mais baixo do eixo rígido é a bola do diferencial, que representa uma região de 15cm de largura aproximadamente... todo o restante do eixo tem uma altura superior. Os braços da suspensão independente são mais baixo que o eixo se desconsiderar a bola do diferencial. Não sei o que isto representa na prática...
- A suspensão independente, aliada com a mola e amortecedor duplos, deve manter o pneu mais grudado no chão (desde que não haja torção). Creio que o Stark deve embalar melhor na lama por conta disso.
- Ao passar por uma vala/valeta em velocidade, a suspensão independente pode ceder "peitar o chão". Da mesma forma, o "tranco" inicial nos pés das dunas podem fazer a suspensão ceder também. Por outro lado, em suspensão independente é possível colocar amortecedores pneumáticos e inflá-los em situações onde é preciso um bom vão livre. No Youtube tem um vídeo de um Stark com este tipo de amortecedor! Na minha opinião, não creio que esta "variação" do vão livre (seja por peso, seja por vala) seja significante.
- Em um site gringo, eu li uma discussão sobre suspensão independente e eixo rígido. Um dos comentários dizia que em torção, o eixo rígido aumenta o vão livre, o que não ocorre em suspensão independente. Isto ocorre pois ao levantar um dos lados em uma suspensão com eixo rígido, a bola do diferencial também sobe, o que não ocorre em suspensão independente. Novamente, não creio que isto influencia em algo na prática.
Enfim, particularmente acredito que cada tipo de suspensão tem suas vantagens e desvantagens... para mim, a suspensão independente me atenderia melhor!
O problema que este tópico vive de especulações pelo simples fato de não haver quantidade o suficiente de Stark para chegar em algo mais conclusivo... desculpe-me se viajei em alguma idéia neste post, mas o que quero dizer que existem MUITAS variáveis que é preciso considerar para analisar o desempenho off-road de um jipe, tais como peso, potência, torque, torção, etc, etc ...
O meu feeling é que o Stark pode ter um pneu 2" menor para ter o mesmo desempenho dos concorrente de eixo rígido na lama... exceto o samurai que tem uma bola de diferencial muito pequena e é muito leve (apesar de não suportar pneus grandes)!