http://www.jt.com.br/suplementos/car...100210.7.1.xml
pra complementar!
Versão Imprimível
http://www.jt.com.br/suplementos/car...100210.7.1.xml
pra complementar!
Eu participo de um fórum de fotos e arquitetura chamado skyscrapercity.com , lá um colega postou imagens escaneadas desta reportagem do Jornal da Tarde... Está aí:
http://i46.tinypic.com/2vx40ad.jpg
http://i49.tinypic.com/200bssh.jpg
http://i49.tinypic.com/2dtnfqd.jpg
http://i48.tinypic.com/25iajd4.jpg
http://i45.tinypic.com/2ntk003.jpg
Fonte: Por RRC http://www.skyscrapercity.com/showpo...7&postcount=78
Outra pergunta: A suspensão do TAC Starc é independente, que é uma grande vantagem, pois além do conforto, tem um maior vão livre. Mas será que está super dimensionada para suportar um pneu 35"? É possível levantar mais o carro?
Quando eu soube do Stark a primeira vez, fiquei orgulhoso, pois seria um jipão feito aqui na minha cidade e com idéias de jipeiros experientes no projeto! Depois fui me informar e acabei achando no Fórum 4X4 algumas informações dele, na maioria críticas, muitas pessoas desacreditando(talvez com razão), mas mesmo assim sempre torci muito pelo carro!
Tenho 2 amigos que compraram, um trocou por ações da empresa e outro ainda não recebeu e diz que não está com pressa de receber:shock:.
Esta semana o pessoal da Tac esteve demonstrando o carro na sede do nosso Jeep Clube (Joinville 4X4), infelizmente eu estava viajando e não pude estar presente. Amanhã tem trilha e saberei dos comentários do pessoal!
Eu comprei um Troller em setembro do ano passado, antes conversei com o pessoal da Tac, mas o que pesou na minha compra foi a tradição, não uso meu Troller pra trilha, tenho outro pra isso, mas a incerteza da durabilidade do carro e da sobrevivência da Tac me fizeram escolher o T4.
Espero que daqui uns 2 ou 3 anos a marca se consolide, e ai concerteza eu seria um comprador do Stark, mas até lá fico com meu Troller e feliz da vida!
Boa sorte a TAC!
Algumas notas ai são para lá de curiosas...
VEJAMOS:
CONFORTO:
A reportagem fala do espaço maior do troller e de caber 3 passajeiros no banco trazeiro, bem como em ser impossivel não bater com o cotovelo na porta...e mesmo assim o troller perde no conforto.
ERGONOMIA:
MENOR ESPAÇO INTERNO, COTOVELOS BATENDO NAS PORTAS, E EMPATAM ERGONOMICAMENTE?
ESPAÇO:
AFIRMAM QUE O STARK É MENOR E EMPATAM NESSE QUESITO....
MANUTENÇÃO:
ALGUEM JÁ FEZ UMA MANUTENÇÃO EM UM STARK?...ISSO É BRINCADEIRA?
fora que com tantos anos de fabricação, o troller já tem uma enorme rede de fabricantes alternativas as originais, enquanto nem nas originais da stark se fabrica nada ainda
PREÇO:
O STARK É QUASE 10 MIL MAIS CARO E NOVAMENTE EMPATA COM O TROLLER?????
SEI NÃO!
Mas comparativo é igual a pesquisa de interesse de votos, dificilmente o parocinador perde.
Espero realmente que este carro seja bom e que consiga fazer o que é muito didicil por aqui, que é SOBREVIVER....
Mas vamos raciocinar....
Neste quesito, a reportagem faz alusão ao conforto e não ao espaço, tanto que já há um subtítulo abordando este outro item. Numa Kombi cabem 10 (?) pessoas, nem por isso é mais confortável que uma Ferrari (comparação exagerada mas dentro da proporção). Não entendi, bater o cotovelo na porta? :putz:
Ok, o tal cotovelo batendo na porta, agora será o carma, o Stark perde em tudo devido o maldito "cotovelo na porta". Não sabia, que ergonomia tratava apenas disso.
Espaço abrange tudo, espaço para ocupantes, espaço para bagagem, espaço (ocupação) externa.
Manutenção? Espero que poucos o façam, até porque se alguém quiser adicionar um snorkel, não precisará apelar pro corte na carroceria (amadorismo em excesso). É possível especular uma manutenção, por meio do levantamento de custos (ou será impossível?). Agora dizer que o Troller, já conta com peças exclusivas pra ele, será que é pra ele mesmo? Ou pro tal veículo, no qual a empresa adicionou peças sem autorização?
Custo-benefício, o mais importante.
Isso parece desculpa de "perdedor". Onde a TAC patrocinou a reportagem?
A De Gennaro Motors teve o prazer de realizar um breve test-drive na nova atração do setor 4X4, o TAC Stark 2010.
Nos primeiros quilômetros que começamos a andar com o Stark, notamos que o jipe possui um comportamento próximo de um carro de passeio, oferecendo toda a agilidade, praticidade e conforto durante a sua condução. Para ajudar na redução do peso, a TAC optou em utilizar fibra de vidro e plástico automotivo na construção da carroceria.
Na parte interna do Stark, todos os comandos estão muito bem posicionados, oferecendo conforto aos ocupantes. De série o jipe vem equipado com ar, direção hidráulica, trio elétrico, desembaçador traseiro e bancos em couro.
O motor FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail, possui (127 CV/3600) rpm e torque líquido máximo de (300Nm/1800rpm). O câmbio é manual de 5 velocidades da EATON, diferenciais DANA 44.3 e tração 4X4 com reduzida da BorgWagner, que é acionada manualmente através de uma alavanca no interior do jipe.
A estabilidade é um dos pontos fortes do Stark, graças ao moderno sistema de suspensão independente nas quatro rodas que é composto por duas molas e dois amortecedores em cada roda, proporcionado um resultado superior em terrenos acidentados. Este sistema de suspensão ajudou também a diminuir os balanços e trepidações internas do jipe, oferecendo conforto aos ocupantes. A altura e a posição de guiar proporcionam ao condutor uma visão exterior ampla.
Pelo breve tempo que passamos com o Stark, podemos concluir que o jipe possui ótimos resultados para atender tanto o mercado do consumidor que vai utilizar ele no setor fora de estrada quanto no uso urbano.
Agradecemos a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) por ter cedido o Stark 2010 para o test-drive.
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
http://img194.imageshack.us/img194/1233/hpim01871.jpg
http://img718.imageshack.us/img718/579/hpim0213r.jpg
http://img233.imageshack.us/img233/3695/hpim0201.jpg
http://img651.imageshack.us/img651/9545/hpim0150.jpg
http://img40.imageshack.us/img40/7595/hpim0151pd.jpg
http://img5.imageshack.us/img5/5453/hpim0194g.jpg
http://img23.imageshack.us/img23/8315/hpim0183x.jpg
http://img64.imageshack.us/img64/351/hpim0163.jpg
http://img8.imageshack.us/img8/8104/hpim0162n.jpg
http://img21.imageshack.us/img21/1438/hpim0159q.jpg
http://img229.imageshack.us/img229/6003/hpim0137e.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/681/hpim0125.jpg
http://img43.imageshack.us/img43/5360/hpim0113.jpg
http://img4.imageshack.us/img4/6034/hpim0111v.jpg
http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/
Uma dúvida que ficou. o TAC Stark tem suspensão independente nas quatro rodas, que aumenta o conforto, estabilidade e vão livre...
Estava dando uma olhada nas fotos postadas, e vi que os braços de suspensão são curtos... alguém tem alguma informação sobre o curso de suspensão, ou foto de um TAC Stark em torção (erosão)?
Já tinha perguntado antes, mas lá vai de novo: Até que tamanho de pneu eu consigo colocar em um TAC Stark? Aparentemente a caixa de rodas é bem grande...
Conforme site 160 e 180mm, D e T respectivamente.
http://www.tacmotors.com.br/ficha_tecnica_br18.html
Comparado a um Niva que tem o mesmo sistema da frente e bem limitado!
Seria interesante saber o quanto subiria em uma rampa de RTI
realmente tem pouco curso de suspensão... mas deve ter barra estabilizadora na frente e atrás. Acho que só saberemos realmente o verdadeiro curso quando um proprietário tirar as barras e medir em uma rampa.
Aliás, alguém sabe dizer quais são os benefícios de ter duas molas por roda? dois amortecedores, OK, mas duas molas?
Interessante o tópico das fotos. :)
http://motordream.uol.com.br/galeria...-stark-na-lama