Postado originalmente por
Barretos
Veículos fabricados em larga escala adotam monobloco de aço com painéis de aço aplicados (para lamas, capôs, portas, etc.) e em alguns casos ou algumas partes os painéis são plásticos. Portanto não utilizam gaiola tubular. Já alguns veículos fabricados em baixa escala por motivos econômicos utilizam as gaiolas tubulares estruturais. O conceito que o Troller e alguns bugues utilizam de uma grande peça de fibra apoiada sobre um chassi é um conceito antigo e não mais utilizado. Alguns carros de competição utilizam as peças únicas (bolhas) porem montadas nas estruturas tubulares. Portanto como pode ver, não são 99,9% dos carros que utilizam esta concepção de montagem. Aliás, eu diria que uma parcela bem pequena, algo em torno de uns 10% de toda a produção mundial deva utilizar este conceito. Hoje, alguns veículos de alta performance são fabricados a partir dos conceitos de monobloco porem utilizando materiais compostos, tais como Kevlar e fibra de carbono que para alguns são a mesma coisa mas não são. São materiais diferentes.
Abraços