Sim Giovani...é isso que quis dizer...o 285/75/16 tem 32" reais...já os pneus que assinam como 33" tem altura real de 32".
[ ]'s
Versão Imprimível
Sim Giovani...é isso que quis dizer...o 285/75/16 tem 32" reais...já os pneus que assinam como 33" tem altura real de 32".
[ ]'s
Se considerar a configuração 8 mola e 8 amortecedor, podem até serem inéditos, mas se considerar a conf. 8 amortecedores as L200 já sairam de fabrica com esta configuração.
minha L200 (95) com 1350kg (na plaqueta e aferidos em balança), então é uma pena perto dele...
Agora se a distribuição de peso for 50/50 ponto para o Stark, isso eu queria saber se realmente ocorre nele.
Chuck, agora você está de parabéns, pelas informações e pela organização que faz no forum em assuntos relacionados ao Stark...
[]s
Jeff,
Ninguem aqui estava com saudades suas...rsrsrsr pena que nao cumpriu a promessa de ficar longe!
Acho q esta interessado em um tb! So tira o olho do meu!!!!!!!!!!
Fernando,
O fato mais interessante é que com a ausencia de eixo rigido, um pneu 32,8 como o citado, o vao livre é bem maior do que carros com eixo rigido.....ja fiz as contas e com pneu 33 teriamos vao livre maior q o troller com 35....medi no meu para ver se estava certo!
E tenho certeza q em breve teremos noticias ainda mais interessantes do Stark...como um kit off road!!!!!!!!!
Abç
Jorge Delmanto
Jorge, tive a oportunidade de medir o vão livre do Stark e comparei com o eixo rígido Dana 44. A diferença do vão livre é exatamente o que você disse, o tamanho do pneu utilizado do Stark pode ser 2" menor do que ao eixo rígido Dana 44. Estou curioso para ver na prática, pois aí entra outras variáveis, como peso, torque, trabalho de suspensão, etc...
Fernando,
Ambos tem dana 44, so que o troller trabalha com eixo rigido e o Stark, com homocineticas deslizante e fixa, o que faz ganhar na altura, pois trabalha, em angulação.
Eu vejo como ponto negativo o trabalho de suspensão do Stark, que nas trilhas que eu faço, pode ser um problema. O peso pode ate compensar isso.
Lembra de quando andavamos de jipe willys original e volta e meia ficavamos com uma das rodas suspensas, cruzando erosoes? Entao...acho q isso tb ocorrerá com o Stark. Mas nada q um bloqueio nao resolva.
Abç
Jorge Delmanto
Grande Jorge,
O Stark tem Dana 44 também, por isso disse na comparação "eixo rígido Dana 44". Apenas quis frisar que o cálculo que fiz do vão livre é referente ao eixo rígido Dana 44, pois a bola deste eixo é muito grande! Se compararmos com o eixo do Samurai ou Jimny, o vão livre é compatível com o do Stark SE utilizar um pneu do mesmo tamanho, pois o Samurai/Jimny tem uma bola de diferencial bem pequena!
Sobre o curso de suspensão, penso como você: o Stark pode não ter um curso de suspensão maravilhoso, mas nada que um bloqueio não ajude... mesmo pq em erosão vale mais braço e jeito! Já na lama, o vão livre deve ajudar, e a suspensão independente neste caso atua em seu favor, pois como em geral não tem grandes torções, teoricamente a suspensão mais leve deve manter os pneus com mais contato ao solo.
Jorge, compre logo o Stark e poste as suas impressões aqui! Hoje só temos o Chuck como proprietário ativo (no bom sentido, claro) aqui no fórum...
Agradeço aos colegas que aqui tentaram me ajudar a esclarecer a minha dúvida. Mas como a minha pergunta não foi respondida, fui até a concessionária e deixei meu Troller e peguei o Stark do proprio dono da revenda. Fiquei 24hs com o carro, fiz exatamente o que sempre faço no dia a dia, trabalhar, buscar filho no colégio, supermercado, etc, etc...
Bom, dentro de vinte dias chega meu Stark prata 2011 :dance:
Pra mim as principais diferenças entre os dois, não apareceram tanto quando peguei o stark, mas sim quando peguei meu jipe de volta. :shock:
Abs.
Davi
Galera, me tirem uma dúvida sobre o vão-livre do Stark e do Troller:
O vão-livre do Stark é 300 mm sobre entre-eixos e o do Troller é 315 mm. Agora, aquela história de o carro com suspensão independente perder vão-livre a medida que se coloca mais peso dentro é como na prática? 4 Pessoas de 100 Kg no Stark fazem ele perder vão-livre? Isso também não aconteceria com o vão-livre (sobre entre-eixos) do Troller? No fim das contas isso não é nem um pouco significativo certo?
NovusCitação:
Bom, dentro de vinte dias chega meu Stark prata 2011 :dance:
Bem vindo ao clube :dance:
No que precisar, estamos ai para auxiliar...:concordo:
[ ]'s
Correto Jorgao, quanto mais peso tiver dentro do stark, teoricamente menor será seu vão livre (para saber isso precisamente precisariamos de um teste real e de que ponto que é aferido o vão livre sem carga).
No caso do eixo rígido isso pode até acontecer pela maior carga no pneus que podem se deformar alguma coisa mas é praticamente desprezado, tendo em vista que o sistema independente tambem sofre deste efeito.
Em geral não é significativo esta diferença com e sem carga, porém vai depender da calibração das molas do veiculo analisado, pois se você pegar um veiculo comum e colocar a capacidade máx. de carga nele verá que é bastante significativo a alteração na altura em relação ao solo.
[]s
Jorgao,
A sua informação nao é correta.
300 mm nao é a medida do vao livre do Stark e sim a distancia entre eixos. O mesmo erro de metragem vc fez com o Troller.
verificando o vao livre de ambos, usando informações de valores obtidos dos sites oficiais, temos:
STARK
O Stark tem 240 mm na dianteira e 250 mm na traseira e isso com pneus 255/70/16 (original) que equivale a 30 polegadas!
TROLLER
O Troller tem 215 mm de vao livre, com pneu 255/75/15 (original), equivalente a 30 polegadas.
Assim, ambos originais e com o mesmo pneu, o Stark tem vao livre de 2,5 cm, ou 1 polegada, mais alto q o Troller!
Sobre o peso interno diminuir o vao livre, tem sentido e razão, nao tinha pensado nisso, mas acredito que nao deva ser relevante, pelos 2 amortecedores por roda.
Abç
Jorge Delmanto