
Postado originalmente por
Martin427
O santo antônio do Troller preso na fibra é uma meia-verdade. Ele fica preso diretamente sobre os pontos de apoio da carroceria no chassi, onde a fibra é extremamente reforçada e tem alma de aço por dentro. Quanto a coluna dianteira "se partir em varios pedaços" é uma mentira completa: ela tem alma de aço, e alem do mais, a fibra do troller não delamina, ela quebra. O troller é extremamente robusto; o chassi vai até a extrema dianteira e só de motor, tem ~250 kg de aço e aluminio na frente do carro. Os cintos de segurança são presos no santo antônio, a coluna de direção é telescópica e a posição de dirigir não permite que o motorista se coloque (numa posição confortável) muito próximo do painel, do volante ou dos pedais. E o mais importante: o carro pesa mais de 2 toneladas. Numa colisão contra um veiculo de passeio (95% dos carros nas ruas...), os passageiros do Troller estão muito mais seguros, pois internamente nada o atinge e os cintos seguram normalmente, mas a desaceleração é muito menor pelo peso do carro (física simples!). Se duvida, procure notícias de acidentes com o Troller e confirme isso; há até um caso de uma colisão frontal de um troller contra uma Kia Sorento (que ja é carro grande!) onde o condutor do Troller saiu ileso e o da Sorento se machucou. Todavia, como o carro não deforma, ao colidir contra um obstáculo fixo ou extremamente pesado (poste grande, caminhão...) a segurança é mesmo pouca - mas até ai, vale o mesmo pro Stark, com a diferença que ele pesa muito menos.
Quanto a estabilidade do Troller, outra mentira completa: o carro tem o centro de gravidade proporcionalmente baixo (apesar da grande altura, a maior parte do peso está na parte de baixo) e a bitola (largura) grande também ajuda; já o fato de ter eixos rígidos é compensado por um acerto de suspensão bastante razoável e por barras estabilizadoras na frente e atrás. Noves fora, o carro tem uma estabilidade perfeitamente aceitável em curvas, e, o mais importante, um comportamento totalmente previsível para o motorista, o que obviamente não ocorre num carro de 2 metros de altura pendurado sobre 4 duplos-A. A estabilidade direcional é muito boa, o carro não passarinha e não exige correções constantes na estrada.
Resumindo: é óbvio que há diferenças gritantes entre os jipes, vantagens e desvantagens significativas para um e para outro. Você sempre pontuou que a escolha entre um e outro depende muito do uso que o dono fará do carro, e concordo plenamente com você. Agora, não tem o menor cabimento falar que o Troller é inseguro ou instável quando comparado ao Stark. Isso é uma inverdade completa.
Quanto a Defender, não conheço a segurança nem a estabilidade dela para falar alguma coisa - da mesma forma como você não conhece a segurança nem a estabilidade do Troller, a diferença é que você prefere falar sem saber.
Abraço !
Martin