Há alguns meses venho acompanhando esse site e em especial esse forum. O considero como uma preciosa e confiável fonte de informação pra quem tem ou deseja adquirir uma viatura 4x4.
No ultimo mês de janeiro realizei um velho desejo e comprei uma frontier se 2005 cinza, com 162 mil km rodados. Peguei o carro de um lojista que conheço e confio e o antigo dono era um sujeito muito zeloso com o carro. Levei em 02 mecanicos de minha confiança e ambos elogiaram bastante o carro e disseram que está tudo em perfeito estado (motor, cambio, suspensão e embreagem) e que tão cedo não terei gastos com o carro, a não ser as manutenções de rotina.
A picape está muito bem conservada (sem exagero) que muita gente ao me perguntar o ano dela me diz que achava que era mais nova (já teve até quem achasse que o carro era 2010).
Mas como sou novato e inexperiente com carros a diesel e tracionados venho pedir ajuda aos colegas nas seguintes dúvidas:
- Um mês antes de vender o carro, o antigo dono fez um um serviço onde gastou mais de 8 mil reais. Mais especificamente ele fez o seguinte: trocou jogo de junta com retentor, junta do carter, jogo de bronze biela, jogo de bronze chumaceira, jogo de arruelas, jogo de aneis, oleo e filtro de oleo do motor, reservatório e liquido de resfriamento, oleo de freio, volante e autuador de embreagem, flexivel de escapamento, bomba do pedal de embreagem, pistões com anel, oringues, parafusos (não sei dizer de onde eram) e ventilador visconde. Também ele fez reparo de bomba e trocou arruelas, retentor os bicos injetores. E finalmente fez serviço de retifica de cabeçote, valvulas e sede além de polir o vibraequim e o comando e descarbonizar e fazer lavagem quimica no motor. Sei que a oficina que fez tudo isso é muito conceituada na região. Então pergunto: esse serviço todo indicava um motor fudido ou é normal pela km e ano do carro. Considerando que foi feito recente e ainda está garantia de 6 meses e supondo que a oficina que executou o serviço é de confiança, posso ficar tranquilo com o carro?;
- Volante de embreagem é a mesma coisa de volante do motor? Sei que as frontier desse modelo tem um problema cronico com o volante bimassa. Então suponho que o antigo dono fez a troca do tal volante. Pelo preço que gastou (2.400,00) acho que colocou um novo volante bimassa;
- Quando está em ponto morto vejo que a alavanca do cambio fica trepidando, mas ao acelerar a vibração acaba completamente. Isso é normal ou indica algum problema no cambio?
- Por fim, qual o oleo mais recomendado? No manual indica apenas as especificações mas não indica nenhuma marca especifica. Na ultima troca, foi colocado um tal de Urania da Petronas. Esse oleo é bom? Tô pensando em fica usando o lubrax top ou extra turbo.
Peço desculpas aos colegas pelo tamanho da mensagem, mas é que não entendo nada mesmo desses carros e ao mesmo tempo em que estou empolgado com o carro fico com aquele receio de ter alguma bronca com ele, apesar de estar muito conservado e não apresentar nenhum vazamento nem barulho de qualquer natureza.
Desde já agradeço a todos!