x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    Feira de Santana/BA
    Agradecimentos: 0

Boa tarde, pessoal. Gostaria de saber se alguem ja passou pela situação que vou narrar: tenho uma frontier 2005/2006, 2.8 mwm. Após o carro ficar muito tempo parado (algo em torno de 12 horas), quando ligo, a luz da injeção acende (após alguns segundos ou em reduções de marcha). Contudo, após rodar por algum tempo com o veículo, desliga-lo e liga-lo, o problema desaparece. Utilizando um scaner aparece o código de falha p0089 - regulador de pressão. O regulador de pressão já foi substituído e o problema continua.

Usuário
    Entrada
    25/01/2013
    Local
    Pendências/RN

Wink Comprei minha frontier!

Boa tarde caros colegas do 4x4.

Há alguns meses venho acompanhando esse site e em especial esse forum. O considero como uma preciosa e confiável fonte de informação pra quem tem ou deseja adquirir uma viatura 4x4.

No ultimo mês de janeiro realizei um velho desejo e comprei uma frontier se 2005 cinza, com 162 mil km rodados. Peguei o carro de um lojista que conheço e confio e o antigo dono era um sujeito muito zeloso com o carro. Levei em 02 mecanicos de minha confiança e ambos elogiaram bastante o carro e disseram que está tudo em perfeito estado (motor, cambio, suspensão e embreagem) e que tão cedo não terei gastos com o carro, a não ser as manutenções de rotina.

A picape está muito bem conservada (sem exagero) que muita gente ao me perguntar o ano dela me diz que achava que era mais nova (já teve até quem achasse que o carro era 2010).

Mas como sou novato e inexperiente com carros a diesel e tracionados venho pedir ajuda aos colegas nas seguintes dúvidas:

- Um mês antes de vender o carro, o antigo dono fez um um serviço onde gastou mais de 8 mil reais. Mais especificamente ele fez o seguinte: trocou jogo de junta com retentor, junta do carter, jogo de bronze biela, jogo de bronze chumaceira, jogo de arruelas, jogo de aneis, oleo e filtro de oleo do motor, reservatório e liquido de resfriamento, oleo de freio, volante e autuador de embreagem, flexivel de escapamento, bomba do pedal de embreagem, pistões com anel, oringues, parafusos (não sei dizer de onde eram) e ventilador visconde. Também ele fez reparo de bomba e trocou arruelas, retentor os bicos injetores. E finalmente fez serviço de retifica de cabeçote, valvulas e sede além de polir o vibraequim e o comando e descarbonizar e fazer lavagem quimica no motor. Sei que a oficina que fez tudo isso é muito conceituada na região. Então pergunto: esse serviço todo indicava um motor fudido ou é normal pela km e ano do carro. Considerando que foi feito recente e ainda está garantia de 6 meses e supondo que a oficina que executou o serviço é de confiança, posso ficar tranquilo com o carro?;

- Volante de embreagem é a mesma coisa de volante do motor? Sei que as frontier desse modelo tem um problema cronico com o volante bimassa. Então suponho que o antigo dono fez a troca do tal volante. Pelo preço que gastou (2.400,00) acho que colocou um novo volante bimassa;

- Quando está em ponto morto vejo que a alavanca do cambio fica trepidando, mas ao acelerar a vibração acaba completamente. Isso é normal ou indica algum problema no cambio?

- Por fim, qual o oleo mais recomendado? No manual indica apenas as especificações mas não indica nenhuma marca especifica. Na ultima troca, foi colocado um tal de Urania da Petronas. Esse oleo é bom? Tô pensando em fica usando o lubrax top ou extra turbo.

Peço desculpas aos colegas pelo tamanho da mensagem, mas é que não entendo nada mesmo desses carros e ao mesmo tempo em que estou empolgado com o carro fico com aquele receio de ter alguma bronca com ele, apesar de estar muito conservado e não apresentar nenhum vazamento nem barulho de qualquer natureza.

Desde já agradeço a todos!

Usuário
    Entrada
    26/06/2003
    Local
    Rio de Janerio/RJ
    Agradecimentos: 3
    Eder,

Parabéns pela compra, eu tive uma SE 2005 que só me deu alegrias.

Pela lista de peças e serviços feitos me parece que o motor foi retificado, o que não é problema, pois se a retifica foi bem feita o motor está como novo. Há e é fuNdido, hehehe.....

Sim, o volante de embreagem é o volante do motor, pelo valor que colocou, o volante colocado pe sólido, não éo bimassa, fiz isso na minha e ficou muito bom, quase não se nota a diferença, o bimassa custa uns R$5000,00.
    O MWM Sprint é um motor exelente, mas vibra e faz barulho, ou seja a vibração em ponto morto é normal, quem vibra é o motor que transfere para o cambio.

Quanto ao óleo, o Petronas é um óleo bom, mas fique no Petrobras lubrax ou shell ursa que é uma boa, pois é mais facil achar e nas trocas não vai haver mistura.

Preste atenção no tanque de combustivel, eles costumam enferrujar e entupir o filtro de diesel, eu resolvi o meu com um produto a base de epoxi utilizado na recuperação de tanques de veiculos antigos.

Abraço
    Oliver - Rio de Janeiro
    Hilux Flex SRV 2014 - EX Triton HPE 2012 - EX Frontier SE 2005 - EX Nivão 1994 (Companheiro por 11 anos)

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Ederlima14, Parabéns pela aquisição, com relação à vibração da alavanca de câmbio, acredito mais em calço de caixa com a borracha cansada ou rasgada, aproveita e olha o calço do motor Tb.

Usuário
    Entrada
    25/01/2013
    Local
    Pendências/RN
    Ok meus amigos. Obrigado pelos esclarecimentos. Vou seguir as dicas que vocês me deram.

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    O preço do bimassa caiu consideravelmente, atualmente está nessa faixa, de R$ 2000 a R$ 2500 e um rígido na faixa de R$ 1000 a 1200, portanto pelo preço deve ter sido colocado o bimassa. Eu uso em todas minhas viaturas o Lubrax Top Turbo. Como já disseram, pela lista de peças foi feita a retífica do motor. Não considero normal um motor MWM com apenas 160.000 Km precisar disso, estima-se que se bem cuidados esses motores rodem por volta de 400.000 Km sem necessidade de retífica. Então acredito que pode ter ocorrido algum problema que ocasionou isso, até mesmo um descuido do dono anterior com relação a manutenção preventiva. Minha Xterra, que tem praticamente a mesma mecânica da Frontier, está chegando nos 155.000 Km e não dá qualquer sinal de problema no motor. E tem vários outros foristas que tem viaturas com maior quilometragem que a minha e também sem indicações de problemas no motor. De qualquer forma se o serviço foi bem feito, terá um veículo que não deve ter maiores problemas por muito tempo.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário
    Entrada
    25/01/2013
    Local
    Pendências/RN
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    O preço do bimassa caiu consideravelmente, atualmente está nessa faixa, de R$ 2000 a R$ 2500 e um rígido na faixa de R$ 1000 a 1200, portanto pelo preço deve ter sido colocado o bimassa. Eu uso em todas minhas viaturas o Lubrax Top Turbo. Como já disseram, pela lista de peças foi feita a retífica do motor. Não considero normal um motor MWM com apenas 160.000 Km precisar disso, estima-se que se bem cuidados esses motores rodem por volta de 400.000 Km sem necessidade de retífica. Então acredito que pode ter ocorrido algum problema que ocasionou isso, até mesmo um descuido do dono anterior com relação a manutenção preventiva. Minha Xterra, que tem praticamente a mesma mecânica da Frontier, está chegando nos 155.000 Km e não dá qualquer sinal de problema no motor. E tem vários outros foristas que tem viaturas com maior quilometragem que a minha e também sem indicações de problemas no motor. De qualquer forma se o serviço foi bem feito, terá um veículo que não deve ter maiores problemas por muito tempo.
    De fato, fpandur, eu achei estranho um motor desses precisar de retifica com apenas 160 mil km. Ainda mais, quando o antigo dono me disse que era zeloso com o carro (e pelo estado de conservação, dá pra se afirmar que era) e que rodava muito pouco. Mas por outro lado, pode ter sido excesso de zelo, porque falei com o mecanico que fez o serviço no carro e ele disse que o cara tinha levado o carro lá porque tava com um barulho estranho (que deve ter sido o volante bimassa que foi trocado) e daí aproveitou e mandou o mecanico fazer o motor também. Provalvemente o cara era muito leigo e alguém deve ter induzido ele a fazer um serviço desnecessário. De todo o modo, melhor pra mim que peguei um carro velho como motor novo. Tanto que em quase 02 meses de uso nunca ouvi nenhum barulho anormal nem nada batendo, tá tudo perfeito. Só fiquei com receio de me acostumar com 02 coisas: o cambio manual (sempre gostei de carros automaticos) e o ronco do motor. Com o cambio já me acostumei, aliás nunca tive problema em dirigir carros manuais, mas prefiro o automatico de longe. Já com o barulho do motor ainda tô me acostumando, apesar de já não incomodar tanto como no começo. De todo o modo, o carro é uma maquina.

Citação Postado originalmente por ederlima14 Ver Post
    De fato, fpandur, eu achei estranho um motor desses precisar de retifica com apenas 160 mil km. Ainda mais, quando o antigo dono me disse que era zeloso com o carro (e pelo estado de conservação, dá pra se afirmar que era) e que rodava muito pouco. Mas por outro lado, pode ter sido excesso de zelo, porque falei com o mecanico que fez o serviço no carro e ele disse que o cara tinha levado o carro lá porque tava com um barulho estranho (que deve ter sido o volante bimassa que foi trocado) e daí aproveitou e mandou o mecanico fazer o motor também. Provalvemente o cara era muito leigo e alguém deve ter induzido ele a fazer um serviço desnecessário. De todo o modo, melhor pra mim que peguei um carro velho como motor novo. Tanto que em quase 02 meses de uso nunca ouvi nenhum barulho anormal nem nada batendo, tá tudo perfeito. Só fiquei com receio de me acostumar com 02 coisas: o cambio manual (sempre gostei de carros automaticos) e o ronco do motor. Com o cambio já me acostumei, aliás nunca tive problema em dirigir carros manuais, mas prefiro o automatico de longe. Já com o barulho do motor ainda tô me acostumando, apesar de já não incomodar tanto como no começo. De todo o modo, o carro é uma maquina.
    Acho que pela relaçao de peças que foi trocada , parece que o carro teve algum problema de aquecimento, que pode ter levado o motor a "trancar",e o antigo dono, aproveitou e fez logo tudo que era necessario, e com isso vc pegou um carro praticamente zero em tudo!!

Abraço e bem vindo ao Clube!
    Cesar ( Frontier 2004 4x4)

Minha viatura hoje , resolveu não ligar....

Vira, vira, e nao pega !

tirei o filtro, retirei o diesel que tava dentro....achei algumas sujeiras, tipo pedras bem pequenas....achei que o filtro tava entupido....coloquei no lugar ( ja que estava na rua), e mesmo assim nao pegou...( nao tive como fazer um "cheirinho")

Andei com o carro o dia todo e no final do dia, senti que a RPM da marcha lenta deu uma alteração ( caiu um pouco), e senti perder um pouco de força...ae estacionei o carro quando cheguei, e nao pegou mais....

Meu tanque é novo, tem 1 ano, e meu filtro nao tem 6.000kms, e estava com um novo comprado p/ trocar esses dias agora..

Alguma sugestão dos amigos?

Abraço!

Citação Postado originalmente por Marcelo Porto Ver Post
    Boa tarde, pessoal. Gostaria de saber se alguem ja passou pela situação que vou narrar: tenho uma frontier 2005/2006, 2.8 mwm. Após o carro ficar muito tempo parado (algo em torno de 12 horas), quando ligo, a luz da injeção acende (após alguns segundos ou em reduções de marcha). Contudo, após rodar por algum tempo com o veículo, desliga-lo e liga-lo, o problema desaparece. Utilizando um scaner aparece o código de falha p0089 - regulador de pressão. O regulador de pressão já foi substituído e o problema continua.

Marcelo,

creio que tenha que "resetar" o sistema com o scanner, ou algo assim

Abs

Usuário
    Entrada
    25/01/2013
    Local
    Pendências/RN
    Citação Postado originalmente por notec Ver Post
    Acho que pela relaçao de peças que foi trocada , parece que o carro teve algum problema de aquecimento, que pode ter levado o motor a "trancar",e o antigo dono, aproveitou e fez logo tudo que era necessario, e com isso vc pegou um carro praticamente zero em tudo!!

Abraço e bem vindo ao Clube!

Também fiquei achando isso, notec. De todo o modo, estou muito satisfeito com a viatura. Agradeço as respostas dos amigos do forum.

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por notec Ver Post
    Minha viatura hoje , resolveu não ligar....

Vira, vira, e nao pega !

tirei o filtro, retirei o diesel que tava dentro....achei algumas sujeiras, tipo pedras bem pequenas....achei que o filtro tava entupido....coloquei no lugar ( ja que estava na rua), e mesmo assim nao pegou...( nao tive como fazer um "cheirinho")

Andei com o carro o dia todo e no final do dia, senti que a RPM da marcha lenta deu uma alteração ( caiu um pouco), e senti perder um pouco de força...ae estacionei o carro quando cheguei, e nao pegou mais....

Meu tanque é novo, tem 1 ano, e meu filtro nao tem 6.000kms, e estava com um novo comprado p/ trocar esses dias agora..

Alguma sugestão dos amigos?

Abraço!
    Acho que você deve levar num bombista, tá parecendo algum problema na Bomba Injetora, ok!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem