Paulista até assustei com seu livro escrito na pág. anterior (rsrsrsrs).
Como disseram os pneus tem o índice de carga e velocidade estampados na lateral, assim como a data de fabricação, a qual muito dizem ser segura estando o pneu dentro de 5 a 7 anos de fabricação (a partir de 10 anos fica perigoso a utilização do pneu), a partir desta data a borracha tem algumas de suas caracteriscas afetadas, mas nem por isso você não pode mais usar o pneu, ele apenas tem sua capacidade de carga e rotação diminuidas, as primeiras impressões dessa degradação são trincas e ressecamentos, que podem a vir a causar um estouro se submetidos a capacidade de carga ou alta rotação.
http://amolgadelas.com/files/artigos...s-tabela-1.jpg
http://amolgadelas.com/files/artigos...s-tabela-2.jpg
Fonte das tabelas:
Como interpretar as inscrições que estão nas laterais dos pneus | Amolgadelas
Quanto a data:
http://www.conti-online.com/generato...y=original.jpg
Fonte da figura:
Pneus de Passeio e Caminhonete Continental -Como descobrir a data de fabricação do seu pneu?
Na lateral do pneu tem 4 números após o escrito DOT, alguns pneus tem o escrito DOT mais 2 letras e depois os 4 números, estes números informar a data de fabricação, sendo os 2 primeiros números a semana que foi fabricado e os 2 últimos o ano. Exemplo: DOT AX 4209, pneu fabricado na 42ª semana do ano de 2009, outro exemplo DOT 0312 pneu fabricado na 3ª semana do ano de 2012.
Portanto não importa da onde é o pneu e sim saber ler o pneu que está comprando. Até porque muitas lojas vendem pneus comprados no PY.
[]s