Eu sempre espero. Coloco a chave na ignição, giro pro primeiro estágio, deixo todas as luzes apagarem e então giro novamente para ligar o carro de fato.
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Então tenta ligar um pouco antes das luzes apagarem se continuar depois deste tanque de comb. da uma passada na concessionária.
Realmente referente a tração este assunto ja deu muito pano pra manga, cada um faz o que quiser com seu 4x4, eu recomendo seguir o que esta no manual do fabricante e como já disseram o sistema de tração da TR4 é bem diferente do das L200 a TR4 permite usar o 4x4 no asfalto devido ao dif. central que pode ser bloqueado e ter desempenho da tração praticamente igual ao da L200 sendo divida por igual entre os eixos diant. e tras., já todas as L200 não possuem este dif. central o que não "permite" que a tração seja acionada em piso com alta aderencia (ex. asfalto) pois devido as curvas os eixos percorrem distâncias diferente e esta diferença não tem como ser compensada pois não possue dif. central, então toda esta força é sofrida pelos componentes como a t-case (caixa da tração), pneus que patinam até um certo ponto entre outros fatores que podem levar até uma quebra destes componentes.
Se esta escrito no manual não é tôa, a correta utilização esta escrita no manual.
Abraços, Leo
Apenas reforçando, o sistema de tração do TR4 também não é o mesmo da Triton nacional. Já o consumidor comum é muito mal informado. Não buscam saber, não conhecem a diferença entre tração integral e parcial, ou mesmo entre plataformas. Compram esses carrinhos como ecosport e crossfox achando que as perfumarias servem para alguma coisa, ou colocam crossovers em trilhas... Os vendedores das concessionárias entendem menos ainda, e acho que esse é parte do problema - o consumidor não sabe o que está comprando, quando deveria ser o contrário, procurar comprar com o que precisa. Por outro lado, a dita "imprensa especializada" é qualquer coisa, menos especializada - não informam nada ao leitor, e como falam bobagens!
Outro dia eu vi um "reporter" engatando a 4H do sport.. durante uma curva rsrs.
Procurem ai no fórum que tem um tópico que já debatemos isso e fiz até uma filmagem mostrando a diferença do uso do 4x2 e 4x4.
SEMPRE usei o 4x4 H em pistas molhadas e nunca tive problema algum. E olha que minha Ranger só tem mais de 400.000 rodados.
Isso é questão de segurança como disse o Renato Leal (Fofão)
Prezados:
Primeiramente desculpem o equivoco, porém achei que o sitema de tração da Triton fosse o easy select e pelo visto não é.
No manual da triton está escrito que não é para usar o 4x4 hi em asfalto.
Que ajuda ajuda eu tenho certeza, mas se vai quebrar prefiro não usar. E é certo que vai desgastar mais os pneus e consumir mais combustível.
No eco 4wd é recomendado que não se use o bloqueio em velocidades acima de 100 km/h o que poderá danificar gravemente o sistema. Lembrando que o eco 4wd possui um diferencial (traseiro) de acoplamento viscoso.
A tração do eco é por demanda e ajuda muito no asfalto tanto em chuva quanto em sudidas escorregadias e em curvas.
Um caracteristica que eu acho importante é que com o 4x4 da triton ligado e o do eco bloqueado o volante fica pesado em manobras o que não ocorre com o sistema sob demanda ou com o 4x4 integral (full time) do GV3, que também tem como recomendação não usar o 4x4 lock hi em asfalto usando o sistema desligado que é 4x4 permanente.
Acredito que como o sistema da TR4 não é permanente não poderia ser usado no asfalto, agora será que isso não é balela de montadora?
X2000!:concordo:
NMHO, apesar de toda a teoria e cálculos de física quântica que fizeram, o vídeo que tem aqui encerra a questão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=126
[]'s
Faço sempre isso com a Ranger e meu filho também o faz como Tracker.
Com outros veículos não dou palpite.
Amigo a TR4 tem sim tração integral. Segue as opções dela:
4x2
4x4 hi sem bloquear o diferencial central - ela não manda 50 - 50%(tração integral)
4x4 hi com diferencial central bloqueado - ela manda 50 - 50%
4x4 lo com diferencial central bloqueado
Abraço.
galera......podem engatar sem problemas na estrada. é mt mais seguro.
só recomendo desengatar qnd for manobrar pra estacionar o carro ou fazer curvas muito fechadas. mas em linha reta com curvas abertas dá pra usar sim.
eu uso qnd a chuva é mt forte e ando sem problemas acima de 100km/h.
Desculpe minha ignorancia e me corrijam se eu estiver errado:
tração integral não é uma coisa e tração permanente é outra?
Integral: uso de acordo com a vontade do motorista - qualquer 4x4 - part time
Permanente: uso em 100% do tempo - subaru, GV3, não tem a opção de se usar em 4x2.
Por demanda: funciona de acordo com a situação sem interferencia do motorista - eco 4wd, tucson 4wd, captiva. Não tem modo 4x2 também,
exceto o Outlander, salvo engano.
Agora se vc pode acionar o 4x4 Hi sem danificar a viatura tem que usar mesmo, faz mta diferença, em chuva e em cascalho então demais.
Abs.