Postado originalmente por
osarmento
Olá Tiago,
Vc não acabou de comprar a sua Pajero???? Já deu problema????
A minha tinha o motor V6 e nunca apresentou superaquecimento. Também nunca coloquei a "Jardineira" prá ralar.
Gostaria de deixar o meu relato sobre superaquecimentos em modelos Mitsubishi. Semana passada estava ministrando um treinamento de técnicas de condução off road para o pessoal de campo de uma grande empresa mineradora. Eles levaram quatro L200 GLS, com motor 4D56.
Os obstáculos estavam bastante enlameados (lama com muita água) e lá pelas tantas uma delas começou a ferver. Uma rápida inspeção no radiador foi suficiente para determinar a causa: colmeia entupida de lama.
O pessoal que gosta de trilhas enlameadas tem que ficar muito atento com esse problema. A lama "lavada" entra nas colmeias e imediatamente seca e vira "tijolo". Adeus ao arrefecimento e por conseguinte, adeus motor.....
No caso que eu citei, bastou lavar o radiador com jato d´água e o motor voltou a operar em temperatura normal. Eu sei que nem sempre isso é possível, mas é preciso ficar muito atento para não bloquear o radiador com lama.
Tive um caso parecido na rodovia do inferno em abril de 2005. Essa rodovia é a BR 101 que corre entre a Lagoa dos Patos e o oceano Atlântico, numa região arenosa de plantação de arroz. O solo é mais areia do que barro, mesmo assim entupiu o radiador de uma Ranger Powerstroke. Não teve jeito. Estava no meio do nada e tive que desmontar o radiador na escuridão da noite e lavá-lo com mangueira na casa de um colono. :parede:
Muitas vezes a presença do condensador do ar condicionado piora ainda mais, pois a lama se acumula entre ele e o radiador, impossibilitando a limpeza sem desmontagem.
Depois fiquei sabendo que naquela região, durante a época de colheita e do processamento do arroz, as estradas ficam com muita palha seca da casca do arroz. O pessoal costuma colocar uma tela fina na grade dianteira para evitar que a palha entupa o radiador. Vivendo e aprendendo.....:idea:
Saudações,
Octávio