Glaicon,
Agradeço a resposta, e concordo com suas afirmações, entretanto, meu principal receio recai sobre o motor 4m40.
Aqui podemos ler muitos relatos de pessoas que tiveram problemas de aquecimento nesse motor, resultando em troca de cabeçote e outros componentes. Sem contar aqueles que tiveram que refazer o motor mais de 1 vez. Isso pra mim é uma história de terror rsrsrs.
Sei que existem praticamente infinitas variáveis que podem ter gerado essas quebras, porém isso me levanta um questionamento. Esse motor é mais susceptível a quebras, mais frágil? Ou podemos considerar que tais quebras foram resultado de abuso, falta de manutenção, subdimensionamento do sistema de arrefecimento, potência extra forçada no motor pelo uso de turbo?
Abro um parênteses aqui para usar de exemplo a sw4 3.0, com motor 1kzt. Ela obteve a má fama de que tinha problemas crônicos de aquecimento, que o motor era frágil e que o sistema de arrefecimento era subdimensionado. Porém essas "acusações" são infundadas, pois os problemas vieram de mau uso e pouca manutenção. E tirando este detalhe, o 1kzt é muito confiável e aguenta bem o tranco, deste que bem cuidado.
Se o motor mit 4m40 for tão confiável quanto o 1kzt, sob os cuidados de um bom e atento dono, eu acredito que iria sem medo na escolha da pajero.
Bom, acho que consegui mostrar a nuvem negra que paira sobre minha cabeça, no que diz respeito à escolha da próxima viatura.
Novamente agradeço a colaboração de todos.
Abraços.