Postado originalmente por
Topgun
Bem, agora vou falar do prolongador da panhard, e confesso que mesmo lendo todos as páginas deste tópico, mesmo com a excelente explicação do EDuarte, aliás que me salvou e ao mecânico, eu, não entendia direito o porque do ajuste, só sabia mesmo que deveria faze-lo.
Então imprimi a foto do prolongador, e levei ao mecânico, que apesar de mexer diariamente em suspensão mal sabia o nome da Panhard, ele mesmo me perguntou umas cinco vezes.
Foi um dia inteiro de trabalho e estudo sobre o que deveria ser feito, e se eu não estivesse lá, ficaria com a suspensão traseira torta em pelo menos 5cm.
O que ocorreu foi que o mecânico simplesmente ia colocar o prolongador no resultado da acomodação da nova suspensão, e para mim ele ia fazer o correto, mas por sorte eu resolvi dar uma olhada na parte baixa e tava tudo deslocado para a direita, daí partimos para alinhar o furo do prolongador com furo original.
E como faríamos isso? Bem, usei a "famosa" técnica de pedreiro, criei um "prumo" feito com uma peça metálica e coloquei no meio do furo original, e ajustamos o furo do prolongador para efetuarmos a soldagem da peça, porém havia um leve declive para a direita no local que escolhemos, e a suspensão acabou ficando cerca de 3mm fora da posição para a direita, que pretendemos corrigir após a acomodação da suspensão, que aparentemente já deve ter ocorrido, hoje já fiz alguns "saltos" nas lombadas da cidade, e o carro passou bem, sem as "decolagens" citadas pelo Anibal, apesar de firme e sensível a suspensão reagiu bem às solicitações até agora, amanhã vou coloca-la na terra e num asfalto irregular que tem aqui perto e vamos ver como ela se comporta, por enquanto estou apaixonado pelo carro. Seguem as fotos da Panhard.
Abçs a todos,
TopGun