Anderson,
Roda Livre AVM(+- R$ 500,00) foi o dinheiro mais bem pago na minha sportage, vc troca o sistema de automático para manual, fica bem mais seguro pois não terá mais dúvidas se o carro está ou não em 4x4. Tb não faço trilhas apenas passeios/pescarias e estou bem satisfeito... Na minha fiz o seguinte: calço de 2,5cm na frente e 5cm atrás, troquei os quatro amortecedores na frente pelo da besta 12 lugares e atrás pelo da besta de 16 lugares, todos cofap. Já tentei colocar a mola da meriva gnv na traseira mas voltei para os calços pois apesar de mais confortável fica pegando no amortecedor, pneu 235/75/15. Hoje eu faria diferente, calço de 2,5cm na frente e de 4cm atrás e caso não fosse necessário trocar os amortecedores deixaria os originais mesmo com prolongador na traseira. Sobe 4cm geral e mesmo parecendo pouco dá uma outra vida, fica praticamente na mesma altura de uma tr4, com os pneus 235/75/15. E com 4cm não vejo necessidade de alterar a panhard. Se os amortecedores traseiros não estiverem bons ai sim colocaria os da besta de 16 lugares e calços de 5cm. Não dá para colocar com calços de 4cm pois os amortecedore da besta de 16 lugares tem uma abertura maior. Contudo já seria interessante alterar a panhard. Sei que vários colegas aqui do fórum pensam diferente, mas vai depender da utilização de cada um. Se fosse utilizar apenas para trilhas a conversa seria outra...kkk. Abs!
Modelo dos calços:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=51989&page=17
Obs: Mesmo com essas leves alterações tem pontos negativos: - o carro ficou mais duro, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. - apesar de pegar alinhamento normal, a geometria ficou visivelmente alterada, logo o desgaste dos componentes será maior.