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Lift de Suspensão - Receita Completa

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  • 13/07/2010, 13:23
    andersoncolares
    Citação:

    Postado originalmente por Pescador4x4 Ver Post
    Anderson,
    Roda Livre AVM(+- R$ 500,00) foi o dinheiro mais bem pago na minha sportage, vc troca o sistema de automático para manual, fica bem mais seguro pois não terá mais dúvidas se o carro está ou não em 4x4. Tb não faço trilhas apenas passeios/pescarias e estou bem satisfeito... Na minha fiz o seguinte: calço de 2,5cm na frente e 5cm atrás, troquei os quatro amortecedores na frente pelo da besta 12 lugares e atrás pelo da besta de 16 lugares, todos cofap. Já tentei colocar a mola da meriva gnv na traseira mas voltei para os calços pois apesar de mais confortável fica pegando no amortecedor, pneu 235/75/15. Hoje eu faria diferente, calço de 2,5cm na frente e de 4cm atrás e caso não fosse necessário trocar os amortecedores deixaria os originais mesmo com prolongador na traseira. Sobe 4cm geral e mesmo parecendo pouco dá uma outra vida, fica praticamente na mesma altura de uma tr4, com os pneus 235/75/15. E com 4cm não vejo necessidade de alterar a panhard. Se os amortecedores traseiros não estiverem bons ai sim colocaria os da besta de 16 lugares e calços de 5cm. Não dá para colocar com calços de 4cm pois os amortecedore da besta de 16 lugares tem uma abertura maior. Contudo já seria interessante alterar a panhard. Sei que vários colegas aqui do fórum pensam diferente, mas vai depender da utilização de cada um. Se fosse utilizar apenas para trilhas a conversa seria outra...kkk. Abs!

    Modelo dos calços:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=51989&page=17

    Obs: Mesmo com essas leves alterações tem pontos negativos: - o carro ficou mais duro, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. - apesar de pegar alinhamento normal, a geometria ficou visivelmente alterada, logo o desgaste dos componentes será maior.

    Pescador...

    Achei muito interessante sua indicação e devo levar muito a sério essa hipótese. Também uso o carro nas mesmas condições que você. E caso eu use a mola da Meriva normal, o que vc acha com relação a panhard e pegar nas rodas. Você está usando espaçadores nas rodas?

    Grande abraço amigo...também vou pescar agora em agosto e com o carro.
  • 13/07/2010, 13:24
    andersoncolares
    Lift light
    Citação:

    Postado originalmente por Pescador4x4 Ver Post
    Anderson,
    Roda Livre AVM(+- R$ 500,00) foi o dinheiro mais bem pago na minha sportage, vc troca o sistema de automático para manual, fica bem mais seguro pois não terá mais dúvidas se o carro está ou não em 4x4. Tb não faço trilhas apenas passeios/pescarias e estou bem satisfeito... Na minha fiz o seguinte: calço de 2,5cm na frente e 5cm atrás, troquei os quatro amortecedores na frente pelo da besta 12 lugares e atrás pelo da besta de 16 lugares, todos cofap. Já tentei colocar a mola da meriva gnv na traseira mas voltei para os calços pois apesar de mais confortável fica pegando no amortecedor, pneu 235/75/15. Hoje eu faria diferente, calço de 2,5cm na frente e de 4cm atrás e caso não fosse necessário trocar os amortecedores deixaria os originais mesmo com prolongador na traseira. Sobe 4cm geral e mesmo parecendo pouco dá uma outra vida, fica praticamente na mesma altura de uma tr4, com os pneus 235/75/15. E com 4cm não vejo necessidade de alterar a panhard. Se os amortecedores traseiros não estiverem bons ai sim colocaria os da besta de 16 lugares e calços de 5cm. Não dá para colocar com calços de 4cm pois os amortecedore da besta de 16 lugares tem uma abertura maior. Contudo já seria interessante alterar a panhard. Sei que vários colegas aqui do fórum pensam diferente, mas vai depender da utilização de cada um. Se fosse utilizar apenas para trilhas a conversa seria outra...kkk. Abs!

    Modelo dos calços:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=51989&page=17

    Obs: Mesmo com essas leves alterações tem pontos negativos: - o carro ficou mais duro, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. - apesar de pegar alinhamento normal, a geometria ficou visivelmente alterada, logo o desgaste dos componentes será maior.

    Pescador...

    Achei muito interessante sua indicação e devo levar muito a sério essa hipótese. Também uso o carro nas mesmas condições que você. E caso eu use a mola da Meriva normal, o que vc acha com relação a panhard e pegar nas rodas. Você está usando espaçadores nas rodas?

    Grande abraço amigo...também vou pescar agora em agosto e com o carro.
  • 13/07/2010, 14:01
    Pescador4x4
    Anderson,
    Com pneus 235/75/15 em situações críticas fora de estrada já pega bem de leve na capa superior do amortecedor. Com calço de 4 a 5cm vai pegar um pouco mais. Não uso os espaçadores pois ia cair em um novo problema, os pneus ficariam para fora do paralamas. Não sei como ficaria a mola da Meriva normal, teria q testar, a da Meriva gnv sobe +-5cm e pega bem mais q com os calços de 5cm. Tá vendo com a coisa parece simples e no final não é....kkkk. O ideal é sempre alterar a panhard, mas com 4cm o problema é mínimo, já com 10cm...Abs!
  • 13/07/2010, 20:01
    Chico Almeida
    Dúvidas !?!?!?
    Boa noite, pessoal.
    Estou passando por um problema com a suspensão traseira da minha Sport (95 diesel aspirada) que é o seguinte:
    com 5 pessoas e sem bagagem, a suspensão traseira dá fim de curso em qualquer desnível na pista. Levei num "especialista" em suspensão e o mesmo disse que tenho que aumentar :parede: os calços das molas (meu carro tem calços dianteiros e traseiros de aprox. 4 cm!!). Acho que o julgamento está errado pois o que bate é a mola que deve estar cansada e o calço só levanta um pouco o carro, certo??? O "especialista" ainda queria me cobrar mil reais para fazer e instalar os 4 calços!!! Ele está me esperando esta semana para fazer o serviço...:odedo::odedo::odedo:!!!!!!!
    Quando comprei este carro, o antigo proprietário me entregou "todos" os documentos antigos, inclusive guia de importação e várias notas de serviços e numa delas, até recente, foram colocados amortecedores da Besta GS. Só não sei se traseiros ou dianteiros!!!
    O que vcs me aconselham???

    Abração a todos :concordo:
  • 13/07/2010, 22:36
    EDuarte
    Chico
    Isso é apenas molas cansadas, troque as molas e terá o problema resolvido.
    Sugiro colocar molas que suportem mais peso, como para GNV por exemplo, pois mesmo as originais novas com 5 passageiros mais a bagagem costumam bater o fim de curso.

    []s
    (DU)
  • 14/07/2010, 16:39
    Wladybr
    Ai pessoal... vendo um site de fotos de SPORTAGES.. acabei deparando com este link.. num é relacionado pelo pouco que eu sei SE SERVE PRA TODAS.. mas algo ai pode ser util...

    Esta frase aqui deixa bem claro...

    Esse procedimento foi feito em uma Sportage 98, mas deve ser semelhante / igual para todos anos e até mesmo uma boa base para outros veículos

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...BodyLift.shtml

    INCLUSIVE TEM UM PASSO A PASSO DA MONTAGEM:

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...aBodyLift.html

    SE FOR UTIL PRA GENTE NO FUTURO... QUEM SABE.. :concordo::concordo:
  • 14/07/2010, 19:43
    Chico Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Chico
    Isso é apenas molas cansadas, troque as molas e terá o problema resolvido.
    Sugiro colocar molas que suportem mais peso, como para GNV por exemplo, pois mesmo as originais novas com 5 passageiros mais a bagagem costumam bater o fim de curso.

    []s
    (DU)

    Fala EDuarte, boa noite.
    Pois é, amigo, levei o carro numa loja dessas que testam a suspensão e o danado passou na prova.....e aí? O cara que fez disse que o teste é do conjunto todo mas.......tb penso em molas cansadas, amanhã vou verificar isso com meu meca que, ainda não opinou!!! A receita dominante é mola da Meriva, certo???

    Abraço,
  • 14/07/2010, 21:27
    andersoncolares
    Citação:

    Postado originalmente por Wladybr Ver Post
    Ai pessoal... vendo um site de fotos de SPORTAGES.. acabei deparando com este link.. num é relacionado pelo pouco que eu sei SE SERVE PRA TODAS.. mas algo ai pode ser util...

    Esta frase aqui deixa bem claro...

    Esse procedimento foi feito em uma Sportage 98, mas deve ser semelhante / igual para todos anos e até mesmo uma boa base para outros veículos

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...BodyLift.shtml

    INCLUSIVE TEM UM PASSO A PASSO DA MONTAGEM:

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...aBodyLift.html

    SE FOR UTIL PRA GENTE NO FUTURO... QUEM SABE.. :concordo::concordo:

    Esses kits são para elevação da carroceria inteira e será necessário adaptar o câmbio e redução em seguida. A vantagem é que fica com suspensão toda original. Algo parecido já existe no Brasil com nome de Body Lift.
  • 15/07/2010, 10:49
    EDuarte
    Citação:

    Postado originalmente por Chico Almeida Ver Post
    Fala EDuarte, boa noite.
    Pois é, amigo, levei o carro numa loja dessas que testam a suspensão e o danado passou na prova.....e aí? O cara que fez disse que o teste é do conjunto todo mas.......tb penso em molas cansadas, amanhã vou verificar isso com meu meca que, ainda não opinou!!! A receita dominante é mola da Meriva, certo???

    Abraço,

    Oi Chico
    A mola da meriva seria pra elevar um pouco a suspenção, pra manter a altura original teria que ser outra mola.

    []s
    (DU)
  • 15/07/2010, 19:26
    Júlio C. A. Santos
    Citação:

    Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Oi Chico
    A mola da meriva seria pra elevar um pouco a suspenção, pra manter a altura original teria que ser outra mola.

    []s
    (DU)


    O proprietário de uma oficina aqui da cidade disse que já instalou molas traseiras de Vectra(1997 a 2005) numa Sportage. Obs.: O dono da Sportage queria deixar a altura original. Pesquise sobre essas molas, quem sabe pode ser a solução.

    Abraço
  • 15/07/2010, 21:29
    Chico Almeida
    EDuarte e Julio, boa noite.

    Valeu as dicas mas, as molas do Vectra, pelo peso do carro, não seriam macias demais??? Já li tantas receitas diferentes por aqui que acabei embaralhando tudo!!! Minha intenção é deixar a suspensão mais resistente e ao mesmo tempo confortável!!! Vi no Mercado Livre umas bolsas de ar para serem postas dentro da mola (não aquelas de suspensão a ar!!!) por aprox. 500 reais o kit (2 peças mais mangueiras e conexões), achei interessante!!!! No ebay tb tem a 87 "verdinhas" o mesmo kit!!!
    De qualquer forma, valeu as dicas.

    Abraço,
  • 15/07/2010, 21:43
    Júlio C. A. Santos
    Citação:

    Postado originalmente por Chico Almeida Ver Post
    EDuarte e Julio, boa noite.

    Valeu as dicas mas, as molas do Vectra, pelo peso do carro, não seriam macias demais??? Já li tantas receitas diferentes por aqui que acabei embaralhando tudo!!! Minha intenção é deixar a suspensão mais resistente e ao mesmo tempo confortável!!! Vi no Mercado Livre umas bolsas de ar para serem postas dentro da mola (não aquelas de suspensão a ar!!!) por aprox. 500 reais o kit (2 peças mais mangueiras e conexões), achei interessante!!!! No ebay tb tem a 87 "verdinhas" o mesmo kit!!!
    De qualquer forma, valeu as dicas.

    Abraço,


    Hum... Vc precisa de suspensão mais resistente...:pensativo: Quem colocou as molas do Vectra com certeza não faz trilhas ou coloca peso demais na Sportage(o Vectra 2.0 8v pesa 1.268kg). Quem sabe as molas do Vectra GNV... Acho que essas bolsas de ar são a solução mesmo. Vamos aguardar mais opiniões.

    Abraço
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