Alex,
A correia dentada da Sportage turbo diesel é tão fácil de trocar quanto uma de santana, com motor AP.
O ponto de sincronismo é 9 graus DPMS (depois do ponto morto superior), ou seja, a injeção do diesel ocorre quando o pistão está descendo.
O primeiro ponto de sincronismo está marcado na parte interna da carenagem plástica de proteção da correia dentada, é uma pequena seta no canto direito superior, que se deve alinhar com a marca na polia correspondente.
O segundo ponto fica na polia do eixo virabrequim, uma marca na polia, que se alinha com outra marca no bloco, não lembro direito, mas basta abrir que tá à vista. Colocados no ponto o eixo e o comando de válvulas, basta colocar a correia e apertar o rolamento tensor. Qualquer mecânico razoável faz isso!
Aqui em Fortaleza achei a correia Dayco (162 dentes) por R$ 96,00 no comércio de peças local, e paguei R$ 100,00 de Mão-de-obra para trocar todas as correias e rolamentos, com meu mecânico de bairro!! Enquanto queriam na autorizada R$ 350,00 pela correia dentada, sendo R$ 600,00 com ela colocada, bando de aproveitadores!
Nunca ouvi falar de scanner para sincronizar o ponto da correia de qualquer carro! Isso só se usa em sportage a gasolina para checar o correto funcionamento do sistema de injeção eletrônica, daí a necessidade do software.
As correias do ar-cond, e bomba dágua são correias industriais comuns, A31 e A34, se não me engano, custam R$ 7,00 cada em qualquer loja de peças ou de máquinas agrícolas. Já as correias do alternador (02) só achei na autorizada, a R$ 35,00 cada. O rolamento tensor (correia dentada) custa R$ 95,00 e os demais R$ 50,00 cada, sendo 02, tudo no paralelo, e olhe que aqui não tem a facilidade do sudeste.
Em resumo, compre tudo no paralelo e ache uma oficina acostumada a lidar com pick-up diesel.
ABraço.