Postado originalmente por
Thyago Pinho
Olá pessoal.
Sou novo aqui no forum, mas a algum tempo acompanho vocês sobre dicas relacionadas a sportage. Pois bem, acho que sou um bom mexanico e gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que acho que seja do interesse de muitos propietarios dessa viatura. Recentemente tive problemas com o cabeçote da minha, e aqui na minha região (Goiânia) encontrei algumas alternativas para diminuir os custos com manutenção. Em uma viajem que fiz a Ilheus-BA depois de ter rodado quase 3 mil Kms vi meu cabeçote indo pro beleleu depois de uma mangueira de agua estourada

. Depois de chegar aqui em Goiânia, eu mesmo desmontei o cabeçote e vi duas brocas grandes nos dois cilindros do meio. Fiquei preocupado porque sei que cabeçote dessas TDI são bem caros (1500R$ aqui em goiania) busquei na net recuperadoras de cabeçote e encontrei algumas. Achei uma em que o cara disse que ja havia feito esse tipo de serviço em varias sptgs, e dava garantia de 6 meses. Levei então o cabeçote pra ele ver. Ele disse que ja havia recuperado bem piores do que o meu. O serviço está sendo feito, ele prometeu me entregar na proxima sexta, Reformado, com sedes novas, 4 valvulas novas, retentores, regulado e pronto pra instalar. Tudo isso por 750R$. Gastei mais 155R$ com junta nova. Silicone, e velas aquecedoras novas. Segundo o cara da recuperadora o motivo do problema foi bico injetor mijando. Levei então os bicos pra um bombista, depois dos testes foi constatado que o cara tinha razão. Os 4 estavam mijando. Troquei os 4 bicos (45R$ cada), pois não davam mais regulagem. Paguei mais 15R$ para fazer a regulagem em cada um. Se tudo der certo domingo estou com a viatura montada e pronta pra testes.
Ah! O Senhor bombista que regulou os bicos me ensinou uma manha de como diminuir o consumo e a fumaça preta da viatura. Tem um parafuso na bomba que regula isso, depois posto pra vocês a foto e como se faz a regulagem

.
Por enquanto é só pessoal
Logo volto com mais detalhes.