Dr.Chrysler! Pode me ajudar? Tenho uma XJ 2001, 2.5 Diesel, não pega pela manhã. Troquei as velas aquecedoras, coloquei Bosch, continuou na mesma.
Versão Imprimível
Dr.Chrysler! Pode me ajudar? Tenho uma XJ 2001, 2.5 Diesel, não pega pela manhã. Troquei as velas aquecedoras, coloquei Bosch, continuou na mesma.
Bom dia André, fizemos assim também, inclusive é sempre a primeira coisa que faço quando vou verificar essa maldita falha. Ontem verificamos a pressão da bomba, 3 BAR mas desligava a viatura e a pressão caía, se bem que por isso, não creio que possa causar essa falha né mas já digo pra constar aqui que todas as vezes fizemos assim.
O mais macabro é quando se testa a chegada de positivo e pulso com a caneta de teste nos conectores dos bicos, tem hora que parece que ela reveza qual bico quer funcionar. Exemplo: Falha no primeiro cilindro. Teste com a caneta e tudo certo mas o bico não injeta, desconecta o conector do bico e conecta um bico de teste e ele(o bico teste) funciona, conecta novamente no bico do primeiro cilindro e nada. Tipo assim, entendeu ?
Verifico que essa falha é meio que aleatória mas os mais frequentes são o primeiro e o oitavo cilindro.
O que me deixou intrigado foi essa voltagem (8 volts) verificada na ECU, Será que tem alguma coisa a ver com a falha ?
Ela não teria que trabalhar totalmente isolada ? Ou é totalmente aterrada ?
Ahhh, testamos a resistência de todos os bicos também. Todos com 13,5 a 13,8 Ohm.
Não ficou dentro do previsto pela tabela pois a tabela que eu tenho é da 5.2 e tinha que ter no máximo 12,8 Ohm mas como todos estavam dentro dessas medidas, concluí que os bicos da 5.9 são diferentes. espero né kkk
A ECU é aterrada. Onde tu mediu esses 8v? Se foi a partir de um +12v pode ser resistência da carcaça ou aterramento ruim. Testa se chega 5v nos sensores.
Ligou o scanner nela? Ou tentou ver os códigos no painel? Tem algum código de erro? Geralmente o ECU detecta a maioria das falhas de alimentação.
[ ]'s
Medi esses 8 volts nas partes metálicas da ECU e em vários locais dela pois isso realmente me deixou intrigado e não tenho dúvidas de que não foi resistência da carcaça.
Conectei o scanner e não acusou falha em absolutamente nada. Tinha aparecido quando estavam trocando toda a parafernália do GNV. Trocaram de posição um conector mas daí até no painel acendeu o check engine mas depois de verificado tudo, resolvido esse problema.
Ela tem uma saída 8v em um pino mas não tenho certeza se deveria estar medindo isso na carcaça, preciso dar uma fuçada no FSM dela, vou ver se tem relação entre a fiação dos cilindros 1 e 8 também de acordo com as saídas do ECU.
Mas uma coisa, testou mexer ou dar uma "balançada" nos conectores do ECU? Ou dar uma limpada neles com limpa-contatos? Se a falha é meio aleatória tem cara de ser mal-contato em algum lugar, e o lugar onde costuma incomodar mais é nos plugs do módulo.
[ ]'s
Bem conectado não significa que não esteja com mal contato. Já vi uma que se balançava um dos plugs com a mão ela apagava, não custa limpar e dar uma conferida nos pinos.
Fora isso, até agora eliminando possibilidades só chegou nos bicos falhando, é isso?
[ ]'s
Exatamente André. Todos os bicos foram limpos, testados e trocados os anéis de vedação o'rings.
Nenhum apresentou gotejamento ou diferença na vazão maior que 10%, tudo dentro do aceitável.
Velas, tampa, cabos e rotor novos. Monta tudo e acontece essa falha apesar de chegar corrente nos bicos testando com a caneta de teste de pulso mas se colocar um bico teste no conector do bico do cilindro que apresenta a falha, ele funciona normalmente.
Mas....e os 8V na carcaça da ECU ? Em qualquer ponto metálico da viatura a gente vê a voltagem normal da bateria, o aterramento é normal mas na carcaça da ECU apresenta 8V. Isso que tá me deixando intrigado
Tá mas vocês estão apostando que o problema é na alimentação da gasolina, no gas então não tem esta falha ou tem (se tiver fica claro que não é problema de bico e sim de faisca)
Bah o George matou a pau, eu tinha ignorado completamente que ela também falha no GNV.. Guilherme, o que mais foi testado no motor?
[ ]'s