Sandro, como ninguém respondeu lá no tópico sobre "óleo", coloco aqui para ter a sua opinião, se possível:
Quanto mais lemos, mais confusos ficamos.
Em alguns tópicos recomendam não usar óleo sintético, como disse o Marcelo Carvalhal, pois com a má qualidade da gasolina poderá ocorrer choque químico, produzindo a dita borra.
Todavia, também dizem que o óleo sintético se revela mais estável.
Por isso estou usando o óleo alemão PENTOSYN 100% sintético 5W40 API SM
Ele alega usar a tecnologia HC-SYNTHESE, "com bases sintéticas de hidrocraqueado (HC Synthese®) além da mais recente tecnologia de aditivos, resultando em extrema maciez no funcionamento do motor, com economia de combustível e controle de emissões e formação de depósitos."
O carro já rodou comigo 16.000 Km's e está no terceiro uso com óleo sintético, por isso, desde já afasto o risco "de misturar mineral e sintético", como muitos alertam.
Além disto, sempre abasteço em postos ditos "confiáveis".
Sei que o manual da Cherokee Recomenda óleo 5W30 ou 10W30.
O número maior é para o funcionamento do motor em temperatura em uso normal ou mais severo.
Por isso pergunto: o uso do tipo de óleo que estou fazendo (5W40) estaria fora da especificação, e seria prejudicial, fazendo o motor trabalhar com maior pressão, ou seria mais benéfico, pois está preparado para temperaturas elevadas, como é o caso dos nossos carros?
Eis a dúvida!:pensativo: