O cabeçote sofre sim.
Mais cedo ou mais tarde, mas de repente se vai.
Por vezes a economia de anos usando gás se vai no conserto.
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O cabeçote sofre sim.
Mais cedo ou mais tarde, mas de repente se vai.
Por vezes a economia de anos usando gás se vai no conserto.
Então o fiofó é quente.
Galera é justamente isso...relatos são infinitos,
queria ver duas fotos: cabeçote gasola e cabeçote gnv.
Pode ser até o mesmo, antes e depois.
NUNCA VI!
Oficina só me mostra umas bagaça que deve ter rodado até com cachaça.
Teve um caso que acompanhei de perto...
O cara instalou GNV e nunca o rendimento passou 70% em relação a gasola.
cara rodou assim 3anos e fuuuuu...
Começou a grilar, para não gastar levou num picareta
fuuuu o resto que tava bom, final das contas.... gastou 6barão no concerto.
Minha dúvida.
É o GNV ou o kit porco?
Manutenção boa quem faz? Quem manja?
Salve Cherokees,
Subscrevendo para acompanhar a discussão... já que rodo diariamente no GNV com a minha XJ 98, de fato 5km/L é osso :-/
Tomo alguns "cuidados", que não sei se tem muita serventia, mas aproveito para expor:
- se o motor estiver frio, rodo na gasolina até atingir 1/2 da temperatura de operação (1/4 do mostrador) e só depois comuto
- evito manter a aceleração acima de 2500 RPM
Uma coisa estranha é que às vezes sinto um "cheiro de fósforo riscado", que não parece vir do compartimento do motor, mas sim do escapamento...
Esse motor 4.0 da cherokee/Wrangler funciona melhor com gasolina comum ou aditivada? ou tanto faz ??
Frodo, fiz uma trilha com o wrangler !!!! Nao sinto mais saudades do samurai hahahahahahah
Flw
Bom, a intenção não era re-ascender a discussão sobre o GNV. Acho que cada um sabe se vale a pena ou não colocar em suas vtrs. Pra mim tá valendo e muito, pois rodo cerca de 1.500 Km por mês e nesses 6 anos que estou com o GNV já economizei uns R$ 40.000,00 considerando a diferença de preço da gasolina aditivada e do GNV e seus respectivos consumos na XJ (5 km/ltr x 8 km/m3). Independente do combustível, a questão do óleo é que mais me impressionou, pois minou o carro em ambos. Já rodei 130.000 Km com o GNV e sigo as mesmas instruções básicas de sempre rodar com gasolina com o carro frio e no fim do dia antes de guardar. A revisão periódica e limpeza do sistema tb é fundamental. Condordo com o Drummond que tem muito picareta no mercado que acaba por arruinar a reputação do GNV. Eu mesmo passei por 3 instaladores até chegar a uma configuração confiável. Também é mito achar que o GNV não pode ser adulterado. Dependendo do posto, se não fizerem a limpeza dos compressores entope todo o sistema e ai tem que mandar para limpeza. Se quiserem passo a referência da instaladora atual que considero a melhor áté agora. O segredo mesmo é manutenção preventiva, pois o carro é forte e aguenta muita coisa, mas se deixar quebrar vai doer no bolso.
Bom, eu sempre ouvi dizer que carro muito rodado precisava de oleo mais grosso, e de fato os passatões que tive na década de 80, alguns com mais de 100.000 km quando começavam a vazar oleo e fumar a saída era aumentar a viscosidade do oleo, passando dos tradicionais 20W40 para 20W50. Quando a minha XJ passou dos 200.000 eu usei o mesmo raciocínio, pois apesar de nao estar fumando, fazia clec clec quando frio. Incentivado pelos "especialistas" em oleo nos postos, eu passei a usar o 25W50 mineral com o aditivo prolonga da bardal. No começo melhorou o barulho, mas depois de 2 trocas o motor começou a perder potência e ficar xoxo. Ai eu recorri aos amigos aqui do forum e suas e experiências com oleo em nossas vtrs, e resolvi tentar usar as especificações do carro, que é o 15W40 semi-sintético e gasolina sem chumbo. Fiz só essas mudanças e o carro voltou a andar como antes. Quanto ao GNV, gostei bastante do trabalho da gáspoint (GNV é na GásPoint convertedora GNV - Qualidade, tecnologia e preço em conversão para gás natural). Além de corrigir as falhas da instalação anterior, fizeram um trabalho bem caprichado. Abraço!
Certo AdHoc, tb lembro da história de colocar óleo mais grosso em motor "cansado".
A viscosidade do óleo é um tema que gera muita polêmica, pq a maioria não compreende direito o que siginfica o padrão API.
Depois de alguma experiência com motores de moto (alguns trabalham à rotações e temperaturas bastante altas), o que eu digo é: o melhor óleo pro motor é o que o manual de serviço especifica. Usar óleo mais viscoso só se aplica para um motor com desgaste avançado, e esse motor 4.0L é bem resistente, se bem cuidado. Por outro lado, usar óleo fora da especificação acelera o desgaste.
Depois de pesquisar MUITO, descobrí que a regra é simples: digamos o 10W30 especificado pelo manual para rodar com a XJ no Brasil. O 1o número (10) indica a viscosidade do óleo frio, o 2o numero (30) indica a viscosidade do óleo quente (cold-to-hot). O 1o número tem q ser sempre igual ou menor, e o segundo sempre igual ou maior. Ex: para um motor projetado para rodar com óleo API 10W30, vc pode usar um 5W30 ou 10W40, mas não um 15W30 e muito menos um 20W50
Sobre o GNV, também pelo que pesquisei os caras da Gáspoint são bons, bacana ver um comentário que confirma isso. Não sei se eles instalam o tal Mobmix (já ouviu falar?), um módulo experimental (pra não dizer artezanal) que mistura o GNV com a gasolina.
Pessoal, estou com uma dúvida sobre a tração da XJ.
Quando ligada a REDUZIDA, os eixos são direcionados a trabalharem como 4x4 FULL TIME ou 4x4 PART TIME ???
Pessoal,
Como se traduz "máquina do vidro" em inglês? Como se chama essa peça?
To querendo pedir no ebay mas não estou conseguindo.
O arrasto da minha cherokee quebrou e estou a procura.
Vcs teriam outras indicações de compra dessa peça.
Valeu!