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Tópico: Cherokee Sport

  • #5269
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    O cabeçote sofre sim.

    Mais cedo ou mais tarde, mas de repente se vai.
    Por vezes a economia de anos usando gás se vai no conserto.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #5270
    Usuário Avatar de Frodo
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Gás é pra fogão !!!!
    Então o fiofó é quente.


    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Frodo, morando perto da Argentina, devia saber o que contam nossos vizinhos que tem muito mais experiência e tempo de uso com GNV do que nós. E não são relatos muito animadores não


    [ ]'s

    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    O cabeçote sofre sim.


    Mais cedo ou mais tarde, mas de repente se vai.
    Por vezes a economia de anos usando gás se vai no conserto.

    Galera é justamente isso...relatos são infinitos,
    queria ver duas fotos: cabeçote gasola e cabeçote gnv.
    Pode ser até o mesmo, antes e depois.


    NUNCA VI!


    Oficina só me mostra umas bagaça que deve ter rodado até com cachaça.
    Teve um caso que acompanhei de perto...
    O cara instalou GNV e nunca o rendimento passou 70% em relação a gasola.
    cara rodou assim 3anos e fuuuuu...
    Começou a grilar, para não gastar levou num picareta
    fuuuu o resto que tava bom, final das contas.... gastou 6barão no concerto.


    Minha dúvida.
    É o GNV ou o kit porco?
    Manutenção boa quem faz? Quem manja?
    ZukAP Equipado c/ gotera pra kbeça, charco prus pé e vento pras crina!
    XJ 98 pra levá a muié, as cria, o cusco e ainda... mateando.

  • #5271
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    Salve Cherokees,

    Subscrevendo para acompanhar a discussão... já que rodo diariamente no GNV com a minha XJ 98, de fato 5km/L é osso :-/

    Tomo alguns "cuidados", que não sei se tem muita serventia, mas aproveito para expor:

    - se o motor estiver frio, rodo na gasolina até atingir 1/2 da temperatura de operação (1/4 do mostrador) e só depois comuto
    - evito manter a aceleração acima de 2500 RPM

    Uma coisa estranha é que às vezes sinto um "cheiro de fósforo riscado", que não parece vir do compartimento do motor, mas sim do escapamento...
    Cherokee Sport 4.0L XJ 98 c/ kit GNV

  • #5272
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    Esse motor 4.0 da cherokee/Wrangler funciona melhor com gasolina comum ou aditivada? ou tanto faz ??

    Frodo, fiz uma trilha com o wrangler !!!! Nao sinto mais saudades do samurai hahahahahahah

    Flw
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

  • #5273
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    Citação Postado originalmente por Spark Ver Post
    Colocar só gasolina podium é dose hein.
    Vc anda quantos km por dia?
    Bom, a intenção não era re-ascender a discussão sobre o GNV. Acho que cada um sabe se vale a pena ou não colocar em suas vtrs. Pra mim tá valendo e muito, pois rodo cerca de 1.500 Km por mês e nesses 6 anos que estou com o GNV já economizei uns R$ 40.000,00 considerando a diferença de preço da gasolina aditivada e do GNV e seus respectivos consumos na XJ (5 km/ltr x 8 km/m3). Independente do combustível, a questão do óleo é que mais me impressionou, pois minou o carro em ambos. Já rodei 130.000 Km com o GNV e sigo as mesmas instruções básicas de sempre rodar com gasolina com o carro frio e no fim do dia antes de guardar. A revisão periódica e limpeza do sistema tb é fundamental. Condordo com o Drummond que tem muito picareta no mercado que acaba por arruinar a reputação do GNV. Eu mesmo passei por 3 instaladores até chegar a uma configuração confiável. Também é mito achar que o GNV não pode ser adulterado. Dependendo do posto, se não fizerem a limpeza dos compressores entope todo o sistema e ai tem que mandar para limpeza. Se quiserem passo a referência da instaladora atual que considero a melhor áté agora. O segredo mesmo é manutenção preventiva, pois o carro é forte e aguenta muita coisa, mas se deixar quebrar vai doer no bolso.

  • #5274
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    Citação Postado originalmente por Drummond Ver Post
    Amigão, me desculpe, mas Gasolina BATIZADA x GNV eu prefiro ñ por nada no tanque e andar de bike.

    Pergunta p qualquer mecânico serio q tenha estudado (infelizmente a maioria é bronco) sobre GNV, GNV é bom em carro zero KM q se paga quase metade do valor real p rodar 30mil km e passar p frente (taxista).
    Sei q pareço grosseiro, folgado, prepotente falando desse assunto e vou explicar o pq. Sou radicalmente contra GNV e fico realmente puto quando as pessoas usam essa ferramenta (forum) p defender esse combustível alternativo, pois isso fica disponível na busca do Google e pessoas que acreditam em tudo q lêem acabam comprando uma XJ e colocam um caminhão de dinheiro p por essa bomba no carro. GNV acaba com cabeçote, contrubui no desgaste prematuro de válvulas e retentores (quando tem), retífica seria de qualidade e certificados NÃO DA GARANTIA de serviços p carros com GNV, peças NÃO TEM GARANTIA quando o veículo usa GNV, GNV em carro 6C não roda mais que 120km c 25cm3 de GNV (cilindro gigante q some c portamalas do carro). O sistema confunde o módulo em suas leituras e o carro acaba “falhando na Gasolina”, o sistema força o cambio automático, pois o motor trabalha com uma curva de torque diferente da original...
    Então se alguém acha vantagem ter um carro de 15 anos de uso usando GNV legal, MAS não venha num Forum de cobertura Nacional defender um sistema no mínimo duvidoso, que praticamente não tem especialista de verdade que trabalha com isso (TODOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAVAM COM GNV AQUI EM SAMPA MUDARAM O FOCO DA OFICINA OU FECHARAM AS PORTAS), pois como já falei o aquilo que se diz “achando” ser bom aqui pode virar uma dor de cabeça das boas p outro que acrditou na ferramenta do Google e investiu uma grana p instalar essa bomba no carro.

    Perdoem eu me manter firme e radical nesse assunto, mas entendo um pouco sobre esse sistema e já vi muita coisa desde 1999 quando começou a febre do GNV aqui em São Paulo.

    Abs

    DMD
    Drummond pra presidente!
    Concordo com tudo que dissestes.

  • #5275
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    Citação Postado originalmente por adhoc Ver Post
    Bom, a intenção não era re-ascender a discussão sobre o GNV. Acho que cada um sabe se vale a pena ou não colocar em suas vtrs. Pra mim tá valendo e muito, pois rodo cerca de 1.500 Km por mês e nesses 6 anos que estou com o GNV já economizei uns R$ 40.000,00 considerando a diferença de preço da gasolina aditivada e do GNV e seus respectivos consumos na XJ (5 km/ltr x 8 km/m3). Independente do combustível, a questão do óleo é que mais me impressionou, pois minou o carro em ambos. Já rodei 130.000 Km com o GNV e sigo as mesmas instruções básicas de sempre rodar com gasolina com o carro frio e no fim do dia antes de guardar. A revisão periódica e limpeza do sistema tb é fundamental. Condordo com o Drummond que tem muito picareta no mercado que acaba por arruinar a reputação do GNV. Eu mesmo passei por 3 instaladores até chegar a uma configuração confiável. Também é mito achar que o GNV não pode ser adulterado. Dependendo do posto, se não fizerem a limpeza dos compressores entope todo o sistema e ai tem que mandar para limpeza. Se quiserem passo a referência da instaladora atual que considero a melhor áté agora. O segredo mesmo é manutenção preventiva, pois o carro é forte e aguenta muita coisa, mas se deixar quebrar vai doer no bolso.
    Fala AdHoc,

    Pode passar mais detalhes sobre essa "questão do óleo"?

    E a referência de uma boa instaladora GNV tb é útil

    Abraço
    Cherokee Sport 4.0L XJ 98 c/ kit GNV

  • #5276
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    Bom, eu sempre ouvi dizer que carro muito rodado precisava de oleo mais grosso, e de fato os passatões que tive na década de 80, alguns com mais de 100.000 km quando começavam a vazar oleo e fumar a saída era aumentar a viscosidade do oleo, passando dos tradicionais 20W40 para 20W50. Quando a minha XJ passou dos 200.000 eu usei o mesmo raciocínio, pois apesar de nao estar fumando, fazia clec clec quando frio. Incentivado pelos "especialistas" em oleo nos postos, eu passei a usar o 25W50 mineral com o aditivo prolonga da bardal. No começo melhorou o barulho, mas depois de 2 trocas o motor começou a perder potência e ficar xoxo. Ai eu recorri aos amigos aqui do forum e suas e experiências com oleo em nossas vtrs, e resolvi tentar usar as especificações do carro, que é o 15W40 semi-sintético e gasolina sem chumbo. Fiz só essas mudanças e o carro voltou a andar como antes. Quanto ao GNV, gostei bastante do trabalho da gáspoint (GNV é na GásPoint convertedora GNV - Qualidade, tecnologia e preço em conversão para gás natural). Além de corrigir as falhas da instalação anterior, fizeram um trabalho bem caprichado. Abraço!

  • #5277
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    Certo AdHoc, tb lembro da história de colocar óleo mais grosso em motor "cansado".


    A viscosidade do óleo é um tema que gera muita polêmica, pq a maioria não compreende direito o que siginfica o padrão API.


    Depois de alguma experiência com motores de moto (alguns trabalham à rotações e temperaturas bastante altas), o que eu digo é: o melhor óleo pro motor é o que o manual de serviço especifica. Usar óleo mais viscoso só se aplica para um motor com desgaste avançado, e esse motor 4.0L é bem resistente, se bem cuidado. Por outro lado, usar óleo fora da especificação acelera o desgaste.


    Depois de pesquisar MUITO, descobrí que a regra é simples: digamos o 10W30 especificado pelo manual para rodar com a XJ no Brasil. O 1o número (10) indica a viscosidade do óleo frio, o 2o numero (30) indica a viscosidade do óleo quente (cold-to-hot). O 1o número tem q ser sempre igual ou menor, e o segundo sempre igual ou maior. Ex: para um motor projetado para rodar com óleo API 10W30, vc pode usar um 5W30 ou 10W40, mas não um 15W30 e muito menos um 20W50


    Sobre o GNV, também pelo que pesquisei os caras da Gáspoint são bons, bacana ver um comentário que confirma isso. Não sei se eles instalam o tal Mobmix (já ouviu falar?), um módulo experimental (pra não dizer artezanal) que mistura o GNV com a gasolina.
    Cherokee Sport 4.0L XJ 98 c/ kit GNV

  • #5278
    Usuário Avatar de thiago-nit
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    Pessoal, estou com uma dúvida sobre a tração da XJ.

    Quando ligada a REDUZIDA, os eixos são direcionados a trabalharem como 4x4 FULL TIME ou 4x4 PART TIME ???
    4X4 Brasil
    "Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

  • #5279
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    Citação Postado originalmente por thiago-nit Ver Post
    Pessoal, estou com uma dúvida sobre a tração da XJ.

    Quando ligada a REDUZIDA, os eixos são direcionados a trabalharem como 4x4 FULL TIME ou 4x4 PART TIME ???
    Trabalham igual ao part time, não podendo utilizar em pisos secos.
    Até manobrando em estrada de chão sentirás o peso no volante, com as rodas dianteiras se arrastando.

  • #5280
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    22/10/2012
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    Pessoal,

    Como se traduz "máquina do vidro" em inglês? Como se chama essa peça?
    To querendo pedir no ebay mas não estou conseguindo.
    O arrasto da minha cherokee quebrou e estou a procura.
    Vcs teriam outras indicações de compra dessa peça.

    Valeu!

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