É matéria paga pela Shell, está escrito no final do texto. Isso é ridículo, está na moda agora em vários sites grandes (Globo e Uol). Cada vez mais temos que ficar atentos ao que lemos. Melhor mesmo é aprender aqui no fórum :concordo:.
Versão Imprimível
É por essas e outras que dá medo comprar carro diesel usado.
As novas tecnologias anti-emissões e as exigências com relação a combustível tornaram esses motores muito melindrosos e há muitos motoristas despreparados para lidar com eles.
Quando o mercado cair na real de que esse tipo de motorização tem muito mais risco de se tornar uma bomba depois de usado (...mal usado), vai acabar esse antigo comportamento do mercado em valorizar os modelo diesel e sua depreciação será maior em relação ao carro flex. Mais isso ainda vai demorar alguns anos.
Como adepto e fã do diesel, espero estar errado nessa previsão.
Agradeço a todos pelos elogios às fotos! Estamos nos divertindo muito nas trilhas rurais! kkk!
--
Breno,
O consumo está longe dos valores que alguns amigos do fórum conseguiram, está girando em torno de 14,5 km/L na estrada e 12 km/L na cidade, mas me deram a dica de parar de zerar o Trip A e zerar apenas o B, assim o carro teria mais dados para calcular melhor o consumo. Não sei ao certo quantos kms estão acumulados no trip A, mas depois que parei de zerar, o consumo se tornou menos sensível e não oscila tão facilmente, mas a média continua muito aquém dos 16 km/L ~18 km/L que alguns conseguem.
Cabe ressaltar que não tenho dirigido de forma a otimizar o consumo, dirijo como sempre dirigi, então sempre rola uma pisadinha a mais, principalmente na estrada, que representa 80% da minha quilometragem.
Ontem, nesse passeio das fotos, rodamos 65 km e quase todo o percurso foi com o 4WD ligado, o consumo diminuiu apenas 0,3 km/L, fiquei contente, pois imaginei que iria reduzir drasticamente.
--
MVCMartins, praticamente tudo que eu escrever aqui, pode colocar entre aspas, pois posso estar me expressando mal no que diz respeito a parte técnica (motor cheio, por exemplo) ;).
--
Ktranger,
A Jeep Viviani, onde comprei o carro há quase 50 dias, ainda está me devendo o jogo de tapetes de borracha que ganhei de brinde... kkk!
Tb estamos cogitando trocar o óleo com 10 mil km. Quando eu soube que a primeira revisão era apenas com 20 mil, me assustei, tb acho muito tempo, apesar de que se continuar nesse ritmo, alcançarei essa km em menos de 6 meses de uso.
Estou abastecendo somente na Shell com S10 Evolux, conforme orientação dos amigos. Sempre que faço "uso severo" do RN, tenho esperado alguns minutos antes de desligá-lo no final do trajeto, mas, como eu mesma relatei, não tenho seguido todas as orientações... Quando na pista, sempre dou uma pisadinha (adoro, confesso!), ainda assim acredito que não tenha feito nada que prejudique a vida útil do carro.
--
Off Topic:
Meu usado entrou na troca do Jeep com quase 122.000 km e por conta da quilometragem alta, desvalorizaram horrores o carro. Cerca de 20 dias após a troca, recebi uma mensagem no Facebook de uma pessoa de Campinas dizendo que comprou meu usado e pediu meu telefone. O novo proprietário queria saber em qual concessionária eu havia realizado as revisões, pois levou o carro em uma CSS Honda e não conseguiu as informações. Eu passei o nome da CSS e disse que todas as notas de revisões e serviços, até nota de troca de pneus e garantia de bateria estavam no manual do carro, foi quando a pessoa me disse que o manual estava em branco.
Quando ele me disse isso, logo imaginei o que se passava e perguntei a km do carro. Quando ele disse que o odômetro estava em 42.000 km, perguntei quanto ele pagou e informei que entreguei o carro na CSS com quase 122.000 km!
Pois bem, o rapaz pagou R$11.000,00 a mais do que o preço que vendi o carro, o manual todo carimbado foi substituído por um em branco e as notas de serviços foram todas jogadas fora.
Ele me pediu para conseguir outra via das notas pois iria reclamar e me disse que ainda pretendia ficar com o carro por conta de todas as informações que lhe dei.
Forneci as cópias de algumas das notas fiscais de revisão, inclusive a de 100.000 km e alguns dias depois ele ligou novamente dizendo que foi reembolsado em R$5.000,00 e que o estacionamento/garagem de Campinas iria arcar com uma revisão na Honda, inclusive com substituição dos amortecedores que eu já havia dito que estavam pela hora da morte (aqui em Marília me cobraram a bagatela de R$2.500), mas que não assumiram terem alterado o odômetro.
O termo de entrega do meu usado na Jeep, coincidentemente, estava com a quilometragem em branco. Antes de enviar as notas de revisão do usado para o novo comprador, liguei na Jeep e informei o que estava se passando e perguntei se eles voltaram o odômetro, "jamais!", disseram... Vai saber...
Enfim, todos sabemos que essa é uma prática comum nesse meio, eu acho uma sacanagem sem precedentes, fazem de tudo para ludibriar os consumidores, só falta dizer que o carro foi sorteado em um bingo e a ganhadora era uma velhinha idosa e senil que nem habilitação tinha.
Pois é amigo mvcmartins.
Usando o exemplo que o amigo usou em post anterior, nem todos são tão carinhosos em preliminares e dão o mesmo valor "ao cabaço" :oops::oops:, quanto você dá.
Concordo 100% com vc na questão da importância em amaciar motores novos com parcimônia.
Tenho uma opinião pessoal quanto a essa lacuna de quilometragem (20.000 Km) entre as trocas de óleo dos motores a diesel do Renegade ou qualquer outro motor novo a diesel de veículo de pequeno e médio porte, já que veículos de grande porte, essa troca do óleo com quilometragens maiores é comum.
Acho que tão importante quanto a saber amaciar um motor, é a troca de óleo respeitando o regime de trabalho atribuído a esse motor.
Não somente um padrão fixo atribuído a esse.
Se isso estiver sendo detalhado no manual do Renegade, gostaria de frisar que não li o manual.
Levando em consideração que estamos falando de usuários do veículo que não só o usam o mesmo para viagens de férias, passeio da família ao shopping, levar as crianças à escola, existem diferentes regimes de trabalho que os motores são submetidos , (esforço, poeira, diferentes ciclos de trabalho, etc ) que fazem a distância percorrida ser meio subjetiva na hora da troca do óleo do veículo.
Pois é amigo,confesso que não entendo os prazos praticados pelas montadoras para troca de óleo.A BMW orienta trocar óleo com 15mil,a JEEP no caso do JK a cada 12mil,no Renegade diesel 20mil,pelo que entendi e por aí vai.
Pelo que já acompanhei em tópicos aqui no fórum sobre o assunto trocas acima de 10mil são desaconselháveis.Por isso citei também sobre as trocas e acredito que nem tudo que as montadoras recomendam é o ideal para a vida útil dos motores.
Meu jipinho quando chegar nos 6mil trocarei o óleo apesar da montadora recomendar com 12mil.
Um colega em tópico anterior relatou que fará a troca do óleo do Renegade com 10 mil.
Forte Abraço Xibiu.
No RN não precisa esgoelar o motor para andar, para ter ideia a 110 km/h em 9ª marcha o carro está a aproximadamente 1.500 rpm
Novo brinquedo: Renegade Sport Diesel. Agora vamos aos pneus AT e o bagageiro aberto tipo cesto.
Consegui trocar os tapetes originais(brinde) por outros tipos bandeja para proteger o interior da viatura(caríssimos) e ainda negociei as barras transversais Thule por um preço bem abaixo do mercado.
Essa CSS aqui do Rio realmente é boa de jogo ou então eu sou bom de negócio(rsrsrs).
Comprei pronta entrega, na cor e modelo que eu que queria, no preço de tabela e ainda ganhei uns brindes, tipo longarinas originais, Tapetes originais, despachante grátis e preços dos acessórios bem abaixo do mercado e divididos em 6 parcelas sem juros.
Agora só preciso ter sorte com o carro.
Abs.