Amigos, Vou me meter um pouco aqui, e para isso peço vênia aos colegas. Quanto pesa um willys ou CJ com um motor AP? Qual a melhor reduzida para o conjunto motor AP com caixa do chevette 5m? Obrigado.
Versão Imprimível
Amigos, Vou me meter um pouco aqui, e para isso peço vênia aos colegas. Quanto pesa um willys ou CJ com um motor AP? Qual a melhor reduzida para o conjunto motor AP com caixa do chevette 5m? Obrigado.
Boa tarde amigos,
Estou pensando seriamente em fazer a troca do meu velho go devil pelo Ap 2.0.
Mas antes gostaria de saber qual é o preço médio gasto para se fazer uma adaptação do motor Ap 2.0 em um willys Cj3A?
Lembrando que o meu jeep está com motor e cambio original.
E a diferença sentida pela troca do cambio 3 marchas original para o 5 marchas do chevette é muito grande?
Gostaria de me preparar($$$) antes para que eu possa fazer tudo de uma vez e não tenha q parar a reforma no meio do caminho.
Agradeço desde já.
Paulo
Pode preparar de 6 a 7k. No meu Gastei 3k, no motor AP1.8 injeção + cambio chevette e 1.5k mão de obra adaptação. Depois disso vem uma série de coisas que vc acaba precisando mexer, cardãs, escapamento, etc etc.
Caro amigo, melhor que o cambio do chevete é o da C20, mas é mais caro, em média se consegue um por 1500 + kit de adaptação deeptec +/- 1200 + motor AP que deve ficar por uns 2000, dependendo do sucateiro.
Usando o kit, não tem que mudar cardam, mas escape e as bases do motor sim e outras coisas como mangueiras, etc..
Motor AP com cambio de 5m com relação de diferencial 5,38 (8x43) é primeirissima, o carro fica outra história.
Você pode ir comprando tudo, revisando, e deixando pronto e quando tiver tudo já separado fica mais fácil de apenas instalar.
Adaptar esses flanges em qualquer lugar acaba dando mais problemas e no fim das contas acaba gastando mais e tendo mais dor de cabeça.
Gostaria de deixar aqui a minha também...
Concordo com tudo que o colega acima disse... câmbio chevette (não sei qual o melhor se é do 1.0 ou 1.6 (tem uma diferença de relações aí)), mais reduzida willys mesmo, mais motor AP... não sei dizer se o 2.0 será muito superior... eu possuo um 1.8 e não tenho do que reclamar... e diz a boca muída que o 2.0 não aguenta cacete (tá mais pra mito)... é como se o motor já ficasse sub dimensionado... sei lá!!!
Primeiramente quando coloquei o motor AP deixei o câmbio original... e aí me faltava torque pra arrancar... subir a ladeira da garagem com a família dentro nem pensar, só usando bem a embreagem... era um trambolho pois pra subir dunas às vezes se precisa passar a marcha lá no topo... e de primeira seca não dá né!!! do mesmo jeito viajando...de 3ª o motor ficava esgoelando... resultado troquei o câmbio por um de niva (que é muito semelhante ao chevette)... fica como o colega falou aí ... supimpa... primeira com força e de quebra a 5ª com over drive...ou seja 0,85 a relação.... maravilhoso!!!
Abraços!
Realmente a cx do chevete 1.0 e 1.6 temdiferenças na relação, acredito que mais nas machas iniciais, mas isso não tem problema, ambas anda bem.
O motor 2.0 tem mais torque que o 1.8, o 1.8 dá mais RPM que que o 2.0 e o toque do 1.8 tá em um giro um pouco mais alto.
Durabilidade, a mesma, mito quem fala que dura mais ou menos, isso depende de outros fatores, (manutenção, uso correto de óleo, etc..)
A receita de motor AP + cx de 5 machas + relação 5,38 (8x43) e pneus 31"x10,5 R15 ou 255/70 r15 ou qualquer outro que dê esse diametro fica perfeito. Se usar pneus menores ai terá que avaliar, pois nesse caso a relação 4,89 (9x44) pode ser a mais indicada.
Mas questão de motor é de acordo com o que se gosta ou se quer fazer, antes já pendei em usar um motor Vortec V6 4.3 de blaser, depois desisti devido a facilidade do AP e adaptadores já feitos e testados.
Sugestão: No fim das contas sai mais barato você comprar kit's de adaptação bons, fabricados do que ficar cortando, soldando, torneando.. para adaptar. No final acabará economizando quase nada e a manutenção, quebras, etc.. ficará bem mais alta.
Sugiro para isso o kit da deeptec que é bem feito, encaixa na medida e cabe tudo certinho no carro.
João Luis
Boa noite a todos
Meu jeep ta com o BF-161 e caixa 4 marchas original, o diferencial ta o 5,38(8x43) e pneu 31' R15, só que ele n ta passando dos 70km/h ¬¬.
Ja que o motor ja ta cansado vou aposenta-lo ^^ e pretendo adaptar o AP que veio nos santana, ja com injeção multiponto. Porem pretendo usar o mesmo câmbio, o original 4 marchas, claro que o melhor seria adaptar a do chevette, que é 5 marchas porem falta tempo$$$$.
Minha pergunta é a seguinte: O câmbio original 4 marchas aguenta de boa o AP?( n faço muitas trilhas e quando faço costumo pega leve no jeep ^^) E como fica a velocidade final? Sera que da para andar a 90km/h sem ta esguelando o motor?
Essa relação é bastante curta, então, a 90km/h vc estará forçando bastante o motor e com isso comprometendo o consumo.
Tenho essa configuração no meu jeep hoje e já uso a bastante tempo. O câmbio aguenta bem, dependendo do tipo de uso, mas a quinta marcha faz bastante falta.
Pq não espera um pouco e troca tudo de uma vez??? motor, cambio, etc...
to pensando em trocar meu ohc 4cc, por um ap, por questoes de manutençao barata , peças , e o meu ohc nao ta tao bom assim... logo terei q gastar uma grana então...
minha pergunta é, o meu cambio é 4 marchas, clark (eu acho, pois comprei assim) , terei que trocar a flange, eixo piloto, plato e disco, certo ?
onde encontrar, tais peças ?
qual ap comprar, comparando os gastos e a adaptaçao de td, pra ficar o mais barato
abrçs a tds
Ressuscitando...
se eu colocar o cambio do chevette mesmo que c/ o BF tenho que mexer nos cardans?
Alguém tem o molde ou para vender os suportes para adaptação do AP 2.0?
Tenho o motor AP 2.0 e tenho tb. o cambio do chevette (aliás, como sei se a 5ª é over drive?).
Para não fazer burrada estou fazendo uma tabela de custos para saber da viabilidade financeira, pois, para retificar meu BF vou gastar por volta de 1400,00.
Não sei qto a troca só do cambio...:-?
Mas minha dica é trocar tudo de uma vez só, motor e cambio. Já que se tiver de refazer os cardans para o conjunto BF e Clark, teria q novamente mexer para AP e Clark... ou seja, chutando baixo, em média é 100 conto cada cardan para refazer... Fora q tem q comprar flanges diferentes para o motor, além de acionamento da embreagem, etc.
Além do fura e solda, esmerilha, etc... Isso afeta tudo o chassi. Procure já mudar tudo, e já com o conjunto definido. E tudo isso vai investimento...
Então, já coloca cambio e motor junto, e seja feliz... Guarde latinhas para curtir o Jeep!!!
Qualquer duvida é só gritar
Abraços
Ok! A maioria dos câmbios 5 marchas a 5ª é over drive... pois o significado de over drive no jargão popular... é que a relação dela é menor que 1, ou seja, geralmente fica em 0,85 por aí... isso quer dizer o quê? que enquanto o motor dá um giro o câmbio gira 0,85... ou seja menos que o motor... normalmente a maioria dos veículos a 4ª é 1:1... ou seja, o motor dá um giro e o câmbio também... é tanto que é a marcha de teste pra saber se a adaptação está de boa qualidade... pois é aí que o eixo do câmbio (não sei é o de prisma) gira direto... ou seja, se tiver algum tipo de vibração, enquanto tiver passado errado a marcha, fora de tempo... significa que o conjunto não está muito bem alinhado ou que os rolamentos não estão bons...
Desculpe pelo off topic aí...
Eu troquei primeiro o motor... gastei como o colega falou aí... com cardãs... suportes... e depois de quase 2 anos troquei o câmbio e tive que gastar de novo com cardãs... então se a pessoa não tem tanto recurso assim... é uma escolha... gastar duas vezes X, ou seja 2X... ou gastar 1X e meio pra fazer completo...
Eu acho que 1400,00 conto, se o amigo ali já tem o motor e o câmbio, dá tranquilo pra adaptar o conjunto... por aqui a turma tá cobrando mais de mil só pra mão de obra... é complicado... pois tem embreagem, normalmente com pedaleira suspensa... aí tem gente que não tem ainda e é bom colocar logo, pois facilita a adaptação dos cabos, pois a embreagem do AP é à cabo, o acelerador também... e o freio fica como consequência colocando logo o hidrovácuo, caso ainda não tenha, é lógico... é uma série de coisas que aos poucos vai ficando bom...
É como um prato tradicional cada um tem uma receita mas todos às vezes ficam bons do mesmo jeito, ou seja, enfrentam o mesmo tipo de trilha e superam isso com facilidade, ou não, vai depender daquela pecinha: o "burrinho da direção"...
Valeu!!!
Forte abraço a todos!
Pablo