Powered by vBulletin

freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/04/2009, 23:05
    leopoldo
    To lendo coisa entranha.

qdo vc troca as pastilhas, a primeiras pisadas são para assentar as pastilhas na posição .... depois de umas 3 pisadas o pedal fica alto, a não ser que esteja vazando fluido de freio.

então não tem essa de regular o mestre.

Agora, nas primeiras frenagens, se tudo está em ordem, fica com pedal alto, mas meio xoxo mesmo ... mas depois de um dia, fica bala.
  • 24/04/2009, 10:31
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    ... não ser que esteja vazando fluido de freio.

Deve ser devido ao vazamento da pinça então!!

Tô ino lá fora acabar de montar a pinça do lado direito...já já trago notícias!

T+
  • 29/04/2009, 10:56
    edgar
    2 Anexo(s)
    freio F75
    Mestre Leopoldo, la no topico 234 voce postou o desenho em que consta o sistema de regulagem automatica, mas no meu manual da F75 não consta nada. Sera que o meu catalogo é muito velho ?
  • 29/04/2009, 12:37
    leopoldo
    Agora fiquei na duvida.

Com certeza o feio traseiro do landau e da F75 nas 4 rodas é o mesmo: duo servo .. esse ai dos desenhos.

Agora, se na F75 tinham as peças do sistema ... eu não sei.
  • 29/04/2009, 23:09
    Lucas Nassif
    Bom, vamos lá:

O vazamento já era!
    Deu pra sangrar beleza e o pedal ficou firme. Continua travando somente a traseira, mas acredito que até as pastilhas assentarem no disco, o freio dianteiro deve ficar xoxo mesmo.

Saí com ele pra testar. Tá segurando legal. Andei, andei e fui pra casa satisfeito. Depois resolvi sair pra calibrar os pneus, e antes de voltar pra casa, dar mais uma voltinha! :mrgreen:

Em plena descida a 500mts de casa, estava descendo na banguela :parede: bem devagar, dando pequenas bombadinhas de leve no pedal pra ajudar a assentar as pastilhas novas. Do nada, o pedal vai no assoalho e o freio já era!! :putz:

Se eu achava que o freio estava agarrando, mudei de ideia, pq vai embalar rápido assim lá na casa do caraio!!! :odedo: :mrgreen:

Na mesma hora desliguei o Jeep e soquei uma 1ª marcha. Não resolveu muita coisa, mas logo depois veio uma reta e deu pra parar legal.:lol:

Achei que tinha estourado algum canduíte, mas no chão não havia nenhuma marca de óleo! Quando fui reparar melhor, vi que a haste que sai do cilindro mestre e vai até o pedal soltou!! :parede: :parede:

Fui de reduzida até chegar em casa e lá recoloquei a haste. Regulei de novo deixando +/- 0.8cm de rosca pra dentro do parafuso da haste, pra nao escapar novamente. O freio está muito justo, uma folga de nada e tá freando muito bem.

Só que tem uma coisa, se ele continuar a travar quando esquentar, vou ter que aumentar a regulagem, o que faz com que o freio fique uma bosta quando frio! :pensativo: :parede:
  • 01/05/2009, 15:08
    leopoldo
    O Lucas,

como foi que essa haste se destacou do cilindro mestre ?

Que montagem é essa que permite isso ?

Coloca umas fotos do sistema ai para eu entender. Isso que aconteceu com vc é completamente inadmissível sob qualquer hipótese .....

Isso pode ser um exemplo para outros colegas ....
  • 01/05/2009, 15:11
    leopoldo
    3 Anexo(s)
    Olhando o manual da F75, parece que o sistema instalado pela Ford NÃO é completo. Falta o cabo de aço e o acionador do regulador.

Mas dá pra pegar essas peças em desmanche e montar a regulagem automática.

Eu tenho uma foto do manual do maverick, vou escanear ... e postar aqui.

Enquanto isso, olha o manual de manutenção do jeep, parte do freio, tem uma foto lá.

Atenção para o ajustador que tem 2: uma para cada lado>
  • 01/05/2009, 15:34
    Lucas Nassif
    1 Anexo(s)
    Citação:

O Lucas,

como foi que essa haste se destacou do cilindro mestre ?

Que montagem é essa que permite isso ?

Coloca umas fotos do sistema ai para eu entender. Isso que aconteceu com vc é completamente inadmissível sob qualquer hipótese .....

Isso pode ser um exemplo para outros colegas ....

A haste ou pafaruso que vem do pedal enrosca na haste do cilindro mestre, certo? Na haste do cilindro mestre tem um sextavado onde se faz a regulagem, e tem uma porca trava também.

O que aconteceu foi que o parafuso do pedal saiu de dentro da haste do cilindro mestre. Ou seja, o pegal mexia normal, mas como o parafuso não estava enroscado na haste do cilindro, não adiantava pisar que o cilindro mestre "nem mexia".

:pensativo:
  • 01/05/2009, 15:40
    leopoldo
    Lucas,

na montagem original o parafuso tem comprimento mais que suficiente para isso não acontecer.

eu não estou entendendo o porque o seu está assim ... e pela foto, tem rosca demais fora do espigão.
  • 01/05/2009, 15:49
    Lucas Nassif
    Citação:

Lucas,

na montagem original o parafuso tem comprimento mais que suficiente para isso não acontecer.

eu não estou entendendo o porque o seu está assim ... e pela foto, tem rosca demais fora do espigão.

Pois é Leopoldo, a uns tempos atras eu tentei tirar esse parafuso, mas mesmo desenroscando ele TODO ele não saía da haste :discordo:. Não sei porque isso aconteceu agora... :pensativo:

Tanto que quando fui recolocar o parafuso na haste, tive que tirar o parafuso do pedal, pq senão eles não encaixavam.

Agora eu deixei com boa parte da rosca pra fora do espigão, mas ainda falta andar bem com o Jeep até esquentar pra ver se o freio vai travar. Se travar, vou ter que apertar mais o parafuso, fazendo com que fique menos rosca pra fora.

Mês passado eu troquei uma conexão do cilindro mestre do Jeep de um amigo, e lembro que ele me falou que deixou a regulagem do CM o máximo pra fora. Depois que fiquei sem freio, já falei com ele pra ajustar esse parafuso, para não acontecer o mesmo.
  • 09/05/2009, 19:51
    Lucas Nassif
    Continuando....:lol:

Andei bem com o Jeep no FDS passado, e como não aguento ficar sem arrumar encrenca :mrgreen: , no domingo a tarde pus o Jeep novamente nos cavaletes e desmontei o freio, agora do eixo traseiro (a tambor)! :putz:

Inicialmente iria trocar as 4 lonas (1 estava trincada, 1 estava no rebite já e as outras 2 estavam bem gastas), mas devido ao fato de eu ter apelado com a porr* duma mola :mrgreen: tentando recolocá-la com uma chave de fenda, a chave escapou e estourou a coifa do cilindro de roda T.E. e o troço começou a vazar óleo!!! :parede:

Tirei o cilindro fora da panela e tirei as borrachas. O cilindro em sí estava muito bom, sem corrosão (não tem muito tempo que trocou), portanto resolvi trocar somente o reparo do mesmo. Ficou bom...depois fiquei mais calmo quando fui recolocar a mola, para não fazer CAGAD@ novamente!! :twisted:

As lonas eu utilizei umas que tinha guardadas aqui em casa. Quando tinha tambor nas 4 rodas, eu troquei todas as lonas e logo depois pus disco na frente, aí as lonas zeradas sobraram...e deram certinho colocar no eixo traseiro. :concordo:

Depois de montar tudo, fui pra pior parte. Sangrar!! Esse troço é um pé no saco!! :parede:

Tamo lá bombando o pedal, e o pedal não endurecia nem a porrete (mas não chegava no fim de curso do C.M). Ficava um pouco mais duro que um freio a hidrovácuo e só!

Como eu tava achando isso bem estranho, procurei vazamento, sangrei as rodas pela 3a vez e não mudou.

Somente hoje regulei as lonas, e depois desci o Jeep dos cavaletes (mesmo com o pedal meio macio) e fui fazer um teste na quadra daqui de casa pra ver se dava freio. De inicio, deu pra ver que o freio estava razoável, e logo depois fui andar no bairro.

Caraca, o freio tá é bom pra kct!!! :lol: O pedal continua macio, mas é pisar um pouco mais fundo e ele tá travando (somente aas rodas traseiras). O freio tá muito bom, sem contar que o Jeep está mais "solto"...:grin:

Mesmo depois de ter testado, eu estou pensando o porque do pedal ter ficado macio, pois ele sempre foi muito duro :shock:.

Será que é só porque eu troquei as lonas??? :pensativo:

:concordo: :concordo:
  • 09/05/2009, 20:48
    leopoldo
    se o jeep tem servo freio não pode sangrar pisando no pedal senão pode rasgar o diafragma do servo.

se o jeep tem freio a disco e o cilindro mestre é pequeno (< 25mm de dia) cuidado ao sangrar pq o volume deslocado é pequeno e não tem volume em exagero no circuito traseiro para um belo jato de fluido de freio.

pedal macio é um conceito a ser esclarecido - é suave e progressivo ou o pedal está mole ?

alguma coisa pode ser lona ou pastilha com material "macio".
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:52.