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freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?

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  • 23/04/2009, 23:05
    leopoldo
    To lendo coisa entranha.

    qdo vc troca as pastilhas, a primeiras pisadas são para assentar as pastilhas na posição .... depois de umas 3 pisadas o pedal fica alto, a não ser que esteja vazando fluido de freio.

    então não tem essa de regular o mestre.

    Agora, nas primeiras frenagens, se tudo está em ordem, fica com pedal alto, mas meio xoxo mesmo ... mas depois de um dia, fica bala.
  • 24/04/2009, 10:31
    Lucas Nassif
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    ... não ser que esteja vazando fluido de freio.

    Deve ser devido ao vazamento da pinça então!!

    Tô ino lá fora acabar de montar a pinça do lado direito...já já trago notícias!


    T+
  • 29/04/2009, 10:56
    edgar
    2 Anexo(s)
    freio F75
    Mestre Leopoldo, la no topico 234 voce postou o desenho em que consta o sistema de regulagem automatica, mas no meu manual da F75 não consta nada. Sera que o meu catalogo é muito velho ?
  • 29/04/2009, 12:37
    leopoldo
    Agora fiquei na duvida.

    Com certeza o feio traseiro do landau e da F75 nas 4 rodas é o mesmo: duo servo .. esse ai dos desenhos.

    Agora, se na F75 tinham as peças do sistema ... eu não sei.
  • 29/04/2009, 23:09
    Lucas Nassif
    Bom, vamos lá:

    O vazamento já era!
    Deu pra sangrar beleza e o pedal ficou firme. Continua travando somente a traseira, mas acredito que até as pastilhas assentarem no disco, o freio dianteiro deve ficar xoxo mesmo.

    Saí com ele pra testar. Tá segurando legal. Andei, andei e fui pra casa satisfeito. Depois resolvi sair pra calibrar os pneus, e antes de voltar pra casa, dar mais uma voltinha! :mrgreen:

    Em plena descida a 500mts de casa, estava descendo na banguela :parede: bem devagar, dando pequenas bombadinhas de leve no pedal pra ajudar a assentar as pastilhas novas. Do nada, o pedal vai no assoalho e o freio já era!! :putz:

    Se eu achava que o freio estava agarrando, mudei de ideia, pq vai embalar rápido assim lá na casa do caraio!!! :odedo: :mrgreen:

    Na mesma hora desliguei o Jeep e soquei uma 1ª marcha. Não resolveu muita coisa, mas logo depois veio uma reta e deu pra parar legal.:lol:

    Achei que tinha estourado algum canduíte, mas no chão não havia nenhuma marca de óleo! Quando fui reparar melhor, vi que a haste que sai do cilindro mestre e vai até o pedal soltou!! :parede: :parede:

    Fui de reduzida até chegar em casa e lá recoloquei a haste. Regulei de novo deixando +/- 0.8cm de rosca pra dentro do parafuso da haste, pra nao escapar novamente. O freio está muito justo, uma folga de nada e tá freando muito bem.

    Só que tem uma coisa, se ele continuar a travar quando esquentar, vou ter que aumentar a regulagem, o que faz com que o freio fique uma bosta quando frio! :pensativo: :parede:
  • 01/05/2009, 15:08
    leopoldo
    O Lucas,

    como foi que essa haste se destacou do cilindro mestre ?

    Que montagem é essa que permite isso ?

    Coloca umas fotos do sistema ai para eu entender. Isso que aconteceu com vc é completamente inadmissível sob qualquer hipótese .....

    Isso pode ser um exemplo para outros colegas ....
  • 01/05/2009, 15:11
    leopoldo
    3 Anexo(s)
    Olhando o manual da F75, parece que o sistema instalado pela Ford NÃO é completo. Falta o cabo de aço e o acionador do regulador.

    Mas dá pra pegar essas peças em desmanche e montar a regulagem automática.

    Eu tenho uma foto do manual do maverick, vou escanear ... e postar aqui.

    Enquanto isso, olha o manual de manutenção do jeep, parte do freio, tem uma foto lá.

    Atenção para o ajustador que tem 2: uma para cada lado>
  • 01/05/2009, 15:34
    Lucas Nassif
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O Lucas,

    como foi que essa haste se destacou do cilindro mestre ?

    Que montagem é essa que permite isso ?

    Coloca umas fotos do sistema ai para eu entender. Isso que aconteceu com vc é completamente inadmissível sob qualquer hipótese .....

    Isso pode ser um exemplo para outros colegas ....


    A haste ou pafaruso que vem do pedal enrosca na haste do cilindro mestre, certo? Na haste do cilindro mestre tem um sextavado onde se faz a regulagem, e tem uma porca trava também.

    O que aconteceu foi que o parafuso do pedal saiu de dentro da haste do cilindro mestre. Ou seja, o pegal mexia normal, mas como o parafuso não estava enroscado na haste do cilindro, não adiantava pisar que o cilindro mestre "nem mexia".


    :pensativo:
  • 01/05/2009, 15:40
    leopoldo
    Lucas,

    na montagem original o parafuso tem comprimento mais que suficiente para isso não acontecer.

    eu não estou entendendo o porque o seu está assim ... e pela foto, tem rosca demais fora do espigão.
  • 01/05/2009, 15:49
    Lucas Nassif
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Lucas,

    na montagem original o parafuso tem comprimento mais que suficiente para isso não acontecer.

    eu não estou entendendo o porque o seu está assim ... e pela foto, tem rosca demais fora do espigão.

    Pois é Leopoldo, a uns tempos atras eu tentei tirar esse parafuso, mas mesmo desenroscando ele TODO ele não saía da haste :discordo:. Não sei porque isso aconteceu agora... :pensativo:

    Tanto que quando fui recolocar o parafuso na haste, tive que tirar o parafuso do pedal, pq senão eles não encaixavam.

    Agora eu deixei com boa parte da rosca pra fora do espigão, mas ainda falta andar bem com o Jeep até esquentar pra ver se o freio vai travar. Se travar, vou ter que apertar mais o parafuso, fazendo com que fique menos rosca pra fora.

    Mês passado eu troquei uma conexão do cilindro mestre do Jeep de um amigo, e lembro que ele me falou que deixou a regulagem do CM o máximo pra fora. Depois que fiquei sem freio, já falei com ele pra ajustar esse parafuso, para não acontecer o mesmo.
  • 09/05/2009, 19:51
    Lucas Nassif
    Continuando....:lol:

    Andei bem com o Jeep no FDS passado, e como não aguento ficar sem arrumar encrenca :mrgreen: , no domingo a tarde pus o Jeep novamente nos cavaletes e desmontei o freio, agora do eixo traseiro (a tambor)! :putz:

    Inicialmente iria trocar as 4 lonas (1 estava trincada, 1 estava no rebite já e as outras 2 estavam bem gastas), mas devido ao fato de eu ter apelado com a porr* duma mola :mrgreen: tentando recolocá-la com uma chave de fenda, a chave escapou e estourou a coifa do cilindro de roda T.E. e o troço começou a vazar óleo!!! :parede:

    Tirei o cilindro fora da panela e tirei as borrachas. O cilindro em sí estava muito bom, sem corrosão (não tem muito tempo que trocou), portanto resolvi trocar somente o reparo do mesmo. Ficou bom...depois fiquei mais calmo quando fui recolocar a mola, para não fazer CAGAD@ novamente!! :twisted:

    As lonas eu utilizei umas que tinha guardadas aqui em casa. Quando tinha tambor nas 4 rodas, eu troquei todas as lonas e logo depois pus disco na frente, aí as lonas zeradas sobraram...e deram certinho colocar no eixo traseiro. :concordo:

    Depois de montar tudo, fui pra pior parte. Sangrar!! Esse troço é um pé no saco!! :parede:

    Tamo lá bombando o pedal, e o pedal não endurecia nem a porrete (mas não chegava no fim de curso do C.M). Ficava um pouco mais duro que um freio a hidrovácuo e só!

    Como eu tava achando isso bem estranho, procurei vazamento, sangrei as rodas pela 3a vez e não mudou.

    Somente hoje regulei as lonas, e depois desci o Jeep dos cavaletes (mesmo com o pedal meio macio) e fui fazer um teste na quadra daqui de casa pra ver se dava freio. De inicio, deu pra ver que o freio estava razoável, e logo depois fui andar no bairro.

    Caraca, o freio tá é bom pra kct!!! :lol: O pedal continua macio, mas é pisar um pouco mais fundo e ele tá travando (somente aas rodas traseiras). O freio tá muito bom, sem contar que o Jeep está mais "solto"...:grin:

    Mesmo depois de ter testado, eu estou pensando o porque do pedal ter ficado macio, pois ele sempre foi muito duro :shock:.

    Será que é só porque eu troquei as lonas??? :pensativo:


    :concordo: :concordo:
  • 09/05/2009, 20:48
    leopoldo
    se o jeep tem servo freio não pode sangrar pisando no pedal senão pode rasgar o diafragma do servo.

    se o jeep tem freio a disco e o cilindro mestre é pequeno (< 25mm de dia) cuidado ao sangrar pq o volume deslocado é pequeno e não tem volume em exagero no circuito traseiro para um belo jato de fluido de freio.

    pedal macio é um conceito a ser esclarecido - é suave e progressivo ou o pedal está mole ?

    alguma coisa pode ser lona ou pastilha com material "macio".
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