Powered by vBulletin

freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/08/2008, 11:29
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Grande Marcos ... essa estatística, infelizmente, não está certa, pois segundo o Berga, ele desistiu de usar esse sistema de freio traseiro por não funcionar em muitos casos opando por usar o mesmo sistema para os dois eixos e o freio de estacionamento no cardã.

Poizé... eu detesto estatística! foi mais no chutometro mesmo! rs

Citação:

Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    A idéia é interessante, mas acho que não é por aí, pois as pinças dianteiras são maiores que as traseiras, pois uso o sistema do Berga que emprega as pinças do Santana. De toda forma, por desencargo de consciência, vou testar.

Poize novamente... acho que embora a pinça seja "grande", pode ser que seja pequena PROPORCIONALMENTE ao cilindro mestre... quem sabe? Acho mesmo que se elas funcionarem quando vc desligar as dianteiras, OU vc pode montar o circuito traseiro no cilindro mestre dianteiro (maior) e o circuito dianteiro no cilindro mestre traseiro (o menor, aquele que fica mais perto do hidrovácuo), OU entao vc pode instalar uma valvula equalizadora de pressao entre os dois circuitos...

TEORICAMENTE, eu acho que instalar o circuito DIANTEIRO no cilindro mestre menor (aquele mais perto do hidrovácuo) e o circuito do freio traseiro no cilindro mestre maior (aquele mais na "ponta", mais para frente do jeep) é mais negócio, pois o cilindro menor produz maior pressao com a mesma força aplicada sobre ele e se ele for suficiente para atuar nas pinças dianteiras, vc vai freiar melhor com menor esforço....
  • 06/08/2008, 11:47
    Alessandro Henrique
    Nao sei se isso ja foi mencionado, em todo caso.... Certa vez tive um problema referente a frenagem que foi dificil de sanar. O problema estava em dois flexiveis que expandiam demais, diminuindo desta forma o volume de fluido para as pincas.

Sds.
  • 06/08/2008, 13:44
    Kim
    O freio, isso é um problema!!!!!

Bem, os flexiveis são importantes para verificação.

Se são novos, não custa observar, o problema que tive, foi obstrução dos mesmos.

Sobre a pinça do Kadette, os engeseiros tiveram problemas com a frenagem, devido à pequena área de superfície de atrito.

Cada 5000km havia necessidade de troca de pastilhas.

Sobre o problema que passei foi o seguinte:
    Aumentei a potência e peso do meu jipe, conseqüentemente, o freio ficou sub dimensionado.
    De posse de muitas informações, acabei por colocar uma pinça com pastilhas maiores e disco ventilado (pode-se usar o freio sem medo de "vidrificar" os discos), com isso consegui equilibrar o conjunto.

Por tudo que passei, informo o que deve ser observado.
    Diametro de cilindro mestre:
    Quanto maior o diâmetro, mais duro fica o pedal;
    Menor, mais suave fica o pedal, mais as vezes deve-se pisar duas vezes para segurar.

Diâmetro de cilindro de pinça:
    Quanto maior (ou soma dos dois lados da pinça), maior a eficiência da frenagem.

Diâmetro de cilindro de roda:
    É a mesma teoria das pinças, tanto que tem um pessoal de carro turbo que diminui o diâmetro dos cilindros para não travar as rodas traseiras em uma freiagem brusca.

Se quiserem mais informações, é sóacessar Bíblia do Carro, é em inglês, mais tem bastante figurinha para entender.

Abraços.

Kim.
  • 06/08/2008, 15:33
    Marcos ET
    Poizé Kim, este lance do diametro é só usar aquela veeeelha fórmula:
    P=F/A.... onde P= pressao, F= força e A= área....

Se a pressao de todo o circuito de freio é a mesma, entao:
    P=F/A do cilindro mestre = P=F/A do cilindro da pinça

OU SEJA:

F/A do cilindro mestre = F/A do cilindro de roda

Se nos interessa a Força que aplicamos sobre as pastilhas em relação a Força que aplicamos sobre o pedal, entao o "ideal" é a maior força nas pastilhas com a menor força no pedal de freio... ou seja, quanto maior a área (diametro) do cilindro mestre e quanto menor a área no cilindro de roda, OU melhor, quanto maior a diferença de diametro dos dois, menos força no pedal necessitamos....
  • 06/08/2008, 19:42
    Aurélio
    Opa.

Todas essas informações sobre cilindro mestre, flexíveis, instalação do circuito dianteiro x traseiro, foram observadas no Woody e, garanto, não há nada de errado que pudesse influenciar a frenagem.
    Fiz como o Marco sugeriu, desligando o sistema dianteiro e a frenagem ficou bem pior, mesmo a inversão foi feita, por desencarbo de consciência e não melhorou em nada. Vou tentar mesmo a pinça com área maior, pois quanto maior a área, maior o atrito.
    A propósito, segundo o Berga, os Troller tem o mesmo problema de frenagem no eixo traseiro e, ao que parece, segundo ele, a pinça é pequena.
    Assim que conseguir as pinças e instalar, aviso aos amigos.
    E obrigado pela força. :concordo:

Abs,
  • 07/08/2008, 14:33
    Marcos ET
    Cara... boa sorte... nao sei mais oq pensar sobre teu sistema de freios... aliás, no meu caso, eu uso discos (SBD) na dianteira e tambores (os cilindros de roda sao os dianteiros) na traseira com o cilindro mestre original e nao tenho doq reclamar.... freio de mao? meu sistema é no eixo cardan, muito mais eficiente. (só nao serve para dar "cavalo-de-pau" - rsrsrs)

Que tal se vc usar pinças dianteiras VW Golf, pinças traseiras VW Golf e cilindro mestre VW Golf ????
  • 07/08/2008, 14:38
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por Marcos ET
    Cara... boa sorte... nao sei mais oq pensar sobre teu sistema de freios... aliás, no meu caso, eu uso discos (SBD) na dianteira e tambores (os cilindros de roda sao os dianteiros) na traseira com o cilindro mestre original e nao tenho doq reclamar.... freio de mao? meu sistema é no eixo cardan, muito mais eficiente. (só nao serve para dar "cavalo-de-pau" - rsrsrs) Que tal se vc usar pinças dianteiras VW Golf, pinças traseiras VW Golf e cilindro mestre VW Golf ????

Obrigado, Marcos.
    As suas observações foram de grande ajuda, me obrigando pensar um pouco mais. :shock:
    Se as maledetas pinças do Tempra não resolverem, vou de pastilha de Kombi mesmo e freio de estacionamento no cardã. A propósito está usando o do Berga ou adaptou da Toyota Bandeirante?
    Abs,
  • 07/08/2008, 15:08
    Marcos ET
    Bandeirante? nao nao... meu sistema de freio de mao é original Willys mesmo... se vc tiver paciencia, pode encontrar alguns em Porto Real ou em Quatis, aih perto de onde vc esta (saindo de Barra Mansa, é antes de Resende)...
    Eu uso as pinças da Kombi na dianteira mesmo, a única alteração "diferente", foi que eu movi os cilindros de roda que ficavam no freio dianteiro (quando era a tambor) e passei para a traseira, tudo acionado, como ja falei, pelo cilindro mestre do jeep original... ah! lembrei de uma coisa interessante... como ultimo recurso, instala um tubo de ligação entre os dois circuitos, por exemplo, no cilindro mestre, geralmente cada pistao tem mais de uma saída.. entao, arruma uma maneira de ligar um circuito com o outro (uma saída na outra, por exemplo), anulando o efeito independente, e veja oq acontece....
  • 08/08/2008, 22:52
    felipemendes
    Aurélio,
    Estou com o mesmo problema. Mas a primeira coisa que notei é que não consigo sangrar direito as pinças traseiras porque as dianteiras "enchem" primeiro. Mas isso é só a parte fácil do problema. Acho que abrindo a sangria de uma das pinças dianteiras enquanto se sangra a traseira deve ajudar bastante, pois assim se consegue levar o pedal até o fundo. Ou seja, sangrar o sistema traseiro junto com o dianteiro. Ou vc pode levar em uma casa de freios onde tem aquele compressorzinho que empurra óleo em direção às pinças, com isso deve sangrar sem ter que pisar no pedal.

No meu caso (tudo igual ao seu: CM de F1000, pinças dianteiras de kombi e traseiras de kadett), tenho que resolver um problema antes, veja se vc não está com o mesmo problema: o disco não fica bem assentado no cubo, e fica "rebolando" quando a roda gira. Com isso, as pinças se afastam do disco, fazendo com que ele não encha. Isso além do óbvio desgaste excessivo de pastilha. Bote o jeep nos cavaletes, engate a primeira e veja se os discos estão bem assentados.

Quando eu conseguir resolver o problema, coloco aqui.
  • 10/08/2008, 14:31
    leopoldo
    isso tudo (do alainhamento) já foi comentado. O problema dele é não haver pressão suficiente.

Estamos num impasse, pois só indo lá na casa dele para observar tudo ..... e tentar achar uma solução.
  • 11/08/2008, 09:19
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por felipemendes
    Aurélio, Estou com o mesmo problema. Mas a primeira coisa que notei é que não consigo sangrar direito as pinças traseiras porque as dianteiras "enchem" primeiro. Mas isso é só a parte fácil do problema. Acho que abrindo a sangria de uma das pinças dianteiras enquanto se sangra a traseira deve ajudar bastante, pois assim se consegue levar o pedal até o fundo. Ou seja, sangrar o sistema traseiro junto com o dianteiro. Ou vc pode levar em uma casa de freios onde tem aquele compressorzinho que empurra óleo em direção às pinças, com isso deve sangrar sem ter que pisar no pedal.

Felipe,
    A sangria está sendo feita sem problemas e, além disso, por aqui na roça não temos essa facilidade do compressor para fazer a sangria.
    Citação:

Postado originalmente por felipemendes
    No meu caso (tudo igual ao seu: CM de F1000, pinças dianteiras de kombi e traseiras de kadett), tenho que resolver um problema antes, veja se vc não está com o mesmo problema: o disco não fica bem assentado no cubo, e fica "rebolando" quando a roda gira. Com isso, as pinças se afastam do disco, fazendo com que ele não encha. Isso além do óbvio desgaste excessivo de pastilha. Bote o jeep nos cavaletes, engate a primeira e veja se os discos estão bem assentados. Quando eu conseguir resolver o problema, coloco aqui.

O alinhamento está perfeito, pois já havia visto isso antes. O meu sistema não está usando as pinças da Kombi no eixo dianteiro e sim do Santana.
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    O problema dele é não haver pressão suficiente.

Leopoldo.

No sábado fui em outro mecânico, o Tom de Volta Redonda. Então, conversando sobre o problema resolvemos testar o conjunto servo/cilindro mestre da Blazer. Tudo instalado fomos aos testes e não é que melhorou muito o freio. :concordo:

Bem, isso posto, temos que o problema é mesmo pressão. Mas como não ficou cem por cento, na opinião do Tom, a pinça do Santana no eixo dianteiro pode não estar sendo suficiente para frear o meu Jeep. Então substituiremos o conjunto dianteiro pelo sistema com pinça da Kombi e manteremos a pinça do Kadet no eixo traseiro.

Quando voltar do trabalho, faremos a substituição definitiva que, acredito, resolverá de vez o problema.

A titulo de comentário, além do conhecimento, Tom tem uma boa vontade ímpar e isso não tem preço, pois ele fez - e desfez - a instalação só mesmo para testarmos o funcionamento com esse servo/cilindro mestre sendo retirada em seguida, pois o conjunto é do Jeep dele!

E, mais uma vez, agradeço a todos pelas valiosas opiniões aqui postadas.

Abraços animados,
  • 11/08/2008, 10:18
    Marcos ET
    Aurélio, bom dmais vc estar conseguindo arrumar esta "zica" com o freio!
    Qdo eu for até Floriano, vou ver se procuro este "Tom" para conhecer a oficina dele...

Sabe, desde que o pessoal começou a falar dos kits "Ultra Berga Disk" eu nao coloquei muita fé no sistema com apenas uma pinça de santana por roda (*tá bom, aquele com duas pinças eu acho legal)... MAS, como tem muita gente usando, resolvi ficar calado... Eu acho mesmo que as peças para jeep nao devem vir de carros de passeios, mas de utilitários ou pick-ups por terem uma concepção mais robusta (isso vale também para os SETORES DE DIREÇÃO VW)...

Pinça da Kombi nao é o "máximo da eficiencia", mas pelo menos é de um veículo que carrega em seu projeto a intenção de transportar cargas de até 1.000 (aih, se eu estiver errado, me falem), sendo "satisfatória" a sua eficiencia...

Interessante, eu tinha pensado (e postei aqui) que se vc colocasse uma pinça maior na frente, provavelmente iria melhorar a frenagem... rs só espero que isso aumente a eficiencia nos freios traseiros... pois colocar pinças maiores na frente, pode melhorar a impressao de frenagem pq as rodas dianteiras estao "pegando" mais... porém, lembre-se sempre de testar os traseiros, que sao seu real problema ok?

Heita Barra Mansa... ainda existem aqueles bichos-preguiça lá na praça???
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:45.