Powered by vBulletin

freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 16 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 67891011121314151617181920212223242526 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/05/2008, 14:35
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    É tanta gente expondo problema de freio ao mesmo que dá nó no cérebro.

    Opa.
    Verdade. :putz:

    Citação:

    Aurélio, vc constatou que se vc levanta as rodas traseiras no cavalete e pisa no freio, o freio das rodas traseiras não funciona ?
    Isso mesmo, Leopoldo

    Citação:

    os cilindros de roda sangram ? se vc abre o sangrador e pisa no freio a pressão chega lá ?? se chega o sagrador só deixa vazar ou sai um belo jato de fluido de freio?
    Os cilindros sangram sim, mas sem pressão, ou seja, sem jato.

    Citação:

    caso não tenha pressão, abra uma a uma: a tubulação do cilindro de roda, do cotovelo, da onecção com o flexível ... vai subindo até chegar no mestre. E chega no mestre e descobre que não tem pressão lá, ou o mestre ainda não sangrou, ou o mestre tem defeito.
    O cilindro mestre, apesar de novo eu abri e segundo o meca está tudo normal, sem problemas.
    Pensei que a haste pudesse estar sem folga, forçando o mestre, mas também não está.
    Então, resta-me fazer como disseste, abrir desde a tubulação do cilindro da roda até chegar ao mestre e ver se tem restrições.
    Sexta-feira vou ao meca e tentar isso.
    Só não entendi o "sangrar o mestre". Não basta sangrar pelas pinças? Como é isso?
    De toda forma, mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e atenção. :concordo:

    Abraços
  • 21/05/2008, 21:53
    leopoldo
    Sangrar o mestre é a 1º operação que vc faz, antes de conectar a tubulação.

    2 pessoas trabalhando: uma pisa no freio e a outra faz o papel de sangrador no furo do mestre (onde rosqueia a tubulação) . Não precisa abrir uma fresta com a ponta do dedo no furo do mestre. A pressão é suficiente para forçar a passagem por sí só.

    Normalmente, depois de 2 boas pisadas sai um belo jato em leque entre o seu dedo e o furo no mestre.

    Ai você conecta a tubulação. Se vc não faz issó é possível ter uma boa bolha de ar no sistema.

    Agora, é o seguinte: não exclua a possibilidade do servo estar com uma gaxeta interna detonada e não está criando pressão na câmara.

    Cuidado que alguns fluidos de freio são bem combustíveis (também não são comestíveis), irrita os olhos se espirrar neles e dissolve algumas pinturas.
  • 08/06/2008, 10:55
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Sangrar o mestre é a 1º operação que vc faz, antes de conectar a tubulação. (...)Ai você conecta a tubulação. Agora, é o seguinte: não exclua a possibilidade do servo estar com uma gaxeta interna detonada e não está criando pressão na câmara.

    E a saga continua. :evil:

    Depois de seguir as orientações do Leopoldo - sangrar e verificar o mestre, testar cada trecho do sistema - e verificar que não há obstrução ou retenção, pois fluído chega com pressão ao último trecho do circuito traserio, chegamos à pinça, ou seja, o problema está nela.
    Daí, fiz um teste, instalando uma pinça da pampa e depois, não satisfeito, uma pinça do freio traserio da Ducato e ambas funcionaram, ou seja, o fluido chega às rodas traseiras com pressão e volume suficientes.
    Então, o meca desmontou as pínças que, repito, são novas, para verificar possível obstrução. Não encontramos absolutamente nada de diferente, inclusive os pistões funcionam quando acionamos com a mào o sistema de freio de estacionamento.
    Daí, mais uma vez, pergunto aos amigos: o que pode ser? Essa pinça do Kadet tem algum, digamos, macete, ou trava, ou sei-lá-o-que :mrgreen: que pode impedir seu funcionamento? Ou requer pressão e volume de fluído maiores do que o disponível no sistema (servo e mestre da F1000)?

    Abraços
  • 08/06/2008, 11:45
    leopoldo
    Eu desconheço qualquer característica de travamento.

    Agora, o cilindro merstre da F1000 tem o maior diametro que eu conheço, portanto, tem a menor pressão de operação, mas o maior volume deslocado. Necessita um bom servo ou uma pinça bem grandinha.

    Obviamente pinça de kadett e cilindro de F-1000 podem não ser o casamento perfeito.

    As considerações são as seguintes, uma vez que vc testou e não há restrição, entupimentos ou travamentos, uma vez que vc avaliou qualitativamente, vamos procurar pêlo em ovo, fazendo medições, a avaliação quantitativa:

    1- falta de fluido suficiente (volume) oque não deveria ser possível pelo volume deslocado pela pinça da F-1000, mas vc poderia medir o volume deslocado na camara 1 e depois da camara 2 do mestre: solta a tubulação pega uma seringa, tira o embolo, alguém pisa e vc colhe e mede o volume da 1º, fecha a tubulação e mede a 2º, só para comparação da 1º e da 2º. Anota. Depois vai lá na roda traseira, na conecção com T, solta e mede o volume deslocado numa pisada equivalente. volume igual ? OK. Volume menor .... tem algum problema.

    2- falta e pressão suficiente, bom, aí só fazendo o ultimo teste: conectar um manômetro na saida do mestre e medir a pressão quando pisa-se nele na camara 1 e na 2, para comparação. Anota. Repete a medição na conecção do T. Se há a mesma pressão, indiscutívelmente o problema está na pinça.

    3- Vc falou que não tem válvula proporcionadora no circuito traseiro ..... tem certeza que não foi instalada no mestre nem no T do circuito traseiro???? parece valvula montada ao contrário.....
  • 08/06/2008, 15:45
    Santoro
    olha so , eu tenho no meu carro o sistema f1000 pinças de kadet na traserira, e n apresento problema nenhum na frenagem , na dianteira tenho as da kombi, na parte de tras tem uma valvula equalizadora do escort se n estou enganado .
  • 05/08/2008, 13:38
    Aurélio
    Atualizando a saga.

    Depois de revisar absolutamente tudo e não encontar problema algum, parti para uma solução radical. Troquei os discos, substituindos-o por um de maior diâmetro, mantendo porém a mesma pinça, pois não quero abrir mão do freio de estacionamento.
    A idéia é que com a mesma força aplicada nas pastilhas, mas com um braço de alavanca maior a resultante seria uma frenagem mais eficaz.
    Então, construí uma chapa para adaptar o suporte do sistema de freio dianteiro da SDB à pinça do Kadet, desbastei o disco em 1,5mm, instalei tudo, sangria feita e.....não pára! Incrível!
    Até melhorou, mas aquela frenagem de arrastar pneu, não acontece.

    Resumo da ópera. Essa pinça pode até funcionar em outras viaturas, mas no meu Jeep não tem jeito.

    Estou pensando agora em instalar a pinça do Golf que, me disseram, é maior do que a do Kadet.
    Alguém aí sabe dizer se é mesmo maior?

    Abraços
  • 05/08/2008, 19:10
    Aurélio
    Complentando o tópico acima (já que não consigo edita-lo) outra opção seria a pinça traseiro do Tempra.
    Então, a pergunta aos amigos é: Dente essas pinças, do Golf e do Tempra, qual delals é maior que a do Kadet?
    Abs,
  • 06/08/2008, 01:28
    GBarros
    Citação:

    Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Complentando o tópico acima (já que não consigo edita-lo) outra opção seria a pinça traseiro do Tempra.
    Então, a pergunta aos amigos é: Dente essas pinças, do Golf e do Tempra, qual delals é maior que a do Kadet?
    Abs,

    Aurélio, as duas são muito semelhantes (tempra e golf). O problema é que os encaixes dos parafusos, não cabem, por exemplo, em um kit desenvolvido para a pinça do kadet (já era de se esperar), mas nada que um torneiro não alinhe os orificios para a fixação da mesma. E as duas, por se parecerem muito, são maiores que a do kadet/monza. Falo isso porque existe uma pinça de kadet/monza, que são menores, e não apresentam freio de mão embutido. Abra o olho, pois todos os detalhes são importantes pra montar um sistema legal de freio.
  • 06/08/2008, 09:36
    Marcos ET
    Aurélio, blza?
    Meu amigo, me fala uma coisa, se vc tá achando que as pinças do Kadet nao estao funcionando pq elas nao "enchem" totalmente os atuadores, entao acho que se vc colocar pinças maiores vai piorar o problema... será mesmo que vc nao encontra OUTRAS pinças IGUAIS (outras do Kadet) para testar se o problema nao está nelas? Preocupa-me vc ir aumentando cada vz mais as pinças trazeiras, principalmete pq daqui a pouco elas estariam com capacidade de frenagem muito superior às dianteiras, assim, se "um dia" vc escobre que tem algo errado em outra parte da instalação do seu jeep, vai ter que trocar tudo novamente... pois a cada frenagem, um cavalo-de-pau ia ser dado!
    Se em 99,9% dos casos, a pinça do Kadet serve nos jeeps (0,01% é vc.. rs), entao o problema nao é no dimensionamento desta pinça, mas em algum DEFEITO, ou nela, ou no circuito.... entao, trocar esta pinça por outra maior nao seria a saída adequada, nao concorda? melhor seria testar outras pinças iguais...
  • 06/08/2008, 09:48
    Marcos ET
    OU...
    Acaba de me ocorrer outra coisa... (tomara que eu nao esteja falando besteira)

    Aurélio, vc falou que o seu sistema é em "T" correto? bom, se for, vamos a algumas considerações:

    1. Segundo citação do Leopoldo (nao me lembro em qual tópico, nem em que ano... rs) o cilindro mestre DUPLO (bom, acho improvável que vc esteja usando um cilindro simples) tem duas capacidades volumétricas diferentes... o pistão de trás desloca menos fluido porque tem aquela vareta que liga ele ao primeiro pistao (o da frente) do sistema, ok?
    2. O tamanho da pinça dianteira deveria ser MAIOR que as da traseira, pois cabe a elas o trabalho de maior frenagem, ok?

    ENTAO, se vc instalou pinças "menores" na frente (proporcionalmente), pode ser que elas alcancem o disco muito antes (pois tem um volume menor que o ideal, "enchendo" mais rápido), impossibilitando que vc pise mais "fundo" para que as pinças de trás consigam chegar no disco...

    Quer testar? desliga os dianteiros e pisa no freio... veja se as pinças do Kadet que estao atrás funcionam...
  • 06/08/2008, 11:18
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET
    Aurélio, blza? Meu amigo, me fala uma coisa, se vc tá achando que as pinças do Kadet nao estao funcionando pq elas nao "enchem" totalmente os atuadores, entao acho que se vc colocar pinças maiores vai piorar o problema... será mesmo que vc nao encontra OUTRAS pinças IGUAIS (outras do Kadet) para testar se o problema nao está nelas? Preocupa-me vc ir aumentando cada vz mais as pinças trazeiras, principalmete pq daqui a pouco elas estariam com capacidade de frenagem muito superior às dianteiras, assim, se "um dia" vc escobre que tem algo errado em outra parte da instalação do seu jeep, vai ter que trocar tudo novamente... pois a cada frenagem, um cavalo-de-pau ia ser dado!
    Se em 99,9% dos casos, a pinça do Kadet serve nos jeeps (0,01% é vc.. rs), entao o problema nao é no dimensionamento desta pinça, mas em algum DEFEITO, ou nela, ou no circuito.... entao, trocar esta pinça por outra maior nao seria a saída adequada, nao concorda? melhor seria testar outras pinças iguais...

    Grande Marcos,

    As suas considerações procedem, mas...examinei e reexaminei tudo o que é possível de se examinar no sistema de freio. Testei inclusive o funcionamento do sistema com outras pinças e está tudo ok. As pinças são zeradas e defeito em duas ao mesmo tempo é muito improvável.
    O problema não é nos atuadores, pois eles estão funcionando a contendo. E para tirar de vez a dúvida, instalei o freio de estacionamento e com ele atuado, ou seja, o cabo esticado e as pinças mais do que enconstados no disco, o jeep não pára em descidas mais íngremes.
    O que melhorou foi instalar um disco maior no eixo traseiro, mantendo a pinça do Kadet. Ou seja, para a mesma força empregada, o trabalho passou a ser maior e com isso a frenagem melhorou um pouco.
    A idéia então é aumentar um pouco mais a área de contato, nada exagerado. Então, pesquisando os tamanos das pastilhas do Kadet, Golf e Trempra descobri que as áreas são respectivamente, em mm2, 3947,84, 4612,88 e 5824,96, sendo a do Tempra, mais comprida, possibilitando abranger quase o comprimento total do disco, pois é 3,2mm menor em relação à pastilha da Kombi.
    E essa estatística, infelizmente, não está certa, pois segundo o Berga, ele desistiu de usar esse sistema de freio traseiro por não funcionar em muitos casos opando por usar o mesmo sistema para os dois eixos e o freio de estacionamento no cardã.


    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET
    OU...Acaba de me ocorrer outra coisa... (tomara que eu nao esteja falando besteira) Aurélio, vc falou que o seu sistema é em "T" correto? bom, se for, vamos a algumas considerações:
    1. Segundo citação do Leopoldo (nao me lembro em qual tópico, nem em que ano... rs) o cilindro mestre DUPLO (bom, acho improvável que vc esteja usando um cilindro simples) tem duas capacidades volumétricas diferentes... o pistão de trás desloca menos fluido porque tem aquela vareta que liga ele ao primeiro pistao (o da frente) do sistema, ok?
    2. O tamanho da pinça dianteira deveria ser MAIOR que as da traseira, pois cabe a elas o trabalho de maior frenagem, ok?
    ENTAO, se vc instalou pinças "menores" na frente (proporcionalmente), pode ser que elas alcancem o disco muito antes (pois tem um volume menor que o ideal, "enchendo" mais rápido), impossibilitando que vc pise mais "fundo" para que as pinças de trás consigam chegar no disco...
    Quer testar? desliga os dianteiros e pisa no freio... veja se as pinças do Kadet que estao atrás funcionam...

    Opa.
    A idéia é interessante, mas acho que não é por aí, pois as pinças dianteiras são maiores que as traseiras, pois uso o sistema do Berga que emprega as pinças do Santana. De toda forma, por desencargo de consciência, vou testar.

    Abs,
  • 06/08/2008, 11:22
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por GBarros
    Aurélio, as duas são muito semelhantes (tempra e golf). O problema é que os encaixes dos parafusos, não cabem, por exemplo, em um kit desenvolvido para a pinça do kadet (já era de se esperar), mas nada que um torneiro não alinhe os orificios para a fixação da mesma. E as duas, por se parecerem muito, são maiores que a do kadet/monza. Falo isso porque existe uma pinça de kadet/monza, que são menores, e não apresentam freio de mão embutido. Abra o olho, pois todos os detalhes são importantes pra montar um sistema legal de freio.

    Opa.
    Obrigado pela preocupação, mas estou atento.
    O que fiz, com ajuda de um super torneiro, foi uma placa para ligar o suporte para a pinça da Kombi à pinça do Kadet. Ficou seguro, sem problema algum.
    Então, com uma pinça do Tempra, que tem as pastilhas maiores do que a do Kadet e do Golf e com o molde já pronto, bastará reposicionar os furos que pegarão nessa nova pinça, pois a furação para o suporte já está pronta.
    Abs,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 16 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 67891011121314151617181920212223242526 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:13.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy