depende do vacuo do coletor
depende do dia do pneu
depende do peso do jeep
depende do tipo de pastilha
exemplo: O meu era bom no CJ5. Agora, no CJ6 com 2 toneladas... ficou não tão bão!
Não existe mais o hidrovácuo. O nome certo é: Servo.
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depende do vacuo do coletor
depende do dia do pneu
depende do peso do jeep
depende do tipo de pastilha
exemplo: O meu era bom no CJ5. Agora, no CJ6 com 2 toneladas... ficou não tão bão!
Não existe mais o hidrovácuo. O nome certo é: Servo.
Pessoal apenas explicando o 1,2mm eu considerei o deslocamento total da pinça, ou seja teriamos 0,6mm de deslocamento para cada pastilha o que náo é muito, pois temos que considerar o afastamento ( é minimo mais existe ) mais o quanto o material da pastilha irá ser comprimido durante a frenagem ( é minimo tambem ),mais as folgas do sistema como um todo, somando tudo deve ficar próximo de 1mm, e esta foi uma das considerações de calculo, se quiser colocar menos folga podemos considerar o que ira mudar é o volume necessário para preencher as pinças do freio que será menor, mais a condição continua critica, ou seja o cilindro mestre do opala desloca 9,96ml e os 4 cilindros de roda requerem algo muito próximo disso o que não é sufuciente em 1 bombada, precisamos colocar o fator de segurança pois 2 bombas significa maior tempo para começar a frear o que em determindas situações é risco alto de acindente.
Leopoldo entendi seu ponto de vista e sempre vou respeita-lo pois seu conhecimento é muito importante para todos, apenas queria mostrar que um dos parametros do projeto pode estar errado ( cilindro mestre), assim quanto mais potenciais causas a serem investigadas maior é a probabilidade de se encontrar a solução.
Certo Chapolin,
Mas não se esqueça que mesmo no uso continuo de pastilha, a pastilha avança e permanece lá, na mesma posição avançada e a folga sempre é mínima. É de décimos em cada lado.
A pastilha avança sempre e fica.
A preocupação sempre é uma motagem com defeito, leve ou catastrófica próxima a acontecer.
Por isso, o freio a disco tem uma característica muito interessante:
Qualquer problema de folga de rolamento ou cubo .... ele começa a indicar com pedal baixo.
Leopoldo, em um post anterior, tive a impressão que servo de kombi+cilindro mestre de kombi+lonas originais ficaria bastante "bruto" a ponto de descolar os ossos ?
Afinal é o que pretendo montar !
caso permaneça com sistema de lonas nas rodas, sim.
Cuidado para não perder o controle. Mas já fica mais seguro só de ser mestre duplo.
Vc pode ajustar depois colocando cilindro mestre com dia maior para diminuir a pressão dos sistema, ou usando um servo mais fraquinho.
O duro é que no catalogo da TRW não vem mais a relação de pressão listada por servo.
OK, então seria interessante procurar um cilindro mestre (com duas saidas por questão de segurança, para montar um circuito cruzado) que tivesse um diametro muito proximo do original e que pudesse ser montado com servo freio. Certo ?
Sugiro que leiam isso http://www.trw.com.br/treinamento/ap...dro_mestre.pdf .
Grande Sandro Tannuri!
Teria o endereço para eu conseguir a apostila completa, achei interessantissimo o material.
Abraços.
Kim.
http://www.trw.com.br/pt/apostilas.asp
Me parece que esta é a fonte das apostilas
Obrigado Sandro !
é esse site mesmo.
tem isso tudo:
http://www.trw.com.br/pt/apostilas.asp
e mais isso:
http://www.trw.com.br/pt/catalogo.asp
vão ficar mais de um mes lendo isso tudo !
Bom Dia Leopoldo ! Não dorme ?
Alguns links estão quebrados....bem os que falam sobre freio a tambor, valvula reg de pressão,
Pelo que li a TRW recomenda um sistema de freio dianteiro/traseiro. O que aconteceu com o sistema cruzado ? Na velha Brasilia era cruzado ! Vejo que cada cilindro mestre é especifico, ou cruzado ou traseiro/dianteiro.
Tens o link para aquele topico em que voce ensinava a fazer o flangeado duplo ? Muito importante nesta hora !
Pelo que li a TRW recomenda um sistema de freio dianteiro/traseiro. O que aconteceu com o sistema cruzado ?
Se a linha VW é a unica que usa, pode ser detentora de algum direito ... patente. Não sei se é isso. MAs cada fabricante faz, testa, atesta, acerta a produção e ... pronto. Pode ser também por economia. O sistema em X é mais caro.
E a meta de toda fabricante é tranformar aquilo que produz no mais barato possível e ao mesmo tempo esfolar o cliente o máximo possível.
É por isso que cada vez mais os carros são plasticos e cada vez mais vc necessita aprender a escolher melhor aquelas 6 dezenas.
Flangeamento duplo saindo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3762