Amigo junior, é verdade, quando quebra o caninho de freio fica sem freio. MAs hj ja vou arrumar la no runoval, domingo vamos denovo, abraços
Versão Imprimível
Andei comprando pastilhas de freio hoje mesmo .. aproveitando questionei sobre a pastilha ser dura ou não. Tinha da Fras Le - que me disseram ser dura. E que a SYL seria mais macia. Ambas são primeira linha. A diferença entre a "dureza" delas seria a marca mesmo .. segundo o vendedor!!
OBS.: Não testei pra ver se realmente é mais macia.
Faloow!!
Gente, quero deixar a minha duvida que está me deixando louco a alguns dias em relação ao freio que estou tentando montar em meu jipe. Coloquei pedaleira do opala, cilindo mestre e servo freio também do opala. Na frente, coloquei as pinças da kombi, e atrás coloquei as pinças do Tempra. O problema é que ao acionar o pedal de freio, com o motor desligado, o pedla apresenta uma pressão até boa, de como estaria se fosse normal com o motor ligado. Mas quando o motor é ligado, além de o pedla abaixar muito na pisada, ele não volta como devia, além de travar as pinças traseiras. Gostaria de saber aonde estou errando, pois além de estar tentando aprender sobre isso, já tentei várias formas de diminuir a pressão nas pinças traseiras, com valvulas redutoras de pressão. Fui em uma loja perto de minha casa e o cara me sugeriu colocar o sistema em "X", já que o mesmo está em "T". E tentar descobrir se o problema é nas pinças ou no sistema que antecede as mesmas. Outra coisa: alguem saberia me dizer um cabo de freio de mão que fosse adaptável a essa pinça, e que fosse num preço acessivel, pois o original do tempra custa 70,00!:shock:
Quando a pinça trava, é bem possível que vc NÃO tenha deixado a folga especificada entre a vareta e o cilindro mestre, OU ... dependendo da valvula que vc colocou para o sistema de freio traseiro, não é uma proporcionadora e sim de retenção parcial de pressão.
Eu usei o cabo do freio de mão do escort, é barato e a regulagem e na propria capa do cabo, muito facil.
aurelio,eu tambem tô na roça, eu achei as pastilhas mais macias sendo as originais da marca, ou seja pagando mais caro na concessionaria, dianteiro na vw original e traseira na chevrolet, pinça dianteira kombi e traseira vectra. no inicio do tópico dei minha opniao inclusive com meu carro de passeio, só aceitar pastilha original e no jeep foi a mesma coisa, pago om certeza e sem tristeza o dobro do preço sem problemas para ver meus carros frearem! repito "ECONOMIZAR EM FREIOS É DESPERDIÇAR EM SEGURANÇA".
bastante afastado do forum por falta de tempo
Nao seria possível um problema no servo? Quando o motor é ligado, o vácuo auxilia na frenagem além do necessário e depois nao retorna à posição original? Se o sistema "tem uma pressão até boa, de como estaria se fosse normal com o motor ligado", pode ser que ao ligar o motor, o servo "exagere" a coisa, dificultando a liberação do sistema por completo.... na opinião de quem nem usa servo no freio do jeep (questoes filosóficas impedem este tipo de adaptação na minha viatura), acho que pode ter um problema aih, no servo.....
Leopoldo, quando eu comprei o servo freio com o cilindro mestre do opala, veio um tipo de espaçador que fica entre o servo freio e o suporte que vai na parede corta fogo. Tirei ele pois achei que o problema poderia estar entre a pedaleira e o servo freio. Naõ adiantou nada, até porque quando desmontei o ciclindro mestre do servo freio vi que os sistemas são independentes. Fiz a burrice de mecher naquele parafuso de regulagem do cilindro mestre, o que fez frear apenas as rodas da frente, e depois só as de trás, mas depois consegui colocar na posição certa. Bem, se o problema estiver entre o cilindro mestre e o servo freio, como vou fazer para que essa distancia seja respeitada, pois não tem jeito de mexer nessa distancia, ou tem, a não ser que mexa naquele parafuso de novo, e eu não to afim de fazer isso de novo. Me ajuda aí galera, tá faltando só isso pra rodar com a viatura recém reformada! Obrigado! Ha, e outra. a válvula eu tirei de um sistema do opala original, mas vou comprar outra. Pode ser que esta esteja danificada. Alguem aconselha uma outra, ou uma melhor, que seja indicada pra tal finalidade? O sistema em "X" modificaria ou me beneficiaria em alguma coisa?
pois é ... aquele parafusinho na frente da vareta ... é aonde vc não devia ter "regulado".
se travava um ou outro par de rodas era problema de sangria de servo e de pinça e não o parafusinho.
vc vai ter que regular sim aquele parafusinho de novo.
Aquele parafusinho regula a folga. Sem folga, a vareta está pessionado o mestre e não deixa o fluido de freio retornar.
Então vc tem 3 problemas: falta de folga, pistão do circuito traseiro muito avançado e desregulagem do mestre como um todo.
O espaçador entre a parede de fogo e o servo nada tem a ver pois é só para prover posicionamento e espaçamento adequado em um veículo X e em geral é aproveitado para não fazer gato (cortes e soldas) na vareta traseira até o pedal ou a pedaleira.
Amigos, o que vc´s podem dizer em usar o cilindro mestre e hidrovácuo do corsa, pedaleiras do opala, disco ventilado da F1000 e pinças do vectra, será que funciona? vlw, obrigado
Leopoldo e amigos,
Identifiquei o problema de frenagem no meu Jeep.
Testando o funcionamento, isolei o circuito traseiro e o freio se comportou da mesma maneira, donde concluímos que o freio traseiro não pega. Depois, para confirmar, reinstalei a tubagem no sistema traseiro, fiz a sangria, ligamos o motor, pisei no freio e...giramos com as mãos a roda traseira !!!
A pergunta é: o que poderia estar causando isso?
Lembrando, novamente, que é tudo novinho em folha.:evil:
Abs,
É tanta gente expondo problema de freio ao mesmo que dá nó no cérebro.
Aurélio, vc constatou que se vc levanta as rodas traseiras no cavalete e pisa no freio, o freio das rodas traseiras não funciona ?
Se for isso, começe pelo seguinte:
os cilindros de roda sangram ? se vc abre o sangrador e pisa no freio a pressão chega lá ?? se chega o sagrador só deixa vazar ou sai um belo jato de fluido de freio ?
Sem tem jato, a pressão chega lá ... o problema está do espelho para a panela.
Se não tem jato, pode ser cotovelo, flexível de freio até o cilindro mestre.
caso não tenha pressão, abra uma a uma: a tubulação do cilindro de roda, do cotovelo, da onecção com o flexível ... vai subindo até chegar no mestre.
SE chega no mestre e descobre que não tem pressão lá, ou o mestre ainda não sangrou, ou o mestre tem defeito.