Leopoldo,
Qual seria o procedimento correto a ser utilizado para se sangrar o jeep com servo freio?
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Leopoldo,
Qual seria o procedimento correto a ser utilizado para se sangrar o jeep com servo freio?
ao sangrar no pedal, não pode pisar até o fundo (muito muito cuidado) , ou usa o método por gravidade (dorme em baixo do jeep), ou usa bomba de vácuo (essa é mais rápida e funcional)
Bom ! O JEEP JA ANDA ! E FREIA !
Depois de estudar o problema dos canos de aço x cobre defini que só iria colocar cobre em ultimo caso.
Procurei em curitiba todos os mecanicos possiveis, mas ninguem se dispos a fazer em aço ! Diziam que a flange é impossivel de ser feita e que o cano vinca e quebra nas curvas com muita facilidade.
A solução que adotei foi a seguinte:
Comprei aqui em curitiba, na jipepar, os canos de aço ja prontos, com as flanges duplas e com as porcas nas pontas.
As medidas foram as indicadas pelo marco da jipepar.....
2 canos de 0,75m para o eixo traseiro
1 cano de 2m para ligar o eixo traseiro no cilindro mestre
1 cano de 0,6m para ligar o cilindro mestre no eixo dianteiro (atraves do flexivel)
1 cano de 0,2m do te do eixo dianteiro para a roda esquerda
1 cano de 0,75m do te do eixo dianteiro para a roda direita
Estes canos tem para vender na donatti tambem e achei a http://www.azevedotubos.com.br/catalogo.htm que pelo jeito faz estes canos e os flexiveis....só não liguei para la para ver se vendem direto para pessoa fisica.
Bom, ai vem as considerações:
os canos do eixo traseiro poderiam ser de 0,7m pois sobrou um pouco e tive que fazer uma curvinha tipo "rabo de porco" para gastar cano, mas nada tão terrivel. Quem tiver um flutuante da ensimec, o cano de 0,75 deve ficar perfeito.
o cano comprido, que vem de tras e vai para o cilindro mestre, ficou um bocado comprido, sobrou uns 25cm para ligar no cilcindro mestre que esta no local original. No caso de usar servo com pedaleira suspensa, acho que um cano de 2,3m deva ficar bom.
o cano de 0,6m que vai do cilindro mestre para o flexivel dianteiro, ficou perfeito com a caixa de direção original no lugar....que tenha uma direção hidraulica ou com servo e pedaleira suspensa, vai ter que reavaliar esta medida
o cano de 0,2m ficou enorme....o ideal seria um caninho de 0,1m....mas este ninguem tem ! Ai tive que fazer o tal rabo de porco novamente
o cano de 0,75m para o eixo dianteiro ficou um pouco curto talbes 0,85 ficasse melhor para fazer umas curvas mais proximas da bola do diferencial.
Fora isto as arruelas de aluminio (diametro interno de 11mm) para vedar os flexiveis nos cilindros de roda que foram um s@co para conseguir....
Fixei tudo no eixos para não ficar balançando e forçar as roscas, mas para isto, antes coloquei um pedacinho de mangueira de freio (daquelas transparentes) para o cano de freio não ficar roçando nos eixos.
Tive que comprar a chave de boca especifica para freio para não triturar as porquinhas dos canos e que tambem facilita muito a montagem.
Levando tudo isto em consideração e levando em conta os preços que vi e que os DIC3 me informou da
reforma de freios que ele tambem esta fazendo, somando ai a dificuldade de conseguir as peças certas aqui em curitiba,
chego a conclusão que a diferença não é grande se comparo o circuito de cobre que consiste em comprar todas as peças, varios metros de cano de cobre, todas as conexões, flangeador e assim vai..
ja o sistema de aço que é recomendado pelo fabricante e pelo Leopoldo, simplifica as coisas, mas ha de se estar preparado para perder um cano ou dois por falta de pratica ao dobrar, por isso comecei pelos canos mais curto, assim o prejuizo fica menor.
O segredo para dobrar os canos (sem ter o alicate dobrador) foi passado pelo marco da jipepar, é rustico mas funciona muito bem.....arrumar dois ou tres martelos, de tamanhos diferentes e dobrar os canos forçando por cima do cabo com as mãos mesmo, assim evita vincar o cano, coisa que é irreversivel ! Desdobrar o cano sempre é possivel, mas ele vai virando uma minhoca com o tempo....
Em seguida posto as fotos da obra
Eu refiz a parte dianteira dos meus freios esse final de semana. Seguindo o a orientacao do Anderson percebi que assim que a suspensao baixasse o feixe de molas poderia esmagar os tubos. Refiz toda a dianteira e pra minha felicidade nenhum vazamento ocorreu (aos poucos a gente pega as manhas de fazer os nipples). Aproveitei pra fazer a troca de um flexivel que estava um pouco duvidoso.
O freio ficou ainda melhor, só é preciso atencao pra nao colar a cara no parabrisa.
Gostaria de aproveitar o tópico, e pedir uma dica.
Vou colocar um kit de freio na dianteira a disco, tô pensando em comprar o da garra (não sei que disco utilizam), de disco simples mesmo e pinça da kombi, a priore estava pensando em comprar o kit ventilado, mas como tem que usinar o munhão, achei melhor não.
E continuarei com o sistema original na traseira, então a minha pergunta é, terei algum problema? ou seja, o meu CJ não tem a válvula controladora da traseira, pois acredito que nos CJ isso era compensado com o diâmetro dos cilindros auxiliares (estou certo?), então a minha dúvida é se colocando esse kit de discos na dianteira, precisarei colocar essa válvula? De que carro seria?
Até onde sei, os carros modernos tem uma válvula, mas é controlada pelo peso da traseira, estou certo? É essa válvula aí? terei que fazer um gabarito se for esta aí!!!!
Só lembrando que utilizo o cilindro e hidrovácuo do opala!
Leopoldo saberia informar o diâmetro desse cilindro mestre?
Abraços e semana que vem começa o desembolso!!!
Boa tarde prezado ! minha exposa colocou o freio a disco na dianteira do CJ58, não sei a marca porque ela combinou com mecânico sozinha, se quiser eu pergunto, mas foi sem válvula dosadora ou parcializadora, não sei o nome, e sem hidrovácuo ! ficou ótimo, teve uma pequena interferência da roda ( aro 15 ) com a pinça ( tava pegando ) mas o mecânico deu uma esmerilhada na pinça e resolveu :concordo:
Em tempo : Na traseira dela, digo, do Jeep dela, continua à tambor . . .
Eu quero!!!!!!!
Quero colocar freio a disco somente na dianteira, e manter as lonas na traseira, e gostaria de ver se fica bom mesmo não empregando o servo freio.
Jacimar....3 perguntas:
1- Qual o cilindro mestre?? Já possuo instalado o da D20
2 - Qual a pinça e disco empregados??
3 - Qual o seu motor?? apenas para comparar o peso na roda dianteira dos nossos veiculos.
Logicamente é muita bobagem colocar valvulas reguladoras de pressão, pois a função dela é reduzir a pressão nas rodas traseiras, para que o freio funcione com maior intensidade na dianteria, caso contrario sempre que vc usasse o freio daria "cavalo de pau". Como o freio a disco é muito mais eficiente, não há perigo do o freio traseiro ficar melhor que o dianteiro, inclusive penso em usar os cilindros de rodas da dianteira na traseira, para melhorar ainda mais o freio traseiro, e mesmo assim acho que não haverá necessidade de se reduzir a pressão no freio traseiro.
valeu!!!
Pablo, se o seu conjunto de freios é original (cilindro mestre simples do jeep, pedaleira embaixo), então é só trocar pelo kit e sair aindando... nao vai dar problema. (uso o meu assim a anos!)
Se nao é original, daih vc tem que passar para o pessoALL qual o cilindro mestre q vc usa, e se tem mais alguma adaptação...
boa sorte!!
Boa tarde prezado André ! fiz contato com o mecânico ( Mecânica do Ivan ) e ele disse que utlizou o kit da SBD, acho que a pinça e disco são próprios, no site deles deve ter mais informação :oops: , o cilindro mestre é o original e o motor do CJ58 é o BF161, 4 marchas com pneus 255X75X15, lembro que além de fazer algumas trilhas - leves - e ir à chácara quase todo fim de semana ( 35km sendo 25 de chão ), ela utiliza o Jeep no dia a dia para ir ao trabalho, para trilhas pesadas talvez seja interessante a colocação do hidrovácuo, mas para a utilização que ela faz, ficou excelente . . . espero ter ajudado ! um abraço.