Lembrei de quando comentei sobre isso em 2004... kkkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ar...hp/t-2173.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...uspensa-8.html
Nossa, como faz tempo!
Versão Imprimível
Lembrei de quando comentei sobre isso em 2004... kkkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ar...hp/t-2173.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...uspensa-8.html
Nossa, como faz tempo!
Valew, muito obrigado.
Pelo que reli aqui, ficaria bom usar essas duas então:
Cilindro mestre Toy band - 23,81mm
Cilindro mestre Kombi - 23,81mm
A diferença que eu vi é que a da kombi são 4 saídas uma para cd roda e a da toyota duas saídas, uma para cada eixo.
Cotei rapidamente para ter ideia dos preços e estão até próximos.
Se for usar da kombi ai usaria o hodrovacuo do santana quantum
Se for usar da toyota band, ai usaria tudo da toyota..
:?:
Obrigado.
Estou instalando neste exato momento o cilindro mestre do Chevette antigo (até 83). Ele tem, se não me falha a memória, 20,63mm de diâmetro. Foi o menor que consegui encontrar. Ao mesmo tempo, tem longo curso no cilindro. Ou seja, desloca um bom volume de fluido, mas a área do cilindro mestre é pequena, e por isso dá boa pressão com pouco esforço.
Outro cilindro meste que é quase do mesmo tamanho é do Fiat 147, com aproximadamente 20,64mm de diametro. porém, acho que ele desloca um pouco menos de fluido, pois embora com praticamente o mesmo diâmetro, o comprimento do cilindro é um pouco menor.
Preferi o cilindro do Chevette porque quero montar o circuito SEM hidrovácuo, e manter as pedaleiras do meu CJ3A no lugar original (pedais no assoalho). Uso pinças da Kombi na frente (Kit Superbreak) e cilindros de 1 1/8 atrás (cilindros de roda dianteiros na traseira).
Creio que até semana que vem já possa dizer como ficou.
Sim, a princípio posso dizer como está até o presente momento...
O "X" da questão é que o sistema do jeep é (por herança) o mesmo da Ford, enquanto todo o resto (GM, Volks, Fiat) são compatíveis entre si (exceto alguns poucos detalhes), o sistema da ford tem rosca e diametro diferente.
Por isso, ao instalar o cilindro do Chevette no jeep, aproveitei para trocar a tubulação, montando um sistema onde um circuito será para o eixo dianteiro e o outro para o traseiro.
O dianteiro será 100% compatível entre si, pois as roscas e diâmetros desde o cilindro mestre até as pinças da kombi, passando pelos flexíveis (são três, um para cada pinça, e outro entre o eixo e o chassis), e "T" do freio (instalado sobre o eixo) são as mesmas.
Já o circuito traseiro será híbrido, pois o tubo começa com a rosca GM/Volks e na outra ponta terá rosca Ford para conectar o flexível do chassis ao eixo (também ford na parte de trás). Lá atrás, então, tudo será ford (Flex, "T", tubos), por conta das medidas de rosca dos cilindros de roda (que no meu caso são os dianteiros - de 1 1/8" - mas instalados na traseira)
Até agora está quase tudo montado. Amanhã farei a flange em "L" para fixar o cilindro mestre no chassis, no lugar do original. Se der tempo, também farei uma coifa para proteger a face do cilindro mestre (onde chega a haste de acionamento do pedal) de água, poeira e lama.
Grande abraço!
Bom, Ainda em processo de montagem, sábado passado fiz a flange para o cilindro duplo do chevette no lugar do original do jeep. Para mostrar como está ficando, vou postar algumas fotos.
É bom lembrar que a flange ainda não está pronta. Ainda farei uma coifa par proteger a face do cilindro mestre (por onde chega a haste de acionamento.
O parafusão que está atravessando a flange é só para segurar as partes no lugar (para não empenar na hora de soldar), e a "orelha" do outro lado (acima do sangrador do cilindro mestre) era para usar aquela chapa plana que vai até o eixo do pedal.
Infelizmente, embora eu tivesse previsto continuar usando aquele suporte que vai do cilindro mestre do jeep até o eixo do freio, tive que cortar um pouco do suporte, para fazer caber entre o chassis e a capa seca do motor GM151.
Agora, neste momento da montagem, estou procurando um caminho seguro para o escapamento, sem que ele fique encostado ou espremido entre a ponta do cilindro mestre e o coxim esquerdo do motor...
Espero que consigam entender as fotos, pois elas saíram meio sem indicação de para que lado fica o que... rsrrs
Ainda não testei a viatura na rua, mas já me deparei com o primeiro problema: Os cilindros de roda traseiros do Chevette são de ¾’’ (cerca de 19mm )enquanto que eu estava usando os cilindros dianteiros do jeep,(1 1/8’’ – cerca de 28mm – se não me falha a memória) montados no cubo traseiro. Com isso, embora o cilindro mestre tenha atuado satisfatoriamente nos freios dianteiros (pinças da Kombi), não foram suficientes para encher todo o volume dos cilindros de roda traseiros.
Com isso, minha primeira alternativa será trocar os cilindros de roda pelos traseiros do jeep, passando para 1’’ (cerca de 25.4mm). Se não der certo, e o cilindro ainda for grande demais, então a medida drástica será trocar pelos cilindros traseiros do 51 (3/4’’ – cerca de 19mm, praticamente a mesma medida do chevette). O problema é que para recolocar os cilindros do 51, vou ter que ir atrás do sistema completo (espelho, sapatas, campanas, etc...).
Vamos em frente...
Alguém com servo e cilindro da s10 e disco nas 4 rodas que deu certo?
Marcio, boa tarde! Estes de 20,5cm são os do Jeep 51 certo? Qual o cilindro mestre que você está usando mesmo? (não entendi bem se você se referiu ao cilindro mestre ou aos cilindros de roda...)
O meu projeto está em fase de aprimoramento... o sistema de freios até que funcionou, mas ainda precisa de ajustes. Os cilindros de roda ainda nao foram trocados, pois no momento estou tentando resolver outro problema, que é o fato de que não há mais espaço para a passagem do tubo de escape (ficou prensado entre a ponta do cilindro mestre, o calço do motor, o chassis e o bloco). Assim que eu descobrir como conciliar o escapamento com o cilindro mestre, voltarei ao dimensionamento das demais partes.
Estou pensando em me dar por vencido e colocar pedaleiras suspensas, mas ainda não estou totalmente convencido, pois terei outros problemas se fizer isso (cilindro mestre bate no carburador e filtro de ar).
Posso estar enganado no que vou dizer, afinal de contas ainda não terminei de ajustar meus freios e posso me deparar com a mesma situação que a sua, mas ao levar em conta o diâmetro de meu cilindro mestre, acabei optando pelo do chevete antigo porque, embora fosse pequeno em diâmetro, era relativamente grande em deslocamento (curso) do pistão. Assim, embora eu tivesse um longo curso de pedal, eu teria volume de fluido suficiente para encher os cilindros de roda traseiros (com relação ao volume, não me preocupo muito com os freios dianteiros, pois as pinças precisam de pouco volume devido ao ajuste muito mais preciso delas com os discos)
Na minha primeira tentativa, com cilindros de 1 1/4", também não deu freio (como no seu caso), e por isso estou reduzindo os cilindros de roda para 1".
Se usando cilindros de 1" o mestre continuar não sendo o suficiente, passarei a uma nova configuração, utilizando um circuito para as rodas esquerdas, e outro para as rodas direitas, pois assim eu distribuo melhor o volume de fluido entre os circuitos (se eu ligar dois discos em um circuito, e dois tambores em outro, precisarei de muito mais fluido para o circuito dos tambores).
Vamos ver. Assim que eu terminar aqui, vou postando as impressões.