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Tópico: Freio a Disco

  • #121



    Uai, Zepi, vc tá pensando em instalar no dianteiro ou no traseiro??? esta foto é para o traseiro (inclusive, parece até que a pinça é para trás mesmo, pois tem até acionamento para o freio de mao)...

    atrás tudo encaixa (oops! tou falando do jeep), o problema é montas as coisas na frente, com as "bolas" do munhao pra atrapalhar um pouco..........

  • #122
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    Marcos,beleza!
    Minha intenção é colocar na dianteira.
    Só coloquei a fota de uma traseira pra melhor me expressar.
    Enfim,não vem ao caso,pois a minha duvida é se eu poderia fazer nessa mesma idéia,entende?Tornear uma peça do tanho do munhão e depois soldar nessa peça o suporte.Soldar no munhão de forma alguma farei.
    Sei que o munhão atrapalha e é por isso que estou estudando possibilidades,mais ainda pelo fato de ter um par de pinças de s-10.(são enormes!).
    Ainda estou aproveitando a experiência e disposição do pesoal aqui,mas logo quero verificar no munhão o que posso fazer...

    Abs

  • #123
    Zepi, eu entendi oq vc ta falando... mas eu tenho que lembrar que este tema já foi discutido aqui mesmo no fórum algumas vzs... e no final das contas, o assunto morreu e nao chegamos a nenhuma conclusao definitiva!

    Colocar pinças da S.10 deve ser muito bom mesmo! eu lembro de uma reportagem na 4x4 e Cia onde um meca japones tinha instalado isso num CJ5 e tinha até uma foto do freio! mas nao consegui encontrar....

    A questao mais delicada neste tipo de adaptação é pq estamos falando justamente de freios! caramba, pensa num suporte destes quebrando numa situação crítica de frenagem, ou pior ainda! vc andando a uns 80 ou 100 km/h e a porcaria da pinça embolando com a roda e travando tudo....... dá um medo estranho só de pensar!

    Eu fui atrás de várias possibilidades, vi pinça de opala com disco do Escort, vi pinças de F.1000 com discos de F.1000, vi pinça de S.10 com disco de nem sei oq.... e de todas as alternativas possíveis, eu fiquei entre o sistema do nosso amigo Berga, ou do batidíssimo Super Break Disc...

    no final das contas, resolvi optar pelos UBD por serem pinças de kombi (a venda nas bancas de jornal e auto-peças mais perto de voce) e por estarem com mais tempo de "mercado" e com mais gente usando (teoricamente, se tem mais gente usando, e nenhum acidente registrado, tem menos chances de quebra)... Provavelmente, de todas as opções de pinça de freio, a da kombi nao deve ser, nem de perto, a melhor para os jeeps! mas é a que está ai, testada e aprovada por uma quantidade enorme de gente, e por isso seria a que tem menor chance de comprometer minha segurança e daqueles com quem ando, entende?

    Desenvolver um suporte com solda e outras coisas exige uma habilidade e conhecimento técnico difíceis de encontrar, tando para o soldador, quanto para quem vai dimensionar a peça... nao sei do seu caso, mas mesmo que eu confiasse em mim o bastante para calcular as coisas, nao teria segurança em quem vai executar o projeto...

    Se vc vai instalar estas pinças no seu jeep, espero que pense nisso ok? somente por questao de segurança, veja muito bem oq vc estará fazendo.

    Se vc for confeccionar um suporte, nao seria melhor usinar uma peça única? penso que soldar um suporte de freio nao deve ser muito saudável...

    []'s freiados com SBD...

  • #124
    ah! e lembra de usar tubulação de AÇO! nao vai confiando nestas de cobre ou sei lá oq mais....

  • #125
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    Marcos,concordo com vc plenamente!E é por isso que estou questionando estudando a melhor forma de fazer.Como vi que a ensimec fez dessa forma pensei que fosse seguro,até pq são meus vizinhos,e talvez pudessem confeccionar esse suporte para mim,entende?Já venho há muito tempo pesquisando com colegas essa adaptação.
    E só agora que estou com as peças na mão.Não sou nenhum louco pra sair soldando um suporte e sair freiando que nem louco!hehehe!!!
    Penso em fazer uma peça única como suporte,mas todos sabemos que na teoria a prática é outra...
    O que complica é os relatos da dificuldade em colocar essa pinça no munhão willys,apesar da sua eficiência notória.
    E como dizem nossos colegas a solda nem sempre é de todo um mal,tem de haver profissionalismo e critério,que não é meu caso....rsrsrs


    Abraços

  • #126

    referencia

    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Reçuscitando o tópico!
    Sou mais uma a colocar o disco de F-1000 e pinças de S-10...
    Já estão lá em casa me esperando...
    O que mais me preocupa é suporte da pinça...como devo fazê-lo?
    Vi no kit da Ensimec que eles torneiam uma "bolacha" do tamanho do cubo e soldam nela um suporte...o que acham?
    Gostei da idéia...

    Abs

    Amigo,

    Vc teria a referência ou o ano da F1000 e da S10, que usa do disco e da pinça? é que toda vez, vc vai em uma auto peças vem a perguntinha de praxe, qual o ano do veículo!

    Obrigado.

  • #127
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    Bah..é verdade..já passei por isso...
    Mas acho que as pinças são todas iguais(S10)

    E o da F1000 acho que só tem um mdelo ventilado...


    ABS

  • #128
    PessoAll, seguinte

    Alguém aih já teve que limpar o barro de um disco ventilado??? vou falar pra vcs... Jeep nao tem que usar estas coisas, a nao ser que esteja em velocidades grandes!
    Num jeep, além do carro por completo andar em velocidades menores doq nos carros que usam discos ventilados, o tamanho do pneu faz com que a velocidade de rotação nas rodas seja menor ainda! Na prática isso significa que andar a 100Km/h num jeep (que pra mim já é muito), para uma pinça de Opala (por exemplo), que usa pneus 195x80R14, seria algo como andar a uns 75km/h (no chutometro)... alguém aih saberia me falar pra que usar disco ventilado nestes casos?
    Aquele espaço de ventilação dos discos, em jeep, só serve pra entupir de barro! e isso piora a coisa, pois o barro ajuda a reter mais calor... no fim das contas, voce fica com um "tijolo" e muito mais massa de metal pra resfriar doq num sistema de disco sólido...
    Querem um freio melhor? procurem PINÇAS melhores.... pois disco ventilado em jeep, NAO é a melhor opção....

    Claro que esta é a minha opinião, e nao significa que seja a correta...

  • #129
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    Beleza Marcos!!

    Pra mim acho que é justificável...

    1- viajo muito com minha "Rural";

    2- Não uso para trilhas diretamente,então esqueçe o barro e os tijolos..hehe!!!;

    3- Os discos ganhei de um amigo;

    4- Qual o problem de ter freios supradimensionados,que saem de fábrica num veículo mais pesado e muito mais veloz?;

    5- Meu Câmbio é automático( sei que se pode reduzir mas não é a mesma coisa);

    6- As pastilhas e os discos são fáceis de encontrar,e não são caros...posso comprar na esquina de casa,não preciso pagar frete (moro no RS);

    Preciso dar mais alguma razão?
    Desculpe sei que estou um pouco deslocado já que a rural tem uns 500 quilos a mais que o CJ,não é?
    Mas se tivevesse um Jipe acho qua só optaria por freios nesse patamar se usasse motorzão tipo 4.9i ou V6,v8 pra cima....

    É minha opinião...
    Vejo que muitos optam pelo freio a disco justamente pelo fato de usar o jipe dentro do barro causando problemas no usa de tambor,mas no meu caso é 70% para "rua"...


    Abs

  • #130
    Marcos, blz!

    No meu caso, já estou com freio a disco nas 4 rodas, na dianteira kit SBD c/ pinças de Kombi e na traseira o Kit tb SBD com pinças de Kadett, porém já fiz de tudo e não consigo freio bom para o jeep, Motor Silverado 4.1 e Pneus 33".
    Até qdo só tinha freio a disco na dianteira e o freio a tambor na traseira tinha um freio muito bom, depois das mudanças que foi colocar esse motor e freio a disco na traseira, nunca mais.
    O que pensei, vou retirar o kit de freio a disco da traseira e mandar para o espaço e colocar um kit ventilado na dianteira e colocar o atual dianteiro na traseira, acho que com isso vou resolver meu problema.
    Acho que não só que estou com esse tipo de problema.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31115
    4X4 Brasil Razão: .

  • #131
    Bróder Zepi, cara! vc nao tem idéia ! meu sonho de comsumo é uma F.75 ("Môcha")com cambio automático e ar-condicionado (Claro que NAO é para colocar nas trilas), imagino que a sua rural deva ser "tudo de bom" na vida de uma pessoa.... agora, quanto ao "problema com freio superdimensionado para veículos mais velozes", na verdade só existiria no caso de vc andar em "olarias e afins".. .veja que pelo que vc escreveu, o uso deste conjunto deve mesmo ser o mais adequado!

    Zetorto, vc nao me falou, mas qual o cilindro mestre que vc usa no seu jeep? ainda é o original?? se o seu caso for igual ao do Zépi, acho que vale a pena usar um ventilado na dianteira sim, mas se for pra andar em trilhas... acho que vc poderia usar discos maiores, ou pinças maiores, ou os dois! nao creio que um freio funcione melhor em jeeps só pelo fato de ser ventilado... acho que o que mais interfere é o tamanho da pinça e o diametro do disco... ventilado só para aqueles conjuntos que geram muito calor e, se vc colocar um freio superdimensionado, certamente ele trabalhará "frio", nao acha? entao aquelas "coisinhas de ventilar" vao encher de barro, e vao atuar no sentido contrário, com o barro "guardando" mais e mais calor.....

    Estes dias eu estava pensando neste tópico e me veio à cabeça que nao costumamos medir a pressao da linha de freio... (ninguem nunca falou de quanto tá a pressao do circuito de um "freio ruim" destes), entao, penso em duas possibilidades:

    1. Se a pressao estiver baixa, e o pedal estiver "duro", pra quem nao quer trocar o cilindro mestre por um de diametro menor, pode simplesmente providenciar um outro furo mais para perto da articulação da haste do pedal, para aumentar a alavanca e melhorar o esforço de frenagem...

    2. Se a pressao estiver alta, entao nao dá pra pensar em diminuir cilindro mestre... só em aumentar o cilindro de roda (os dianteiros!), isso só dá pra fazer trocando as pinças....

    CURIOSIDADE DO DIA:

    ALGUÉM AI JÁ SE DEU CONTA QUE PICK-UPS COMO A FORD RANGER (nao sei o ano) TEM UMA BOMBA DE VÁCUO TRABALHANDO EM CONJUNTO COM O ALTERNADOR, PARA AJUDAR O HIDROVÁCUO? Imagino que este "pequeno" detalhe de uma grande diferença na montagem de um sistema com peças deste carro....

  • #132
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    Olá pessoal!


    Zetorto,vc usa válvula equalizadora na traseira(hehehe)????


    Marcos,também tenho idéia de ter uma "F" pre pra pegar asfalto e estrdas não tão "pesadas"...tipo um motor 4.9i e o câmbio auto do landau...ah e o ar também né...já que o negócio vai ser curtir o conforto do veículo...

    Voltando a o disco ventilado...concrdo com vc,na trilha só atrapalharia em função dos tijolos..hahahaha!!!!Mas me ocorreu que de repente alguns jipeiros querem colocar uma pinça grande,dimensionada para um veículo pesado,e que seja de fácil manutenção,e fico pensando que na atualidade de qual veículo se conseguirira uma pinça que não usa discos ventilados???
    Tipo pinças que usem discos sólidos só de carros leves...como santana...tem o exceção da kombi...será????


    Abs

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