x
Convex Datacenter

Hybrid View

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Tá chegando o dia do Calango Troph!!!
    A patroa tá inventando alguma coisa pro fds do Calango, pq aqui em Salvador é feriadão.

Vamos conversando!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-arte-ralph-chamada.jpg
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Que bacana, o olhal tem uma espécie de rótula que deve absorver pequenas imperfeições de movimento, é isso mesmo???

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img-20140918-wa0013.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Hj recebi um brinquedinho bem legal.

Trata-se um auxiliar de partida, compacto, marca Antigravity, modelo Micro-Start XP-1.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-xp1-2.jpg

Além de dar partida no carro com bateria descarregada, carrega celular, notebook, etc., pq no estojo vem uma série de conectores. E ainda tem uma lanterna, com strobo e SOS. Perdido eu não fico!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-xp1-1.jpg

Ainda não testei, mas sábado levarei pra Trilha Duboné. Vai que....

Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de Lauro Paiva
    Entrada
    18/10/2012
    Local
    Caravelas/BA
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Hj recebi um brinquedinho bem legal.

Trata-se um auxiliar de partida, compacto, marca Antigravity, modelo Micro-Start XP-1.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-xp1-2.jpg

Além de dar partida no carro com bateria descarregada, carrega celular, notebook, etc., pq no estojo vem uma série de conectores. E ainda tem uma lanterna, com strobo e SOS. Perdido eu não fico!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-xp1-1.jpg

Ainda não testei, mas sábado levarei pra Trilha Duboné. Vai que....

MUITO xique em!!!!
    to pensando em fazer uma pequena adaptação nos meus amortecedores rancho e fazer uma rótula dessas, vc já viu como a solda do anel é frágil????
    Uma pergunta como se calcula o tipo de amortecedor (a dimenssão aberto e fechado tudo bem) que "pressão ele deve ter, e se com mola, aquela que fica em volta do corpo do amortecedor, que tensão ela deve ter?
    Mandei umas duas vezes um e-mail pro pessoal que vende esse amortecedor e não tive uma resposta satisfatória...
    Forte abraço!!!

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    MUITO xique em!!!!
    Muito legal mesmo. Compacto e eficiente!

to pensando em fazer uma pequena adaptação nos meus amortecedores rancho e fazer uma rótula dessas, vc já viu como a solda do anel é frágil????
    Confesso que tb me pareceu frágil, mas como a marca Bilstein é referência mundial, acredito que deve ter alguma espécie de reforço ali, pois o modelo desses amortecedores (série 7100) é indicado justamente pra atividades offroad.

Uma pergunta como se calcula o tipo de amortecedor (a dimenssão aberto e fechado tudo bem) que "pressão ele deve ter, e se com mola, aquela que fica em volta do corpo do amortecedor, que tensão ela deve ter?
    Mandei umas duas vezes um e-mail pro pessoal que vende esse amortecedor e não tive uma resposta satisfatória...
    Forte abraço!!!
    Lauro, esse cálculo é mais complexo que botar um foguete na lua.

As dimensões "aberto/fechado" são mais fáceis de achar. Usar o amortecedor atual já é uma boa referência. Outra forma é levantar o carro num elevacar e verificar até quanto as molas abrem.

Já as taxas de compressão (compression) e expansão (rebound) são o pulo do gato. Saber calculá-las exige muito conhecimento, o qual ainda não tenho.

E ainda tinha que decidir entre convencional (sem reservatório externo), com reservatório externo e com coil over, e óbvio sem poder estourar o orçamento, então cuxto x benefício era fundamental.

Cheguei a 3 marcas: Offshox, Rancho e Bilstein.

Quando vi os custos, descartei logo os Offshox. São os mais caros, e a garantia de 5 anos é meio "estranha", pois precisa enviar os amortecedores todos os anos pra uma revisão na fábrica, e custa em torno de R$ 200 cada revisão por amortecedor.

Rancho muita gente fala bem e mal. Dizem que são ótimos, tem boa reputação, mas os vários relatos de quebra no seletor de ajuste de carga me desanimaram.

Bilstein tem um custo mais em conta lá nos EUA e excelente reputação off-road. Então decidi pelo Bilstein.

Até aí foi tranquilo. Complicado foi descobrir se eu queria o convencional, com reservatório externo ou coil over, o curso e a valvulagem.

Mesmo pesquisando na internet e nos fóruns, não foi fácil decidir. Levei muito tempo pesquisando e discutindo com meu amigo CJ sobre isso, pq tinha muitas variáveis a decidir.

Eliminei os modelos com reservatório externo e coil over. O reservatório externo ajuda na troca de calor pra resfriar o óleo, e por isso é mais indicado pra veículos de competição, o que não é meu caso. Já os coil over são enormes, necessita mexer na estrutura do carro e bem mais caros.
    Como queria simplicidade com robustez, preferi o convencional.

O curso (travel) não podia alterar muito, pois mantive o de 10" que é bem próximo aos atuais.

Quanto à valvulagem, não tinha a mínima idéia de qual comprar. Tem várias opções: 150/50, 170/60, 180/75, 255/70, 275/78 e 360/80.

Como nem sequer sabia por onde começar, mandei e-mails pra Bilstein lá nos EUA e para as principais lojas que vendem amortecedores off-road. Informei as características e dimensões do meu carro, o uso que faço dele, fotos e vídeos. Analisei as respostas (que por sinal foram quase unânimes) e seguindo as orientações de CJ, decidi pela compra dos amortecedores modelos AK7110S04, convencional sem reservatório externo, 10" de curso, e taxas de 700 de compressão e 2550 de expansão (não sei porque, mas nas especificações tiram o último "zero" das taxas de compressão e expansão, e informam apenas "255/70").

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-462104d1399656482-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-bilstein.jpg

CJ também comprou amortecedores Bilstein com molas coil over (essas que vc se refere que ficam em volta do corpo do amortecedor). Pelo que entendi dele, saber ajustar essas molas é complicado. Não existe uma manual técnico preciso que informe exatamente como chegar aos valores corretos de ajustes das molas. Praticamente vai ser na base da tentativa e erro.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Entrada
    18/10/2012
    Local
    Caravelas/BA
    Bom Uxuio, de qualquer modo obrigado pela força, eu tentei entrar em contato com o pessoal doa amortecedores e eles tinham respostas prontas sem muita análise do que eu tentava apresentar em termos de performance ou curso de suspensão. Mas sua explicação lançou mais luz, valeu mesmo!!!

Muito legal mesmo. Compacto e eficiente!

Confesso que tb me pareceu frágil, mas como a marca Bilstein é referência mundial, acredito que deve ter alguma espécie de reforço ali, pois o modelo desses amortecedores (série 7100) é indicado justamente pra atividades offroad.

Lauro, esse cálculo é mais complexo que botar um foguete na lua.

As dimensões "aberto/fechado" são mais fáceis de achar. Usar o amortecedor atual já é uma boa referência. Outra forma é levantar o carro num elevacar e verificar até quanto as molas abrem.

Já as taxas de compressão (compression) e expansão (rebound) são o pulo do gato. Saber calculá-las exige muito conhecimento, o qual ainda não tenho.

E ainda tinha que decidir entre convencional (sem reservatório externo), com reservatório externo e com coil over, e óbvio sem poder estourar o orçamento, então cuxto x benefício era fundamental.

Cheguei a 3 marcas: Offshox, Rancho e Bilstein.

Quando vi os custos, descartei logo os Offshox. São os mais caros, e a garantia de 5 anos é meio "estranha", pois precisa enviar os amortecedores todos os anos pra uma revisão na fábrica, e custa em torno de R$ 200 cada revisão por amortecedor.

Rancho muita gente fala bem e mal. Dizem que são ótimos, tem boa reputação, mas os vários relatos de quebra no seletor de ajuste de carga me desanimaram.

Bilstein tem um custo mais em conta lá nos EUA e excelente reputação off-road. Então decidi pelo Bilstein.

Até aí foi tranquilo. Complicado foi descobrir se eu queria o convencional, com reservatório externo ou coil over, o curso e a valvulagem.

Mesmo pesquisando na internet e nos fóruns, não foi fácil decidir. Levei muito tempo pesquisando e discutindo com meu amigo CJ sobre isso, pq tinha muitas variáveis a decidir.

Eliminei os modelos com reservatório externo e coil over. O reservatório externo ajuda na troca de calor pra resfriar o óleo, e por isso é mais indicado pra veículos de competição, o que não é meu caso. Já os coil over são enormes, necessita mexer na estrutura do carro e bem mais caros.
    Como queria simplicidade com robustez, preferi o convencional.

O curso (travel) não podia alterar muito, pois mantive o de 10" que é bem próximo aos atuais.

Quanto à valvulagem, não tinha a mínima idéia de qual comprar. Tem várias opções: 150/50, 170/60, 180/75, 255/70, 275/78 e 360/80.

Como nem sequer sabia por onde começar, mandei e-mails pra Bilstein lá nos EUA e para as principais lojas que vendem amortecedores off-road. Informei as características e dimensões do meu carro, o uso que faço dele, fotos e vídeos. Analisei as respostas (que por sinal foram quase unânimes) e seguindo as orientações de CJ, decidi pela compra dos amortecedores modelos AK7110S04, convencional sem reservatório externo, 10" de curso, e taxas de 700 de compressão e 2550 de expansão (não sei porque, mas nas especificações tiram o último "zero" das taxas de compressão e expansão, e informam apenas "255/70").

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-462104d1399656482-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-bilstein.jpg

CJ também comprou amortecedores Bilstein com molas coil over (essas que vc se refere que ficam em volta do corpo do amortecedor). Pelo que entendi dele, saber ajustar essas molas é complicado. Não existe uma manual técnico preciso que informe exatamente como chegar aos valores corretos de ajustes das molas. Praticamente vai ser na base da tentativa e erro.

Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 2
    Bom Uxuio, de qualquer modo obrigado pela força, eu tentei entrar em contato com o pessoal doa amortecedores e eles tinham respostas prontas sem muita análise do que eu tentava apresentar em termos de performance ou curso de suspensão. Mas sua explicação lançou mais luz, valeu mesmo!!!
    Lauro,

Pra ter as respostas certas você precisa fazer as perguntas certas.

Pra isso, você precisa fornecer algumas dezenas de informações tecnicas sobre o projeto. Por exemplo, peso suspenso por eixo; peso não suspenso, altura, curso, posicionamento do amortecedor em relação ao link da suspensão dentre outros...

Existem basicamente 3 formas de se fazer isso.

1. Empiricamente. Tentativa e erro, o que custa caro e acumula tranqueira que não vai usar.
    2. Estudando, analisando o projeto e fazendo as devidas medições;
    3. Copiando outro projeto similar ao desejado, que tenha dado certo

Boa sorte na empreitada... se fosse fácil, todo mundo rodaria de amortecedor chic!
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Valeu Lauro!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Galera, domingo é o grande dia.

Precisamos mudar este país!

Não podemos continuar nessa situação de crescimento zero, inflação subindo, corrupção em todos os níveis, e um partido transformando o país em sua fonte inesgotável de poder e riqueza. Chega de PT!

Pelo bem do Brasil e a favor de mudanças e renovação, vote Aécio 45!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-557187449120-1363972103.jpg

Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Sábado rolou a trilha Duboné, em comemoração ao aniversário de CJ.

Trilha tranquila, poucas dificuldades e ao final um churrasquinho na beira rio.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-7a3cf4b2dd560786df09a19b1856db20210bd5226b81d1d9271513f3b000e088.jpg

No pantanal o Galego aprendeu a mergulhar.

Agora o Galego quer voar. Falta pouco!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-36af1a0ae66190b9f73466eae3d9359ed0c431e4667cdc9e48ee7f4db77a27f6.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Entrada
    18/10/2012
    Local
    Caravelas/BA
    Eu vi umas turbinas de MIG 29 em perfeito estado....
    Acho que daria para voar bem, mas tem que fazer umas adaptaçõezinhas..... kkkkkkk

Sábado rolou a trilha Duboné, em comemoração ao aniversário de CJ.

Trilha tranquila, poucas dificuldades e ao final um churrasquinho na beira rio.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-7a3cf4b2dd560786df09a19b1856db20210bd5226b81d1d9271513f3b000e088.jpg

No pantanal o Galego aprendeu a mergulhar.

Agora o Galego quer voar. Falta pouco!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-36af1a0ae66190b9f73466eae3d9359ed0c431e4667cdc9e48ee7f4db77a27f6.jpg

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Eu vi umas turbinas de MIG 29 em perfeito estado....
    Acho que daria para voar bem, mas tem que fazer umas adaptaçõezinhas..... kkkkkkk
    Mig-29 não tenho mais interesse. Mas se achar do Mig-35, me avise!

Adaptar não vai ser nenhum problema. É só tirar o chassi!
    Ex-ABUTRE - Pajero

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4