x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post

Oi Guilherme,

Tudo bem? Tá sumido! hehehe

Achei essas fotos da caixa de direção do Coração Valente que estão na pág 24.

Anexo 410798

Anexo 410799

Mostrei essas fotos ao Meca e ele não concordou em fazer assim no meu caso, principalmente pelo funcionamento anormal que a caixa vai sofreria, pois o peso do meu conjunto de rodas 17" com beadlock + pneus 37" já vai necessitar uma esforço maior da caixa, e que o funcionamento da caixa
    nessa posição pode ficar comprometido.

Na verdade, ele tentou de todas as maneiras reposicionar adequadamente a caixa, e a melhor que conseguiu foi aquela. E mesmo que fizesse nessa situação, tb pegaria no compressor.

Adaptações nunca são as mesmas né? Cada carro é uma situação diferente, e muitas vezes pelas fotos não conseguimos ter uma real noção da situação.

O meca sabe que segurança sempre é fundamental pra mim. Mostrei a eles todos os posts sobre esse assunto. Zeca_CJ tava na hora.

O meca não concordou com a possível fragilidade do conjunto. Informou que outros veículos usam esse mesmo sistema, a exemplo da Montana, Meriva, Corsa, uma dessas vans da Hyundai, e mais alguns que ele citou e não lembro agora.

Segundo ele, as hastes da direção não foram instaladas a esmo. Foram todas calculadas para que torção e peso sobre cada cruzeta seja adequado. Cada cruzeta suporta até 90 kgfm, e a força de desmultiplicação das 3 cruzetas resultam em 30kgfm. Como a força aplicada em cada cruzeta será de apenas 3kgfm, então as cruzetas trabalharão com bastante folga, reduzindo a fadiga. Por isso ele não concorda que esse sistema ficará frágil.

Em nenhum momento senti da parte dele qualquer insegurança ou dúvida, pelo contrário, ele estava seguro nas afirmações e explicações dadas. Ele me mostrou o croqui feito para instalar esse sistema e os cálculos adotados. Segue uma foto da parte final.

Anexo 410800

Ao ver as fotos do carro de Gabriel, o meca apontou que tb foram instaladas 3 cruzetas, só mudando a posição da segunda cruzeta.

Anexo 410801

Anexo 410802

Anexo 410803

Tô achando que o compressor de vcs talvez não seja igual ao meu ou esteja instalado de forma diferente. O meu está na posição original em que veio da S-10 doadora do PT.

Magão até me mandou um vídeo de um Engesa com MWM 2.8 onde o compressor do ar cond está instalado do outro lado no motor e na parte superior. Só que no Galego nesse mesmo lugar está o turbo. Olha o vídeo aí:

O que vcs acham?
    Esse cálculo de esforço nas cruzetas que seu meca fez chegou a doer!!! Estando as cruzetas em série o esforço é igual em todas.
    A comparação com outros veículos como corsa e meriva ridícula uma vez que caixa de direção desses carros é presa na parede corta fogo, sem falar nos esforços envolvidos e nas dimensões das peças.
    Meu amigo, tá feio demais isso aí sem falar naquela abraçadeira de mangueiras segurando tubo da coluna de direção, vai me dizer que aquilo vai ficar alí?
    O engesa do Guilherme usa o mesmo motor seu com o mesmo compressor e na mesma posição e foi montado sem essa gambiarra toda.
    Seu meca está errado, a caixa de direção por trabalhar naquela posição não ficará comprometida de forma nenhuma. Ficará comprometida a durabilidade de todo sistema de direção, não só da caixa, com esses pneus 37".
    Amanhã tirarei mais fotos da montagem da caixa, dos eixos e cruzetas que fiz em 2010 para ver onde está a diferença com a sua.
    abraço

Usuário Avatar de OTTO HEITZMANN
    Entrada
    25/11/2004
    Local
    SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP
    Agradecimentos: 0
    Zeca, abri um topíco........Ottomovel

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Uxio,

Onde comprou essas alargadores de paralamas? São de fibra?

Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Esse cálculo de esforço nas cruzetas que seu meca fez chegou a doer!!! Estando as cruzetas em série o esforço é igual em todas.

Tirou a minha da boca!

Tambem não entendi o calculo. Apesar de ser leigo, acho que ele inventou um monte de numero e chama isso de calculo de esforço.

Pura ludibriação.
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Tirou a minha da boca!

Tambem não entendi o calculo. Apesar de ser leigo, acho que ele inventou um monte de numero e chama isso de calculo de esforço.

Pura ludibriação.
    Famosa: soluções complexas para problemas simples!

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3
    Oi Roger,

Agradeço sua ajuda.

Peço desculpas pelo meu comentário anterior sobre a tal desmultiplicação. Naquele dia conversamos sobre vários assuntos e misturei a bola, gerando esse erro. Mea culpa!

A desmultiplicação que o meca se referiu foi sobre a atuação da caixa de direção e não das cruzetas. Segundo ele, cada três voltas do volante equivale a uma volta da caixa.

A comparação com outros veículos como corsa e meriva ridícula uma vez que caixa de direção desses carros é presa na parede corta fogo, sem falar nos esforços envolvidos e nas dimensões das peças.
    Concordo contigo. Nesses carros o esforço deve ser bem menor!

Meu amigo, tá feio demais isso aí sem falar naquela abraçadeira de mangueiras segurando tubo da coluna de direção, vai me dizer que aquilo vai ficar alí?
    Conversei com o meca sobre sobre a angulação das cruzetas. Segundo ele, essas cruzetas trabalham com ângulo de até 40º. No meu caso a cruzeta de maior ângulo está com 32º e a outra com pouco mais de 23º.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-muta-o-244.jpg

Como a caixa de direção tá fora, girei toda a coluna de direção segurando pela flange da caixa de direção. A coluna girou livremente, de forma suave, sem ficar pegando ou com giro irregular.

Pô, só vc comentou sobre a abraçadeira de tubo. Valeu!

O engesa do Guilherme usa o mesmo motor seu com o mesmo compressor e na mesma posição e foi montado sem essa gambiarra toda.
    Seu meca está errado, a caixa de direção por trabalhar naquela posição não ficará comprometida de forma nenhuma. Ficará comprometida a durabilidade de todo sistema de direção, não só da caixa, com esses pneus 37".
    Amanhã tirarei mais fotos da montagem da caixa, dos eixos e cruzetas que fiz em 2010 para ver onde está a diferença com a sua.
    abraço
    Fico no aguardo dessas fotos. Quero entender mesmo como vc conseguiu passar a coluna de direção do Coração Valente, pois já olhei várias vezes pro meu carro e vi a dificuldade do meca em achar o melhor caminho pra barra de direção. Valeu mesmo pela sua ajuda!

Abs,

Uxío

CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por OTTO HEITZMANN Ver Post
    Zeca, abri um topíco........Ottomovel
    Já assinei. Pode pitacar né?
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Uxio,

Onde comprou essas alargadores de paralamas? São de fibra?
    São da fiber4x4 - www.fiber4x4.com.br

Sim, são de fibra. Comprei na Fenajeep do ano passado.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Tirou a minha da boca!

Pura ludibriação.

Ué, vc tava lá. Pq não pediu a prova dos nove?
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Uxio , realmente as cruzetas de muitos carros saem da coluna de dir. pra cx de DH num angulo até maior que está no seu jipe , mas o esforço é bem menor e tb o numero de cruzetas , e ainda faltou colocar o angulo de saída pra caixa depois da parede corta fogo ...

Faz uns testes num descampado antes de andar com ele , vai ser no empírico mesmo ... rs , só tem 2 coisas que não podem falhar ou quebrar num carro , direção e freio , o resto se quebrar não tem nenhum problema ...
    Ja vi num site americano que essas cruzetas podem trabalhar até 50 graus , não estou achando que site que vi e tb não sei se tem algum calculo de momento associado a angulo e quantidade de cruzetas , o caso do seu jipe é isso que ta pegando , são varias cruzetas e varios angulos pra um momento de esforço bem maior que a maioria dos carros por conta dos pneus 37" , pode ser que tudo esteja dentro dos conformes e a gente está preocupado á toa , mas é bom fazer um teste severo antes de por ele na estrada , pode ver que é uma preocupação da comunidade toda ... rsrsr

abs ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-colunadir.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post

Ué, vc tava lá. Pq não pediu a prova dos nove?
    Pq vc nao me perguntou nada na hora!
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Fico no aguardo dessas fotos. Quero entender mesmo como vc conseguiu passar a coluna de direção do Coração Valente, pois já olhei várias vezes pro meu carro e vi a dificuldade do meca em achar o melhor caminho pra barra de direção. Valeu mesmo pela sua ajuda!

Abs,

Uxío

Sei que adaptação em alguns casos é complexo, toma muito tempo, esquenta a cabeça, sem falar na sua agonia pro serviço ficar logo pronto pra poder rodar com a viatura. Com toda essa problemática vc tem sorte de ter um meca que se dispõe a encarar todos esses problemas, coisa rara...
    As angulações das cruzetas tão comentada não é o problema, existem algumas cruzetas de direção que trabalham com inclinação superior as que estão na montagem, porém, quanto mais alinhado melhor.
    O questionamento está na quantidade e na disposição pois quanto maior o número de ligações mais sujeitas a folgas e problemas estarão.
    Como o Edu disse, teste muito bem e fique atento a folga excessiva e barulhos.
    Tirei uma fotos do Engesa do doctor e postarei logo. Verá que usei somente duas cruzes e uma pequena inclinação da barra que manteve a mesma posição original na parede corta fogo.

Boa sorte!

abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4