Fechado Guilherme, é a do Troller/Camper e a da F-100.
Estou no aguardo... já rodando com freio a disco nas 4 rodas, mas arrastando.
Abração.
Versão Imprimível
Fechado Guilherme, é a do Troller/Camper e a da F-100.
Estou no aguardo... já rodando com freio a disco nas 4 rodas, mas arrastando.
Abração.
Seguem algumas fotos das mudanças...
1-Pneus 35, balanceamento e alinhamento (muitas dúvidas...:parede::parede:)
2-Turbina e detalhe do filtro de ar no interior do carro... e não faz barulho...:concordo::concordo:
3- Retirada do suporte do estepe (35") e do galão da lataria (que já estava envergando); instalação do pino bola, sem a retirada do gancho G...:concordo::concordo:
4-Tampa do tanque nova (vazando muito diesel :shock::shock:)
mais fotos...
Senhores, agora tenho dúvidas...
Tirei as informações abaixo de um tópico aqui do fórum....
"Segundo o manual engesa as medidas são as seguintes:
Cáster.....................................5º + 30 (nominal) – condição estática
Ângulo de câmber.................1º 30’ (referencia)
Inclinação do pino-mestre.....7º 30’ (referencia)
Convergência.........................entre 2 e 4 mm"
Levei ao alinhador para referência e ele me perguntou qual era os sinais dos valores (+/-)??? eu não soube responder...
Aqui seguem os valores acertados no alinhamento.
Eixo dianteiro: convergência total: +2º04' ; converg. E: +1º02' e converg. D: +1º02' ; desvio do eixo: +0º46' ; cáster E: -1º36' ; cáster D: -0º35'
Eixo traseiro: convergência total: -1º53' ; converg. E: -0º13' ; converg. D: -1º40' ; desvio do eixo: +0º43' ; camber D e E: -0º36'
Pergunto-lhes... esses valores são adequados?? como explico aqueles valores do manual pro alinhador?? Ele disse que pra mexer no cáster do Engesa ele alongaria o parafuso da barra longitudinal...:shock::shock::shock:...???
Aguardo respostas....
João
Apenas algumas observações.
1- Quanto ao caster, leia o topico do carro do MaGão na parte final, que esta sendo discutido este problema, assim vc vai ter uma boa ideia dos problemas e soluções.
2- O pino bola nesta posição vai diminuir bastante o seu angulo de saida.
3- O suporte de estepe precisa de dois pontos de fixação, pois assim ele vai trepidar muito e entortar o para-choque com possibilidade de quebra e acidente.
abs.
Opa caro João R.
Estive olhando as medidas, a diferença no cáster em relação aos lados, até que é tolerável, -1 36; -0 35.
Agora, em relação à dirigibilidade, está intolerável, impraticável.
Olhe aqui:
http://picasaweb.google.com/kimcavaz...86628444361874
É uma solução fácil, prática e de baixo custo.
Olhe todas as fotos.
Abraços.
Kim.
Grande Paulo... respondendo seus comentários...
1- Já vi o tópico do Magão, mas ainda tô perdidão neste assunto... (estudando)
2- O pino bola, apesar de na foto parecer baixo, ainda está muito alto, tendo angulo de saída muito bom ainda... fora que depois a carreta que fosse puxar teria que ter pneus muito alto pra compensar a altura do pino bola...
3- O suporte do estepe tem aquela barra de ferro, esta soldada no parachoque que por sua vez tem um reforço ligado oa chassi, tem um suporte no parachoque que apóia o pneu e por final, tem a trava fixada a lataria do outro lado que fecha o suporte.
Repare nas fotos os detalhes que falei acima...
Abração.
Então Kim, aquele valor de 5º30' é positivo ou negativo?? Os outros valores estão adequados?
E no eixo traseiro aquela diferença da convergência da direita para esquerda é normal? Eu compenso isso com calço na bucha da longitudinal??? se for necessário, claro...
Abraços.
Joao,
o Kim tem o passo a passo do ajuste de caster no album picasa dele.. o cara é fera!
Eu to fazendo esse ajuste no meu troller tambem. o padrão é entre 6 a 8° positivo e o meu ta com 0°. Ou seja, o carro fica praticamente indirigivel. qnd faz curva parece que ele vai dar cabeçada.
Sim, o caster deve ficar POSITIVO.
Ah... esqueci de comentar,
Seu engesa ta ficando muito bom! tenho lido seu topico regularmente.
Quando vier pra salvador com o bichao e quiser fazer uma trilha me dá uma ligada.
71 8164 1320
Grande Zeca, com certeza... já está gravado seu telefone... ah, outra coisa, vc nunca andou por essas bandas do interior não?? Esse final de semana tinha um troller parecido com o seu aqui na cidade... eu pensei que pudesse ser você, mas cruzou comigo no engesa e não falou nada, aí a gente tb não fala, né... grande abraço.
Quando só o número, sem sinal na frente, é positivo!Citação:
Então Kim, aquele valor de 5º30' é positivo ou negativo??
Só tem marcação, quando negativo (-).
Sobre o eixo traseiro, primeiro verifique as buchas cogumelo, caso esteja ruim, as da F1000 ou F4000 substituem, mais procure umas feita de borracha enlonada, parece que é feita de pneu, muito boa, barata e duraaaaaaavel!!!!
O desgaste dela e que pode estar ocasionando essa deformaçao nas medidas.
Mostre para ele as medidas, é só mostrar que ele entenderá.
Não adianta o esquema de alongar parafusos, tem que girar o eixo, no sentido horário, olhando o carro do lado esquerdo (lado do motorista)
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m157.gif o primeiro desenho.
Se fosse um relógio, o pino deveria ficar 3mim depois das 12:00 na ponta superior e 33mim na parte inferior. (aproximadamente)
Bem, é isso que eu aprende até hoje.
Abraços.
Kim.