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  • #121
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Fechado Guilherme, é a do Troller/Camper e a da F-100.
    Estou no aguardo... já rodando com freio a disco nas 4 rodas, mas arrastando.
    Abração.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #122
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Fotos...

    Seguem algumas fotos das mudanças...
    1-Pneus 35, balanceamento e alinhamento (muitas dúvidas...)
    2-Turbina e detalhe do filtro de ar no interior do carro... e não faz barulho...
    3- Retirada do suporte do estepe (35") e do galão da lataria (que já estava envergando); instalação do pino bola, sem a retirada do gancho G...
    4-Tampa do tanque nova (vazando muito diesel )
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01830.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01826.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01804.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01812.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01829.jpg  
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  • #123
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    continuação...

    mais fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01821.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01822.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01816.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01817.jpg   Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-dsc01820.jpg  
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  • #124
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    Senhores, agora tenho dúvidas...

    Tirei as informações abaixo de um tópico aqui do fórum....

    "Segundo o manual engesa as medidas são as seguintes:
    Cáster.....................................5º + 30 (nominal) – condição estática
    Ângulo de câmber.................1º 30’ (referencia)
    Inclinação do pino-mestre.....7º 30’ (referencia)
    Convergência.........................entre 2 e 4 mm"

    Levei ao alinhador para referência e ele me perguntou qual era os sinais dos valores (+/-)??? eu não soube responder...

    Aqui seguem os valores acertados no alinhamento.

    Eixo dianteiro: convergência total: +2º04' ; converg. E: +1º02' e converg. D: +1º02' ; desvio do eixo: +0º46' ; cáster E: -1º36' ; cáster D: -0º35'

    Eixo traseiro: convergência total: -1º53' ; converg. E: -0º13' ; converg. D: -1º40' ; desvio do eixo: +0º43' ; camber D e E: -0º36'

    Pergunto-lhes... esses valores são adequados?? como explico aqueles valores do manual pro alinhador?? Ele disse que pra mexer no cáster do Engesa ele alongaria o parafuso da barra longitudinal......???

    Aguardo respostas....
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
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  • #125
    Usuário Avatar de Paulo Cesar
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    João
    Apenas algumas observações.
    1- Quanto ao caster, leia o topico do carro do MaGão na parte final, que esta sendo discutido este problema, assim vc vai ter uma boa ideia dos problemas e soluções.
    2- O pino bola nesta posição vai diminuir bastante o seu angulo de saida.
    3- O suporte de estepe precisa de dois pontos de fixação, pois assim ele vai trepidar muito e entortar o para-choque com possibilidade de quebra e acidente.
    abs.

  • #126
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Senhores, agora tenho dúvidas...

    Tirei as informações abaixo de um tópico aqui do fórum....

    "Segundo o manual engesa as medidas são as seguintes:
    Cáster.....................................5º + 30 (nominal) – condição estática
    Ângulo de câmber.................1º 30’ (referencia)
    Inclinação do pino-mestre.....7º 30’ (referencia)
    Convergência.........................entre 2 e 4 mm"

    Levei ao alinhador para referência e ele me perguntou qual era os sinais dos valores (+/-)??? eu não soube responder...

    Aqui seguem os valores acertados no alinhamento.

    Eixo dianteiro: convergência total: +2º04' ; converg. E: +1º02' e converg. D: +1º02' ; desvio do eixo: +0º46' ; cáster E: -1º36' ; cáster D: -0º35'

    Eixo traseiro: convergência total: -1º53' ; converg. E: -0º13' ; converg. D: -1º40' ; desvio do eixo: +0º43' ; camber D e E: -0º36'

    Pergunto-lhes... esses valores são adequados?? como explico aqueles valores do manual pro alinhador?? Ele disse que pra mexer no cáster do Engesa ele alongaria o parafuso da barra longitudinal......???

    Aguardo respostas....
    Opa caro João R.

    Estive olhando as medidas, a diferença no cáster em relação aos lados, até que é tolerável, -1 36; -0 35.

    Agora, em relação à dirigibilidade, está intolerável, impraticável.

    Olhe aqui:
    http://picasaweb.google.com/kimcavaz...86628444361874
    É uma solução fácil, prática e de baixo custo.

    Olhe todas as fotos.

    Abraços.

    Kim.

  • #127
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Grande Paulo... respondendo seus comentários...
    1- Já vi o tópico do Magão, mas ainda tô perdidão neste assunto... (estudando)
    2- O pino bola, apesar de na foto parecer baixo, ainda está muito alto, tendo angulo de saída muito bom ainda... fora que depois a carreta que fosse puxar teria que ter pneus muito alto pra compensar a altura do pino bola...
    3- O suporte do estepe tem aquela barra de ferro, esta soldada no parachoque que por sua vez tem um reforço ligado oa chassi, tem um suporte no parachoque que apóia o pneu e por final, tem a trava fixada a lataria do outro lado que fecha o suporte.
    Repare nas fotos os detalhes que falei acima...
    Abração.
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  • #128
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Então Kim, aquele valor de 5º30' é positivo ou negativo?? Os outros valores estão adequados?
    E no eixo traseiro aquela diferença da convergência da direita para esquerda é normal? Eu compenso isso com calço na bucha da longitudinal??? se for necessário, claro...
    Abraços.
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  • #129
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Joao,

    o Kim tem o passo a passo do ajuste de caster no album picasa dele.. o cara é fera!

    Eu to fazendo esse ajuste no meu troller tambem. o padrão é entre 6 a 8° positivo e o meu ta com 0°. Ou seja, o carro fica praticamente indirigivel. qnd faz curva parece que ele vai dar cabeçada.

    Sim, o caster deve ficar POSITIVO.
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #130
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Ah... esqueci de comentar,

    Seu engesa ta ficando muito bom! tenho lido seu topico regularmente.

    Quando vier pra salvador com o bichao e quiser fazer uma trilha me dá uma ligada.


    71 8164 1320
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #131
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Grande Zeca, com certeza... já está gravado seu telefone... ah, outra coisa, vc nunca andou por essas bandas do interior não?? Esse final de semana tinha um troller parecido com o seu aqui na cidade... eu pensei que pudesse ser você, mas cruzou comigo no engesa e não falou nada, aí a gente tb não fala, né... grande abraço.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
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  • #132
    Usuário Avatar de Kim
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    Então Kim, aquele valor de 5º30' é positivo ou negativo??
    Quando só o número, sem sinal na frente, é positivo!

    Só tem marcação, quando negativo (-).

    Sobre o eixo traseiro, primeiro verifique as buchas cogumelo, caso esteja ruim, as da F1000 ou F4000 substituem, mais procure umas feita de borracha enlonada, parece que é feita de pneu, muito boa, barata e duraaaaaaavel!!!!

    O desgaste dela e que pode estar ocasionando essa deformaçao nas medidas.

    Mostre para ele as medidas, é só mostrar que ele entenderá.

    Não adianta o esquema de alongar parafusos, tem que girar o eixo, no sentido horário, olhando o carro do lado esquerdo (lado do motorista)
    http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m157.gif o primeiro desenho.

    Se fosse um relógio, o pino deveria ficar 3mim depois das 12:00 na ponta superior e 33mim na parte inferior. (aproximadamente)

    Bem, é isso que eu aprende até hoje.

    Abraços.

    Kim.

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