Powered by vBulletin

ENGESA E4 87 F-1: enfim o quase "CORAÇAO VALENTE"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 46 de 115 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 36373839404142434445464748495051525354555696 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/10/2010, 21:51
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    já as que ficam fixadas no tubo do diferencial é que são estas que eu coloquei agora de pneus de caminhão ( borrachas lonadas ou lonas emborrachadas ) .

Já usei as originais que duraram muito pouco .

Partí para as de PU , só que acho que usei PU VELHO muito duro e quebraram todas mas duraram mais de 2 anos .

Agora estou com estas de borrachas lonadas , que na realidade são tiras de pneus de caminhão que são usadas como batentes de molas em caminhões , tive só que cortá-las com uma serra copo , ficou por R$96,00 o custo das tiras de lona emborrachada .

Grande Guilherme

vou dizer uma barbaridade que vai deixar muita gente de cabelo em pé: será que é necessário um bucha de pu daquele tamanho no diferencial? (oops, ouvi um barulho de queda, será o Kim que passou mal depois de ler isso? :putz:)

Veja bem, não há tanto trabalho lá, aliás, muito pouco, quase nenhum. Pense em usinar um peça de nylon, sim, daquele rígido, para encaixar no vão, e no meio dela, colocar um bucha igual ou equivalente a do f4000. Como você é detalhista, olhe, analise e pense :pensativo:

Na minha antiga Dodge Ram, eu arranquei uma das buchas originais da suspensão dianteira, usinei um peça em aço e meti no meio dela a bucha do feixe de molas da s-10.

Antes que você pergunte, no meu engesa as buchas traseiras estão ótimas, mas estou pensando em fazer isso já, mas as dianteiras não existem, pois alterei a configuração da suspensão para "2-link" algo como a do unimog mais o cardã. Só depois de testar eu recomendarei.

Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Deixe só vc resolver sua parada e vamos combinar de nos encontrarmos em BÚZIOS ou CABO FRIO , meio do caminho pros dois .

ABRAÇÃO

Guilherme,

se você quiser vir a Búzios, melhor ainda, mas o meio do caminho a que me referi é entre tua casa e Cabo Frio, pois meu mecânico é em Cabo Frio :concordo:

Te aviso assim que ficar pronto e a gente combina.

Abração

Eriksom
  • 17/10/2010, 23:10
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Grande Guilherme

vou dizer uma barbaridade que vai deixar muita gente de cabelo em pé: será que é necessário um bucha de pu daquele tamanho no diferencial? (oops, ouvi um barulho de queda, será o Kim que passou mal depois de ler isso? :putz:)

Veja bem, não há tanto trabalho lá, aliás, muito pouco, quase nenhum. Pense em usinar um peça de nylon, sim, daquele rígido, para encaixar no vão, e no meio dela, colocar um bucha igual ou equivalente a do f4000. Como você é detalhista, olhe, analise e pense :pensativo:

Na minha antiga Dodge Ram, eu arranquei uma das buchas originais da suspensão dianteira, usinei um peça em aço e meti no meio dela a bucha do feixe de molas da s-10.

Antes que você pergunte, no meu engesa as buchas traseiras estão ótimas, mas estou pensando em fazer isso já, mas as dianteiras não existem, pois alterei a configuração da suspensão para "2-link" algo como a do unimog mais o cardã. Só depois de testar eu recomendarei.

Guilherme,

se você quiser vir a Búzios, melhor ainda, mas o meio do caminho a que me referi é entre tua casa e Cabo Frio, pois meu mecânico é em Cabo Frio :concordo:

Te aviso assim que ficar pronto e a gente combina.

Abração

Eriksom

CARO AMIGO ERIKSOM

NÃO FAÇA ÍSTO QUE VC ESTA PENSANDO EM FAZER

Em primeira vista ou solução e raciocínio rápido eu tb pensei como vc e iria fazer as buchas de TECNIL .

MAS NÃO PODE SER RÍGIDO ESTA BUCHAS PQ ELAS TRABALHAM MUITO , fica um pouco complicado de explicar só escrevendo , MAS VOU TENTAR .

As barras elas não fazem SÓ O MOVIMENTO PRA CIMA E PRA BAIXO NÃO , imagina vc com o ENGESA passando por um buraco fundo do lado direito , QDO A RODA DIANTEIRA DO LADO DIREITO CAI NO BURACO E SÓ ESTA RODA ESTA NO BURACO , a barra do lado direito abaixa , SÓ QUE ELA NÃO ABAIXA SÓ NA VERTICAL , ela faz um movimento de pendulo com relação a roda do lado esquerdo , ou seja a roda esquerda fica em cima e a direita em baixo , LOGO : A BARRA LONGITUDINAL FEZ UM MOVIMENTO NA VERTICAL PARA CAIR NO BURACO E FEZ OUTRO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO EM RELAÇÃO A RODA DO LADO ESQUERDO , ENTENDEU ? , " DAÍ QUE VEM O TRABALHO DAS BUCHAS " que se esmagam para fazer com que a barra longitudinal faça este movimento de rotação , SE VC COLOCAR BUCHAS RÍGIDAS , COM ESTE MOVIMENTO DE ROTAÇÃO , E AS BUCHAS RÍGIDAS NÃO VÃO CEDER , " O QUE VAI CEDER É A BARRA LONGITUDINAL " QUE COM O DECORRER DO TEMPO VÃO QUEBRAR E CAUSAR UM ACIDENTE GRAVE .

Eu havia pensado em fazer e cheguei a ligar para a AGRALE e conversei com um engenheiro do MARRUÁ e ele explicou para mim por telefone " O PQ QUE NÃO PODE SER DE TECNIL " , e eu entendí logo imaginando o movimento que o eixo faz e o movimento que as barras longitudinais tem que fazer .

LOGO :

É por ísto que estas buchas tem uma vida útil um pouco pequena , pq alem dela ter que segurar as barras firmes sem folga , elas tem que sofrer esmagamento a todo instante que o eixo se movimeta principalmente qdo uma roda desce mais do que a outra , se por um acaso as rodas caíssem sempre juntas na mesma depressão as barras logitudinais só se moveriam na vertical , MAS QDO UMA RODA CAI E A OUTRA FICA ELEVADA A BARRA TORCE NO SEU EIXO E AS BUCHAS SÃO ESMAGADAS A TODO INSTANTE NESTES MOVIMENTOS , E DEPOIS ELAS TEM QUE VOLTAREM A MESMA FORMA ANTERIOR , OU SEJA REDONDAS . Mas estes movimentos de rotação fazem com elas tomem a forma ovalada .

Não sei se me fiz entender .

MAS NÃO COLOCA BUCHAS RÍGIDAS PQ VÃO QUEBRAR AS SUAS BARRAS LONGITUDINAIS .

ABRAÇÃO
  • 17/10/2010, 23:56
    Eduardo Velo
    Esse assunto é bem interessante , lá em Conservatória ouvi um comentário sobre a abrasividade do PU , já tinha ouvido sobre isso , mas achei que não podia ser abrasivo , as buchas novas que comprei entraram com pouca interferencia pq o alojamento está com diam. levemente maior do que o original , usei bucha original de ferro e borracha vulcanizada por um bom tempo , mas pra sacar foi uma por uma na morça deu um trabalho danado e resolvi abolir as originais e partir pra PU ... mas na prox. troca com certeza vou voltar pra bucha original de borracha vulcanizada , dura muito mais e tem flexibilidade violenta , o problema é que entra com muita interferencia e é ruim de sacar depois ...
    Poderia deixar mais rígido , como o Eriksom propos , depende do uso ... se só pegasse estrada , tanto asfalto como terra , e não usasse em trilhas seria uma opção ...

Segue o link com as buchas de borracha e PU ...

http://www.maonaroda4x4.com.br/envem...as-camper.html
  • 20/10/2010, 18:50
    guilhermeabreu
    EDU VELO

Qto a diribilidade do meu CORAÇÃO VALENTE , que não consigo descobrir o que esta ocorrendo , anteontem levei em outro alinhador para deixar com a convergencia em 4mm , aí vem a dúvida é 4 mm em cada roda ou no somatório dos dois lados , como eu havia colocado 4mm no somatório das duas rodas e ficou ainda ruim , fui lá para colocar 4 mm em cada roda , aí o cara viu que as buchas da PANHARD estavão ruins com muita folga , logo ele pediu para consertar primeiro , mas eu estava inconformado que SÓ AS BUCHAS DA PANHARD fizesse a dificuldade em guiar o ENGESA .

Fui lá no ROGÉRIO já desesperançoso , aí nós e mais o ROGÉRIO observou só em olhar o alinhamento , viu que as rodas não estavam CONVERGENTES , estavam quase que zeradas , retas , paralelas uma com a outra , DAÍ QUE ELE SUGERIU EM MEXER NO OLHÔMETRO MESMO DAR UMA FECHADA NAS RODAS OU SEJA FECHAR A FRENTE PARA QUE FICASSE CONVERGENTES NO OLHO MESMO , FEZ ÍSTO e fui embora pq tinha que resolver um problema de Regina minha esposa .

Peguei uma pista dupla com +- 2 km e uma pequena curva , o ENGESA virou outro carro .

CONCLUÍNDO :

NAS DUAS MÁQUINAS QUE LEVEI PARA ALINHAR E DEIXAR CONVERGENTES EM 4mm , NÃO FIZERAM O SERVIÇO CORRETO , AS MÁQUINAS ESTAVAM ERRADAS .

Agora me resta levar na 1ª máquina que fiz o alinhamento e que ficou menos pior e ver com qtos graus esta agora feito no olho .

Aquele esquema de fazer com o cordão não da muito certo pq o meu eixo dianteiro esta deslocado para o lado esquerdo , vou aproveitar neste final de semana para trocar as buchas da PANHARD e crescer a PANHARD para que o eixo dianteiro fique alinhado com o traseiro .
    O outro esquema com uma antena tb não deu pra fazer pq não tinha na hora e estava sem tempo , foi feito no olho mesmo deu muito certo .

ABRAÇO
  • 20/10/2010, 19:22
    CARLOS SIQUEIRA
    Grraaaannnddde doutor, a semana foi corrida e do trabalho tenho pouco tempo para postar. Bem, como os assuntos foram bem variados no encontro, que mais uma vez foi sensacional, não pude te passar a dica do meca daqui. Ele trabalha com vans e caminhões, e após várias reclamações de clientes de falha dos alinhadores, confeccionou uma ferramenta simples e eficiente. Trata-se de um tubo com +/- 1m, com uma vareta de vergalhão que passa por dentro deste, com tamanho suficiente, que permita tocar os pneus internamente, na altura da metade das rodas/eixos. Uma trava feita de parafuso, com uma "borboleta" na cabeça e porca soldada na lateral da extremidade do tubo, onde sai a vareta, fixando as duas. Funciona assim: entre embaixo do eixo dianteiro e ajuste a vareta, de maneira que toque os pneus, no centro da banda lateral, na parte traseira, deixando uma folga de "um palito de fósforo", unidade padrão do meca:mrgreen:, faça a mesma coisa na parte da frente, ajustando a barra que liga as duas rodas, até que não exista folga entre a vareta e os pneus. Fácil não, e detalhe, o serviço é 0800.

[]'s
  • 20/10/2010, 20:00
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Grraaaannnddde doutor, a semana foi corrida e do trabalho tenho pouco tempo para postar. Bem, como os assuntos foram bem variados no encontro, que mais uma vez foi sensacional, não pude te passar a dica do meca daqui. Ele trabalha com vans e caminhões, e após várias reclamações de clientes de falha dos alinhadores, confeccionou uma ferramenta simples e eficiente. Trata-se de um tubo com +/- 1m, com uma vareta de vergalhão que passa por dentro deste, com tamanho suficiente, que permita tocar os pneus internamente, na altura da metade das rodas/eixos. Uma trava feita de parafuso, com uma "borboleta" na cabeça e porca soldada na lateral da extremidade do tubo, onde sai a vareta, fixando as duas. Funciona assim: entre embaixo do eixo dianteiro e ajuste a vareta, de maneira que toque os pneus, no centro da banda lateral, na parte traseira, deixando uma folga de "um palito de fósforo", unidade padrão do meca:mrgreen:, faça a mesma coisa na parte da frente, ajustando a barra que liga as duas rodas, até que não exista folga entre a vareta e os pneus. Fácil não, e detalhe, o serviço é 0800.

[]'s

GRANDE AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Aqui já usei antena quebrada , entendí perfeitamente o que vc falou , só que no alinhamento dos caminhões o ALINHAMENTO TEM QUE FAZER COM QUE AS RODAS NÃO FIQUEM NEM CONVERGENTES E NEM DIVERGENTES , ELAS TEEM QUE FICAREM PARALELAS , COMO VC CITOU DE COMO É FEITO , E NOS ENGESAS/CAMPERS TEEM QUE FICAREM CONVERGENTES EM 4mm , logo : o palito de fósforo acho que tem menos de 4mm .

Realmente em CONSERVATÓRIA sairam assuntos de todos os tipos e gostos para nós nos deliciarmos com eles , INCLUSIVE DE CACHAÇAS , " ROCHINHA " então nem se fala .

ABRAÇO
  • 20/10/2010, 20:44
    CARLOS SIQUEIRA
    Doutor, não sou chegado a "branquinha", prefiro as "loiras" ou "crioulas", mas comprei um pouco no alambique do primeiro passeio, para os amigos que recebo em casa. Bom, quanto ao alinhamento, sempre fiz assim e está funcionando bem, como você viu pelos BF's 33 que já rodaram +/- 20.000km, sem desgaste, mesmo com 30 psi (lb/in2).

[]'s
  • 20/10/2010, 21:16
    Eduardo Velo
    Doc , o alinhamento não da certo na maquina por alguns motivos ... qqer bucha , terminal ou pivo com folga já não aceita pq tem jogo e o tecnico não está acostumado com nossas vtrs ...
    A Panhard é a principal culpada sempre pela dirigibilidade , qto mais folga pior ...
    A convergência é de 4 mm ... não interessa de que lado fica essa folga pq vai depender da centralização do volante o certo é ficar 2 mm de cada lado com o volante centrado , por comodidade pra dirigir , mas qdo vc estiver andando com o carro ele vai andar centrado , independente de como estiver a direção e é por isso que tanto faz onde estáo os 4 mm na estática , vai ficar 2 mm de cada lado na dinâmica ...
    Acho que acertanto a panhard , bucha e comprimento , vai mehorar 1000 % ... o meu anda retinho sem nenhuma problema , mas qqer folga percebo rápido que tem coisa errada ...
    Acertando a panhard , pode fazer no barbante ... não tem erro ...
    Convergência é para carros com tração traseira ... pra corrigir o arraste e não gastar pneu irregularmente ... se deixar divergente , mascara as folgas , come pneu por fora e só sente dificuldade em dirigir em ruas inclinadas ...

abs ... Edu
  • 20/10/2010, 23:00
    Ismael Reghin Filho
    Guilhermeabreu, batendo ponto e assistindo as aulas de mecânica " de grátis " , hehehe...
    Abrç,
  • 20/10/2010, 23:42
    JOÃO R.
    Eu também.... esse assunto muito me interessa...
  • 20/10/2010, 23:59
    guilhermeabreu
    É ÍSTO AÍ PESSOAL

Eu o EDU VELO e o CARLOS SIQUEIRA já conhecemos o ENGESA melhor do que a palma de nossas mãos , sempre procuro acompanhar os serviços e perto para smepre conhecer mais e aprender tb , é que apesar de ser médico , sou apaixonado por mecanica tb .

O EDU VELO ainda faz em casa mesmo , É QUE ELE É BEM MAIS NOVO DO QUE EU NÉ ???????????? HAHAHAHAHAHAHAHA

EDU , eu não me lembro de ter visto o seu se o seu eixo dianteiro esta alinhado com o traseiro , ou tb esta deslocado para a esquerda como o meu , e o seu CARLOS SIQUEIRA , da uma olhada no seu só por curiosidade e fala pra gente .

Eu vou acabar comprando um sacador de volante , pq toda vez que se faz um alinhamento , desalinha o volante , é uma bosta , o volante do ÔMEGA não sai sem um sacador , poderia fazer o alinhamento do volante primeiro , mas da mais trabalho e sempre que alinha o volante primeiro ao andar , SEMPRE fica um pouco torto . É mais fácil comprar um saca volante .

ABRAÇÃO A TODOS , estamos aqui SEMPRE para ajudar qdo for preciso .
  • 21/10/2010, 02:21
    CARLOS SIQUEIRA
    Doutorzão, acho que ele também é "meio torto", mas quem pode responder com certesa é o Rogério, pois para "gabaritar" o eixo dianteiro, que é de Rural, e tem um semi eixo cortado, para diminuir a diferença do traseiro, deve ter coferido as medidas.

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 46 de 115 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 36373839404142434445464748495051525354555696 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:14.