Powered by vBulletin

ENGESA E4 87 F-1: enfim o quase "CORAÇAO VALENTE"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 48 de 115 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 38394041424344454647484950515253545556575898 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 24/10/2010, 14:35
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Pessoal,

Quando se aumenta o tamanho das molas (caso do dr. Guilherme), não é tendência da Panhard puxar o eixo para o lado onde ela é fixada no chassis?

Sempre tive essa dúvida...

CAVESO

COM CERTEZA , NÃO TENHA MAIS DÚVIDAS .

Toda vez que trocamos as molas por molas maiores , vai acontecer o movimento em pendulo da barra PANHARD para baixo , AUMENTANDO ASSIM O SEU ANGULO DE ABERTURA , consequentemente IRÁ PUXAR O EIXO PARA O LADO DA FIXAÇÃO DA MESMA NO CHASSI .

Acho que todos os ENGESAS/CAMPERS saíram de fábrica com o eixo dianteiro levemente deslocado para a ESQUERDA pelos motivos expostos pelo EDU VELO .

Será que os fdp dos engenheiros da ENGESA não se esmeraram para medir o tamanho da PANHARD para que o eixo dianteiro ficasse alinhado com o traseiro ??????????????????? Só poderia ser o engenheiro MANOEL .

O meu ENGESA desde qdo comprei já tinha o eixo dianteiro levemente deslocado para a ESQUERDA e depois que troquei as molas , acentuou mais ainda esta diferença , agora a diferença esta em 2 cm , ou seja do lado DIREITO esta 1 cm para fora e do lado ESQUERDO esta com 3 cm para fora , LOGO : vou deslocar ele 1 cm para o lado DIREITO , ficando com 2 cm de cada lado para fora do paralama .

Lembrando que esta medida bate com a medida do chassi em sua centralização .

ABRAÇO
  • 24/10/2010, 14:43
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Doc , concordo com o Eriksom , só mexa na panhard se confirmar que precisa , como vc disse que o angulo está correto , talvez não seja necessario ... um deslocamento minimo sempre vai aparecer pq as fixações na carroceria entre a diant. e tras. são invertidas ...
    Eriksom o valores que coloquei são referentes a medida de fechamento nas rodas pra convergencia , é que em Conservatoria surgiu a duvida sobre os 4 mm , pq teria que ser o angulo e não uma medida , pra poder adotar esse angulo em medidas de pneu não originais , por isso passei os calculos de angulo pro Doc pra ver que o angulo é tão pequeno , 18' , que pode adotar os 4 mm nos 33" sem problema , e qto maior o diam. maiior a convergencia , mas muda muito pouco ...

EDU VELO

Enchí o saco com ESTE TAL DE ALINHAMENTO , de hoje em diante , vou fazer da seguinte forma :

Se a direção estiver ruim , MANEIRA DE GUIAR , primeiro corrijo todas as folgas ( pivôs , buchas ) e troco as ponteiras que estiverem ruim , TUDO PRONTO SEM NENHUMA FOLGA , só restará a REGULAGEM DA FAMEGERADA " CONVERGENCIA " pq como todos já sabem no ENGESA/CAMPER só tem esta regulagem a ser feita , PQ A CAMBAGEM E O CÁSTER são fixos .

Vou fazer a regulagem da CONVERGENCIA no olho como foi feita agora pelo ROGERIO , foi a melhor regulagem que já andei com ele . Ainda não sei em qtos mm esta , vou até medir na máquina por curiosidade .

Caso não fique boa , vou abrindo e andando , se ficar ruim , abro mais , se ficar pior , fecho mais , se ficar ruim fecho mais , se ficar ruim fecho mais até chegar a posição que fique BOA DE DIRIGIR , e se medir e estiver com 10mm CONVERGENTE , PARA MIM ESTA SERÁ A REGULAGEM DA CONVERGENCIA DO MEU " CORAÇÃO VALENTE " , e rasgo as medidas do manual , ou melhor mando para o engenheiro MANOEL .

ABRAÇO
  • 24/10/2010, 17:00
    JOÃO R.
    "
    Grande Guilherme, vou completar sua história....
    Depois de corrigir o cáster, levei o engesa no alinhador, para os acertos finais... digamos que o profissional é muito gente boa, mas extremamente limitado... colocamos o carro na máquina e... tudo desregulado, quando acertava as rodas a direção saía da posição e vice versa... até que ele me disse: vamos deixar assim e ver como é que fica, se for bom a gente tira o volante e acerta... entrei no carro e, ao sair tinha 1 volta para um lado e 3 pro outro.... :shock::shock:... voltei e expliquei para ele... e ele disse que não tinha regulagem porque o extriado do pitman só tem uma posição:parede::parede:... e então perguntei se era só mudando a posição do pitman que regularia e ele disse que sim.....:parede::parede::parede:... foi aí que desci embaixo do carro e sem querer ser grotesco, sugeri que ele tirasse o pivô da barra de direção do munhão, dividimos 2 voltas pra cada lado... aí ele perguntou e agora???... pensei... sou eu ou ele o alinhador??? porém com muita paciência sugeri o alinhamento usando a corda nos pneus, "o prumo e o rumo", vulgo olhômetro... e só depois religar a barra de direção no munhão.... só assim eu consegui um alinhamento próximo do adequado, digo próximo por que não ficou 100%, mas 95%...

Agora se fosse o meca que alinhava meus carros no RJ ou Roger Nunes, com certeza ficaria 100%...

Aqui no interiorzão, já dei sorte de conseguir um bom mecânico, agora um bom alinhador acho que é querer demais ...

[] alinhados pra vc...
  • 24/10/2010, 22:45
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Grande Guilherme, vou completar sua história....
    Depois de corrigir o cáster, levei o engesa no alinhador, para os acertos finais... digamos que o profissional é muito gente boa, mas extremamente limitado... colocamos o carro na máquina e... tudo desregulado, quando acertava as rodas a direção saía da posição e vice versa... até que ele me disse: vamos deixar assim e ver como é que fica, se for bom a gente tira o volante e acerta... entrei no carro e, ao sair tinha 1 volta para um lado e 3 pro outro.... :shock::shock:... voltei e expliquei para ele... e ele disse que não tinha regulagem porque o extriado do pitman só tem uma posição:parede::parede:... e então perguntei se era só mudando a posição do pitman que regularia e ele disse que sim.....:parede::parede::parede:... foi aí que desci embaixo do carro e sem querer ser grotesco, sugeri que ele tirasse o pivô da barra de direção do munhão, dividimos 2 voltas pra cada lado... aí ele perguntou e agora???... pensei... sou eu ou ele o alinhador??? porém com muita paciência sugeri o alinhamento usando a corda nos pneus, "o prumo e o rumo", vulgo olhômetro... e só depois religar a barra de direção no munhão.... só assim eu consegui um alinhamento próximo do adequado, digo próximo por que não ficou 100%, mas 95%...

Agora se fosse o meca que alinhava meus carros no RJ ou Roger Nunes, com certeza ficaria 100%...

Aqui no interiorzão, já dei sorte de conseguir um bom mecânico, agora um bom alinhador acho que é querer demais ...

[] alinhados pra vc...

JOÃO R.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA esta foi ótima , mas o PÍTMAN ficou com 2 voltas para cada lado correto ?????????????? Se sim esta tudo certo o volante vc muda de posição .

MAS VC NÃO FALOU DE COMO FICOU O GUIAR , continua passarinhando ????????? O volante volta a posição de andar reto para frente qdo vc solta o volante ao dobrar a esquina ??????????

Amanhã vou pegar as VÁLVULAS EQUALIZADORAS que já devem ter chegado , falei com vc que chegariam na 6ªf , mas não pude ír lá , mas amanhã vou lá .

ABRAÇOS
  • 25/10/2010, 12:06
    Eduardo Velo
    Doc , a gente usa os 2 a 4 mm apenas como referência e em eixos originais Dana 30 ( Engesa ) , da Band não deve ser muito diferente , mas é outra referencia ... , convergência em excesso causa desgaste nos pneus e aumenta o consumo de comb.
    Vc já mediu a dist. entre eixos nos 2 lados da vtr ?? isso sim tem influencia ...
    se o eixo diant. não está alinhado com o tras. com pouca diferença nem esquenta , com muita diferença , a tendencia é qdo vc fizer uma curva do lado contrario da diferença é jogar a vtr fora da curva , gasta pneu e tem dificuldade em curvas ...
    Pena que minha vtr é tudo original e não serve de parâmetro pra quase ninguém , o bixo anda bem , sempre alinhado , freia muito bem , consome entre 10 e 11 km/l , só falta um pouco mais de conforto ... rsrs ...

abs ... Edu
  • 25/10/2010, 20:02
    guilhermeabreu
    A TODOS

MAS FINALMENTE TENHO BOAS NOTÍCIAS .

UUUUUUUUUUUUUUFA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas ainda falando sobre o alinhamento e comentando o que vc EDU VELO falou para conferir estas medidas , estão todas as medidas batendo no entre eixo e tudo mais .

QTO AO ALINHAMENTO , JÁ FIQUEI PUTO DEMAIS POR CONTA DISTO , NÃO QUERO SABER SE ESTA FECHADO DEMAIS SE VAI GASTAR MUITO PNEU , " SÓ QUERO SABER SE ESTA BOM DE GUIAR OU NÃO , SE NÃO ESTA MAIS PASSARINHANDO , SE FAÇO AS CURVAS COM SEGURANÇA .

É ÍSTO QUE DE AGORA EM DIANTE ME INTERESSA .

MAS ENTÃO VAMOS PARA A NOTÍCIA BOA :

Ao fazer o que disse que faria que foi trocar as buchas da PANHARD , que por sugestão do ROGERIO foi de colocar de TECNIL ( nylon ) , assim foi feito .

E ao fazer a correção da CENTRALIZAÇÃO DO EIXO DIANTEIRO EM RELAÇÃO AO CHASSI como eu queria já ha bastante tempo fazer e nunca parava para ísto , que desde que comprei era pouco deslocado para a ESQUERDA como já falei e agora depois das molas maiores ficou mais evidente , ísto estava me dando agonia .

CRESCÍ A BARRA PANHARD EM 1(miserável ) cm . Ou seja cresceu 1 cm para um lado e diminuiu 1 cm do outro e ficou 100% CENTRALIZADA COM RELAÇÃO AO CHASSI .

E mantive a CONVERGENCIA feita no olho com o ROGERIO ha 5 dias atras como tb já falei .

HOJE A TARDE PEGUEI O ENGESA E MEUS DEUS DO CÉU , " NUNCA HAVIA GUIADO ELE COMO ESTA AGORA " .

Ficou simplesmente ESPETACULAR , não esta como minha SW4 e nem o CORSA da minha esposa , É UM JIPE NÃO É ?????????????????

MAS ESTA QUASE IGUAL A UM AUTOMÓVEL , JÁ ESTA ME DANDO MUITO PRAZER EM DIRIGÍ-LO , O VOLANTE NEM TE FALO , PRATICAMENTE VOLTA SOZINHO A POSIÇÃO INICIAL LOGO APÓS ACABAR DE DOBRAR NA ESQUINA " FANTÁSTICO " .

CONCLUSÃO :

O que estava atrapalhando mais no guiar ERA A GRANDE FOLGA DAS BUCHAS DA PANHARD .

E acredito que com a CENTRALIZAÇÃO DO EIXO DIANTEIRO , fez com que o guiar ficasse mais natural possível , como outro carro qualquer .

E A CONVERGENCIA ?????????? AINDA ESTA COMO FICOU COM A REGULAGEM NO OLHO , VOU AINDA MEDIR SÓ POR CURIOSIDADE E PASSAR PRA VCS .

Sinceramente estava pensando em até botar fogo nele , MAS AGORA , PUTZ É SÓ PRAZER EM GUIAR .

OBRIGADO POR TEREM ME ATURADO POR TANTO TEMPO SEMPRE RECLAMANDO E OBRIGADO POR TEREM SEMPRE ME INCENTIVADO EM CONTINUAR A MINHA SAGA DE MELHORAR O " CORAÇÃO VALENTE " .

Na próxima 6ªf pela manhã deixarei com o ROGERIO para trocar a relação 12x47=3,92 pela 13x46=3,54 que já tenho em casa , pois esta me dando agonia em andar a 3.000 rpm dando 105km/h , é pouca velocidade para este giro e para meu uso que faço e pego no final de 6ªf mesmo .

ABRAÇÃO
  • 25/10/2010, 20:51
    JOÃO R.
    Então Guilherme, a direção do Engesa está voltando sozinha após curvas e melhorou muuuuito depois do alinhamento do caster e do ajuste da convergência em 4mm no olhômetro... mas como disse ficou 95%, porque o meu grande problema vão ser as buchas, que estão muito gastas... acho que vou ter que trocar toda$$$$$.
  • 25/10/2010, 22:19
    CARLOS SIQUEIRA
    Doutorzão, parabéns pela persistencia nos "detalhes", mas lembre sempre que estas com um jipe nas mãos, por melhor que seja, alivie o pé, que já é um tanto quanto pesado. João, o Marcelo Bucchile tem ótimas buchas, a pronta entrega em PU de alta resistência, mas o Edu também indicou um fornecedor com originais, é só escolher que estará com o engesão "zero bala".

[]'s
  • 26/10/2010, 00:14
    JOÃO R.
    Como faço contato com Marcelo Bucchile?? Acho que vou preferir as PU, por causa dos pneus e molas mais altas... mais esforço...
  • 26/10/2010, 11:40
    CARLOS SIQUEIRA
    João, não estou com o cartão dele agora, mas a noite te passo.

[]'s
  • 26/10/2010, 18:36
    Kim
    Vamos lá Carlão!!!!

Marcelo Buchli
    Campo Belo - Sp.
    5533-9691 com
    5851-9056 após hor. com
    9406-1186 cel.

Buch Equipamentos e Serviços.

Att.

Kim.
  • 26/10/2010, 19:25
    FIDELIS
    Amigo Doutorzão,

Vamos nos ver menos agora, estou ficando direto de terça a domingo na obra em Búzios.

Abração.

Fidelis.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 48 de 115 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 38394041424344454647484950515253545556575898 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:09.