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  • #553
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    Red face




    Para corrigir o volante é bom levar em consderação que a barra do ptimam qto mais fechada , menos curso de giro ... , o ideal é acertar a angulação de giro antes de acertar o volante ...
    Se usar um sistema rigido não vai conseguir acertar a convergência , mas com barbante sim ... desde que exista paralelismo entre os eixos , a medida entre-eixos tem que ser exatamente igual , o ajuste é feito nas porcas das longitudinais ... no meu o eixo tras. é 1 cm deslocado pro lado do motorista e do lado do carona quase não tem ...

    abs ... EDu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #554
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    EDU VELO

    Deixei agora lá no ROGERIO

    A minha barra do PITMAN esta bem na horizontal , com uma angulação muito boa , bem próxima da barra da direção de munhão a munhão e a PANHARD tb com pouca angulação embora eu tenha levantado a suspensão com molas maiores .

    Meu ENGESA já tinha de fábrica o eixo dianteiro um pouco deslocado para a esquerda ( acho que todos são assim ) e com levantar um pouco mais a suspensão deslocou um pouco mais ainda para a esquerda , logo : se faz nescessário esta correção , pq vai juntando um coisinha diferente aqui e outra alí , no final o ENGESA fica uma bosta para dirigir e ficamos encucado do que esta fazendo ísto , é impressionante de como PEQUENOS DETALHES MUDA TANTO A MANEIRA DE DIRIGIR .

    Amanhã eu pego ele lá com estas correções feitas .

    ABRAÇÃO

  • #555
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    A angulação que me refiro é de giro ... no manual do engesa é de 24º , isso para o eixo e cx de dir. originais , a cx de dir. original do engesa é de 4,25 a 4,5 voltas , a que uso ,por ex. é de 3 voltas , é do Opala ...
    Vc tem que deixar o mesmo num. de voltas pros 2 lados ou bem prox. da igualdade , isso é feito na barra do pitmam , acerta o angulo de convergência , que para pneu 31" que é o original é de 4 mm , qto maior o pneu , esse valor vai aumentando ...
    Lembrando um pouco do tempo de colégio -
    tang. = cat op / cat adj ; Pneus 31" = cat adj = {15,5 ( raio ) / 0,079 ( 2 mm em pol. ) }= 0,0051 ;{ 0,0051 x 16,5 ( raio 33" )} = 0.084 = 2,13 mm -- ptto 0,13 mm mais fechado de cada lado , por isso que a gente nem leva em consideração ... rsrs
    Obs. o ângulo de convergência é de 18'' pra efeito de outros cálculos ...
    Depois de acertar o num. de voltas pra cada lado e o angulo de convergencia , anda com a vtr e aí sim marca a centralização do volante , saca e coloca na posição correta , todos os volantes são dificeis de sacar , não é exclusividade não ... rsrs ... evita acertar a centralização pela barra do pitmam ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #556
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    A angulação que me refiro é de giro ... no manual do engesa é de 24º , isso para o eixo e cx de dir. originais , a cx de dir. original do engesa é de 4,25 a 4,5 voltas , a que uso ,por ex. é de 3 voltas , é do Opala ...
    Vc tem que deixar o mesmo num. de voltas pros 2 lados ou bem prox. da igualdade , isso é feito na barra do pitmam , acerta o angulo de convergência , que para pneu 31" que é o original é de 4 mm , qto maior o pneu , esse valor vai aumentando ...
    Lembrando um pouco do tempo de colégio -
    tang. = cat op / cat adj ; Pneus 31" = cat adj = {15,5 ( raio ) / 0,079 ( 2 mm em pol. ) }= 0,0051 ;{ 0,0051 x 16,5 ( raio 33" )} = 0.084 = 2,13 mm -- ptto 0,13 mm mais fechado de cada lado , por isso que a gente nem leva em consideração ... rsrs
    Obs. o ângulo de convergência é de 18'' pra efeito de outros cálculos ...
    Depois de acertar o num. de voltas pra cada lado e o angulo de convergencia , anda com a vtr e aí sim marca a centralização do volante , saca e coloca na posição correta , todos os volantes são dificeis de sacar , não é exclusividade não ... rsrs ... evita acertar a centralização pela barra do pitmam ...

    abs ... Edu
    GRANDE EDU VELO

    No 2º grau minhas melhors notas eram em física , a menor nota foi 9,5 , melhor do em biologia que é a minha área .

    No meu foi feito tudo desta forma com certeza . É bem fácil de executar ísto , só que com esta caixa da S-10 embora o PÍTMAN seja do mesmo tamanho do anterior com a caixa do opala o giro ficou menor , UMA BOSTA igual nas S-10 , logo : é a caixa da S-10 que gira menos do que a do opala , vou tem que crescer o comprimento do PÍTMAN para eu ter o giro que tinha antes , é muito ruim girar pouco , depois que acostumamos com o conforto de girar bem , EU NÃO ACEITO COMO ESTA .

    MAIS UMA SOLDA NO PÍTMAN ( tem uma para troca da extria , outra para encurtar a altura e agora terá mais uma para crescer no comprimento ) , FAZER O QUE , MAS O CARA QUE FEZ A SOLDA É UM EXPERT EM SOLDA , ficará bem garantido .

    ABRAÇO

  • #557
    Usuário Avatar de Ismael Reghin Filho
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    Abraço a todos os meus professores,
    Ismael /Band Mafiosa OM314-S,LDA,K-16,Intercooler,Escape 3",CD,DH,Faróis Hella,Scorro 7,5",Dunlop GT
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  • #558
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    Guilherme

    antes de mais nada, entendi porra nenhuma dos ângulos do Eduardo. Eu era péssimo em física, só aprendi força centrífuga, aquela que nos empurra para fora nas curvas 8)

    duas coisas

    1) toda caixa de direção tem um "meio"exato que é onde o óleo não faz pressão nem para lá, nem para cá. O ideal é marcar essa posição para alinhar as rodas "retas" com o "meio" da caixa, e o volante idem. Segundo um especialista em caixas, elas têm batentes internos que limitam o giro máximo, e eles são ajustáveis: não seria o caso de verificar isso na sua?

    2) quanto ao eixo desalinhado, segue uma sugestão para corrigir o problema. Primeiro, saque o eixo da viatura com os tensores junto e verifique se os tensores estão perfeitamente alinhados (perpendiculares ao eixo). Se sim, verifique se a distância entre as pontas deles é a mesma da largura do chassis. Se sim, recoloque o eixo no lugar, alinhe ele ao chassis (lembre-se que 1 mm repuxado para um lado é um grande diferença), e somente depois disso confeccione a panhard no tamanho correto para ela não puxar o eixo para o lado esquerdo.

    Tá certo, pode começar soltando a panhard, balance lateralmente a viatura bastante, se a panhard não couber e faltar um pedaço mínimo, ela é a responsável pelo deslocamento.

    []s tristes pois meu engesa quase pronto foi submetido ao um teste toc-toc, e descobri podres. haja chapa cortada. quando estiver rodando, abro tópico com todas as fotos.

    Eriksom

  • #559
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    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Guilherme

    antes de mais nada, entendi porra nenhuma dos ângulos do Eduardo. Eu era péssimo em física, só aprendi força centrífuga, aquela que nos empurra para fora nas curvas 8)

    duas coisas

    1) toda caixa de direção tem um "meio"exato que é onde o óleo não faz pressão nem para lá, nem para cá. O ideal é marcar essa posição para alinhar as rodas "retas" com o "meio" da caixa, e o volante idem. Segundo um especialista em caixas, elas têm batentes internos que limitam o giro máximo, e eles são ajustáveis: não seria o caso de verificar isso na sua?

    2) quanto ao eixo desalinhado, segue uma sugestão para corrigir o problema. Primeiro, saque o eixo da viatura com os tensores junto e verifique se os tensores estão perfeitamente alinhados (perpendiculares ao eixo). Se sim, verifique se a distância entre as pontas deles é a mesma da largura do chassis. Se sim, recoloque o eixo no lugar, alinhe ele ao chassis (lembre-se que 1 mm repuxado para um lado é um grande diferença), e somente depois disso confeccione a panhard no tamanho correto para ela não puxar o eixo para o lado esquerdo.

    Tá certo, pode começar soltando a panhard, balance lateralmente a viatura bastante, se a panhard não couber e faltar um pedaço mínimo, ela é a responsável pelo deslocamento.

    []s tristes pois meu engesa quase pronto foi submetido ao um teste toc-toc, e descobri podres. haja chapa cortada. quando estiver rodando, abro tópico com todas as fotos.

    Eriksom
    CARO AMIGO ERIKSOM

    Hahahahahahahahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk krsrsrsrsrsrsrsrsrs , estou morrendo de rir com este início de conversa sua , fantático sua colocação .

    1) Esta caixa de direção que coloquei agora retirei de uma S-10 , deve estar original , eu ví o cara retirar da S-10 .

    As S-10 já tem fama de girar pouco , no manual do ENGESA diz que o volante da 4 voltas e 25' a 4 voltas e 50' de batente a batente , hoje fiz o teste na minha , deu 2 voltas e 50' , logo : a caixa da S-10 gira pouco mesmo , a solução é crescer o PÍTMAN .

    2) Fizemos ísto hoje e ao soltar a PANHARD parece que o eixo viciou naquela posição , mesmo sem ela e mexendo no volante de um lado para o outro o que faz com que a carroceria mexa na lateralidade , qdo o volante não esta sendo forçado , O EIXO VOLTA A POSIÇÃO ONDE ELE FICAVA , DESLOCADO PARA O LADO ESQUERDO , é que as molas principalmente a do lado esquerdo , da para ver que ela esta com leve inclinação na parte inferior mais para fora ( lado esquerdo ) reafirmando que o eixo esta com um deslocamento mais para a esquerda .

    Com a nossa medição , vamos chegar o eixo 1cm para o lado direito , ou seja vai ser aumentado o tamanho da PANHARD em 1 cm .

    E vamos ver como vai ficar .

    Outra coisa :

    As buchas da PANHARD , estavam quase que prontas , feitas com as tais borrachas lonadas e o ROGERIO disse que elas não iriam aguentar por muito tempo , pois o esforço alí é constante , concordei com ele . Ele sugeriu que fizesse de TECNIL ( NYLON ) , o que será feito . Ele tem o TECNIL na nas buchas da PANHARD da F-75 ha 5 anos e sem nenhum problema , seguí esta dica dele .

    Lembram qdo disse que as buchas das barras longitudinais NÃO PODERIAM SEREM FEITAS DE TECNIL ???? Realmente não podem pq o movimento das barras longitudinais SÃO MOVIMENTOS DE PENDULO E MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO qdo só uma roda caiu num buraco , por ísto que não pode ser de TECNIL , mas as buchas da PANHARD , SÓ FAZEM MOVIMENTOS PENDULARES , ela não torce qdo faz o movimento da suspensão .

    3) Qto ao CUPIM DE FERRO , nem sei mais o que é ísto , minha sugestão é vc fazer o que eu fiz , CARROCERIA DE FIBRA nele . Ainda mais onde vc mora que tem o ar salinizado como eu tenho aqui e ter que fazer funilaria a cada 2 anos eu não aguentei .

    Mas se vc agora terá que fazer a funilaria , dou a dica de vc em todo lugar que tiver que cortar a chapa que sempre é dobrada , COLOCAR SÓ UMA CHAPA , USANDO CHAPA 16 , o lanterneiro vai reclamar , mas como a chapa é sempre reta no fim ele vai até gostar pq ela deforma muito pouco e fica muito bom , no meu qdo fiz a 1ª reforma fiz com esta CHAPA 16 , em todo lugar que coloquei não repetiu o CUPIM DE FERRO nests lugares até hoje .

    ABRAÇOS tristes pelos CUPIM DE FERRO que te pegou .
    4X4 Brasil

  • #560
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    Citação Postado originalmente por Ismael Reghin Filho Ver Post
    Grandes chefes, caciques, mecanicos...
    Batendo ponto nas minhas aulinhas " de grátis " de mecanica, hahaha...
    Abraço a todos os meus professores,
    GRANDE ISMAEL REGHIN FILHO

    Aqui não tem professores e nem mecanicos aqui o que tem é só ENGESEIROS , hahahahahahahahahahaha .

    A BAND já veio com quase tudo bom , o ENGESA nem tanto , é por ísto que fuçamos tudo para ficar tão bom e confiável qto as BANDS .

    Só pra vc ter uma idéia , meu ENGESA tem :

    1- FREIO A DISCO NAS 4 RODAS DA BAND
    2- HIDROVÁCUO DA BAND
    3- CILINDRO MESTRE DA BAND
    4- EMBREAGEM HIDRÁULICA DA BAND
    5- T-CASE DA BAND

    Quer mais ??????????????????????????????????????????????????

    Para mim a BAND peca em duas coisas principalmente :

    1- No motor pesado demais e um pouco lerdo
    2- Na suspensão com feixes de mola

    MAS ESTAS CARACTERÍSTICAS SÃO PONTOS FORTES PARA O USO QUE FOI PROPOSTO PARA ELA , QUE É DE UM 4X4 DE TRABALHO PESADO nós é que queremos usar como um 4X4 versátil rápido e confortável , QUE FIQUE BEM CLARO ÍSTO , sou ainda apaixonado pela BAND que tive .
    4X4 Brasil

  • #561
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    eu sou só simpatizante dos GLS, e tenho grandes amigos e amigas militantes integrais, mas declaro em alto e bom som: NENHUM CUPIM DE FERRO me pegou! qualé, doutor, sou homem com H, mas não sou Ney, não, tá?

    Voltando aos eixos, em vez de crescer o pitman, verifique antes essa história dos batentes internos da caixa de direção. Como disse, não vi os "santos", mas dizem que ele existe. Pode ser mais rápido do que aumentar o pitman.

    quanto a aumentar a barra panhard, pense no seguinte, se houver defeito de alinhamento nos tensores, você só estará empurrando o defeito e o eixo pro lado, forçando as buchas. Com o capricho e dedicação que li sobre o seu trabalho, seja mais um pouco paciente, doutor, e faça todas as suturas correta e não apenas eficientemente 8-)

    Abraços sem ter sido pego por nenhum cupim de ferro (olha o cara, bro )
    4X4 Brasil

  • #562
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    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
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    eu sou só simpatizante dos GLS, e tenho grandes amigos e amigas militantes integrais, mas declaro em alto e bom som: NENHUM CUPIM DE FERRO me pegou! qualé, doutor, sou homem com H, mas não sou Ney, não, tá?

    Voltando aos eixos, em vez de crescer o pitman, verifique antes essa história dos batentes internos da caixa de direção. Como disse, não vi os "santos", mas dizem que ele existe. Pode ser mais rápido do que aumentar o pitman.

    quanto a aumentar a barra panhard, pense no seguinte, se houver defeito de alinhamento nos tensores, você só estará empurrando o defeito e o eixo pro lado, forçando as buchas. Com o capricho e dedicação que li sobre o seu trabalho, seja mais um pouco paciente, doutor, e faça todas as suturas correta e não apenas eficientemente 8-)

    Abraços sem ter sido pego por nenhum cupim de ferro (olha o cara, bro )
    GRANDE ERIKSOM

    De novo HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA .

    Mas antes de mexer no PÍTMAN vou no cara que só faz mexer em DIREÇÃO HIDRÁULICA o cara é muito bom e vou falar com ele a respeito .

    E com relação as barras tensoras vou tb dar mais uma conferida .

    Valeu pelas dicas .

    ABRAÇÃO

  • #563
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Doc , concordo com o Eriksom , só mexa na panhard se confirmar que precisa , como vc disse que o angulo está correto , talvez não seja necessario ... um deslocamento minimo sempre vai aparecer pq as fixações na carroceria entre a diant. e tras. são invertidas ...
    Eriksom o valores que coloquei são referentes a medida de fechamento nas rodas pra convergencia , é que em Conservatoria surgiu a duvida sobre os 4 mm , pq teria que ser o angulo e não uma medida , pra poder adotar esse angulo em medidas de pneu não originais , por isso passei os calculos de angulo pro Doc pra ver que o angulo é tão pequeno , 18' , que pode adotar os 4 mm nos 33" sem problema , e qto maior o diam. maiior a convergencia , mas muda muito pouco ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #564
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Pessoal,

    Quando se aumenta o tamanho das molas (caso do dr. Guilherme), não é tendência da Panhard puxar o eixo para o lado onde ela é fixada no chassis?

    Sempre tive essa dúvida...

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