Postado originalmente por
Edintruder
Sylvio, nas HSD não tem como colocar o 4x4 sem ter que alterar algumas outras coisas para conseguires andar normalmente.
Para colocar o 4x4 na tua HSD tens que trocar os dois eixos (pois o diferencial dianteiro da F1000 só tem 3,07:1) e na HSD é 4,56:1 se não falhar a memória. O problema de alongar a relação é que o motor não terá força para empurrar, então tem que colocar uma caixa com 1a simples, como a própria caixa da F1000 4x4 que tem 1a marcha para trás. Ainda assim a 5a marcha ficará mais longa, o que terás que melhorar a performance do teu 2.5 para conseguires andar normalmente.
Então tens 2 opções, trocar a tua F1000 HSD por outra 4x4 com o MWM ou comprar o kit inteiro de tração com caixa de marchas, transferência e eixos da 4x4 e trocar bicos injetores por maiores e melhorar a BI do HSD. Dessa forma poderás ter uma HSD com 4x4.
Cesar, outra opção é comprar uma picape 4x4 como F1000 ou D20 e colocar um Camper na caçamba, o que facilita muito o teu uso diário e lazer ou ainda comprar um trailer específico pra isso. A Camper 4x4 puxa um trailer de 1 eixo em terreno off road sem muito problemas. É comum vermos trailers do modelo Karmanguia com pneus 33" para reduzir os esforços de reboque em terrenos mais pesados e aumentar a altura livre do solo. Essa seria a minha opção atual se eu fosse mais "viajante".
No caso da Ibiza, tens que descobrir a relação do diferencial traseiro da tua, caso seja 3,07:1 tens que apenas colocar o eixo dianteiro. Se usares os eixos da D20, recomendo trocar os 2. A relação de marchas da F1000 4x4 fica com 2000rpm nos 95~100km/h em 5a marcha. (depende do erro do velocímetro).
Quanto à caixa de transferência, dá preferência para modelos mecânicos, como engesa. A minha está com uma NP205 montada de cabeça para baixo, e é muito forte. Certa vez quebrei 3 cruzetas dos 3 cardans e a caixa nem sentiu o esforço.