Diogo,
Guarda a forma dos paralamas q eu acho q ainda vamos conversar à respeito... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]ção e Parabéns pelo Porkin :palmas:
Versão Imprimível
Diogo,
Guarda a forma dos paralamas q eu acho q ainda vamos conversar à respeito... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]ção e Parabéns pelo Porkin :palmas:
Diogo,
Conte mais sobre esses seus paralamas! :concordo:
[ ]s
Bem, os paralamas surgiram da necessidade de cobrir os 30cm de pneu que ficavam para fora da lata. Por muito tempo conversei com o marcel sobre os bushwkers (acho que é isso), mas ele só tinha de 6" (15cm) e eu precisava de 10".......foto 1 é de um kit gringo, que peguei emprestado:rolleyes:
Andei um tempo com um sistema "a lá preto véio" foto 2, mas por serem flexiveis daria problema com "os homi", então recisava de algo fixo.
Aproveitando a reforma do jipe, conheci um fibreiro especializado em aeronaves (confecção de carenagens e reformas de aviões), ele olhou o carro e apresentou a solucão.
Ele usou os paralamas originais (pequenos) para tirar um molde do acabamento esterno, e entre esta peça de acabamento e a lata iria uma placa de fibra, resultando em uma peça unica (caixa de roda) foto 3. Para reforçar, esta peça vai aparafusada com 8 parafusos (em cada caixa de roda) em porcas soldadas nos suportes dos paralamas originais.
Entre o paralama dianteiro e o traseiro seria feita uma peça parecida com a do troller, encaixada no lugar daquele acabamento plastico, que daria um melhor acabamento no conjunto alem de aumentar a resistencia. esta peça é parafusada com 4 parafusos em cada paralama, alem de 8 al longo do carro, e do apoio no antigo estribo do carro, que será encurtado e transformado em um "apoio" para esta peça, já que agora pisarei nela foto 4.
As peças foram fabricadas para suportarem uma carga de no minimo 80kg, e resultaram em uma espessura de 6mm, chegando a 8 nos cantos e dobras de reforço Foto do post anterior e foto 5.
Alem disso na parte de tras foi feita uma "ponteira" para ligar o paralama traseiro ao parachoque, e ajudar a "travar" o conjunto.
Depois tiro fotos mais detalhadas dos paralamas, com os arremates e reforços.:concordo:
P.S. nas fotos o conjunto ainda não estava pronto, apenas na "casca" inicial
Continuando na linha dos alargadores de paralamas, seguem mais fotos detalhadas: Foto 1, detalhe da espessura da fibra. Foto 2 novos "estribos" para reforço estutural que serão presos por cima do estribo tubular.
Foto 3 detalhe dos parafusos que prendem tudo
Foto 4 ponteiras em fibra, que serão apenas uma "cobertura" do reforço do parachoque em aço traseiro...essa ai ainda vai ser muuuito mechida....
Foto 5 Não tem nada a ver com os paralamas, mas é bom saber que a pintura é sinal que o projeto está na fase final:dance::dance::dance::dance:
Salve Diogo!
Obrigado pelas explicações sobre os paralamas. Muito bem feito. Qual a sua impressão sobre a resistência deles na trilha? :pensativo:
[ ]s
A principio, estou priorizando a "puliça" pois quero regularizar o carro e pegar a certidão do Imetro, E isso indicou os "rumos" a serem seguidos, se fosse só pelas trilhas, colocaria os bushwaker do marcel e deixaria metade do pneu de fora, pois acho que deixa o carro com uma cara bem mais agressiva:twisted:
mas.........
Comoos paralamas obrigatiriamente teriam que cobrir os pneus para ficar "legal":parede:.... os paralamas e partes em fibra foram projetadas para aguentar porrada, foram usados os mesmos materiais usados na confecção de fibra aeronaurica, e o mesmo processo, assim é esperado uma resistencia do conjunto paralamas -estribos-ponteira bem proxima ou igual a resistencia da carroceria do troller. Fizemos um "teste", o meca pesa 104 kg, e o paralama aguentou ele sentado em cima :shock::shock::shock:......bem não espero que alguem mais "gordinho" venha a sentar nas peças, mas achei esta ressitencia suficiente para as trilhas.
Agora é claro que se eu capotar ou entrar com tudo em um barranco eles vão quebrar, e para isso foram feitos modulares, assim o paralama dianteiro é independente do meio e do paralama traseiro, de forma a facilitar futuros reparos:concordo:
As ponteiras serão reforçadas pelo parachoque traseiro, e são o ponto que acho que darámais dor de cabeça na trilha, pois ficam muito espostas, porem novamente os "homi da lei" me impedem de rodar com o pneu descoberto ("a trajetória do material lançado pelo pneu traseiro precisa ser interceptado por parte do paralama ou parachoque :shock:")ai....vamos adequer o parachoue traseiro e o suporte de estepe/hilift/cama de sogra as ponterias.....já que com o hilift de 1,50 m na frente do quebramato como era antes (no local dos milhas superiores) o carro não passa nem na inscrição do imetro hehehehehehe:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
http://www.vm2.com.br/projetos/unipa...ama%201113.gif
Parece os do 1113 !!! :concordo:
[ ]s
Parecem mesmo, eu até cheguei a olhar os do 1113, mas eram muito maiores e não teria como prender na lata do samurai, daria um trampo danado para adaptar....mas.....é uma opçao tambem hehehehehhe.:mrgreen:
Mas que eu quase fui nos de "carretinha"......a quase!!
Bem, o serviço de pintura já acabou, pelo menos na lata, e enquanto o pintor termina a píntura dos paralamas, a lata volta para cima do chassis e começa o processo de montagem.
Foto 01: nova pintura, vermelho flash VW
foto 02 :amortecedores procomp
foto 03: nova angulação do cardã traseiro, que teve que ser aumentado em 4cm.
Agora vem a parte ruim, montar tudo....é a parte que parece não acabar nunca:roll::roll::roll: