Ví uma coluna parecida com essa idéia no pirate.
Versão Imprimível
Ví uma coluna parecida com essa idéia no pirate.
óia qui bunito!! :mrgreen:
Já rolou um aperfeiçoamento!
[]'s
O meu fá, e isso que voce quer? Anexo 253941
Anexo 253942
Anexo 253943 Ta comigo aqui na oficina.
Hoje o motor roncou :dance: Pensa num caboclo feliz :dance:
[]´s
Cade o video???
Foi muito complicado?
[]s curiosos
Então...
Tava determinado a fazer o motor do jeep funcionar neste final de semana e conseqüentemente o cambio, tcase e o guincho mecânico. O objetivo final era enrolar o cabo no carretel.
Mais uma vez peguei o esquema da IE que já está postado aqui no fórum e munido de um multimetro daqueles que na casa china tem, testei e identifiquei todas as ligações do chicote do módulo, sensores, bobina e bicos. Já tinha feito isso uma vez, mas fazia tanto tempo que não tinha mais certeza se mesmo 100%.
Tudo estado e aprovado conectei o que era mais obvio, ou seja, os conectores que em nada se paressem com os demais, apenas com o seu devido lugar exceto por 2: sensor indutivo e sensor hall. Ambos que tem exatamente o mesmo conector e estão posicionados muito próximos, gerando alguma confusão que foi sanada com alguns telefonemas a amigos "especialistas"...
Conecta a lampâda espia, liga a bateria e... nada! Putz, deu m... Pensei que talvez fosse a lampâda que estivesse queimada, mas testada na bateria ela acendeu. Aí resolvi tirar a lampâda e ligar o multimetro no lugar e testar... deu 4,3 volts, será que essa m. usa led, pensei já meio p da cara...
Lembrei de minhas sucintas aulas de eletrônica e resolvi fucar todo o esquema de ligação do módulo, pois poderia ser falta de alimentação em algum lugar. Batata! Tem um maledito pino 27 do módulo que não estava alimentado, e o mesmo correspondia a um conector isolado que fica próximo ao alternador (eu não tinha identificado todos??? :pensativo:). Ele também deve ser ligado a ignição e quando isso foi feito a lampada da IE acendeu normalmente.
Fiz também o esquema de simular um jump no conector ALDL, de diagnóstico da IE, pra ver como estava a IE depois de tanto tempo parada e juntando pó. Bem, tenho 3 módulos desse motor e cada um deles dava um grupo de erros/problemas diferentes, impossibilitando uma conclusão. Quando o ALDL estiver instalado e o jeep andando vou providenciar um scaner pra "zerar" os módulos e fazer uma leitura correta. Aliás ninguém tem um conector desses aí sobrando não???
Bom, já que não era possível identificar se havia ou não algum problema com a ie apertei o botão de partida e seja o que Deus quiser. Uma, duas, três, trocentas tentativas e nada. Soltei um cabo de vela pra ver se tava dando faísca e estava ok.
Ahh, deve ser os bicos. Saquei o coletor, capa e a flauta com os ditos cujos e substituí por um conjunto reserva que tinha a mão. Montei novamente e na primeira 1/2 volta do virabrequim o motor pegou! Pensa num cara feliz :dance::dance::dance:
Resumo: A IE funciona fácil, se vc identificar bem os conectores. O único sensor que realmente interrompe o funcionamento da mesma é o de passo, aquele posicionado de forma a identificar a posição do virabrequim, o resto é só pra "ajuste fino" :mrgreen:.
Caboclo... Nunca intime um outro caboclo que acabou de fazer funcionar sua primeira IE. Toma! Video do motor, cambio, tcase, pto e guincho funcionando. Mas já aviso, o som é mono...:odedo:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=sTitLdEGkfU[/ame]
[]´s injetados
Dae Fugger qye maravilha esse som hein ele me lembra e muito o som que houvi da silverado que comprei o motor, exatemente assim hehehehe...
Parabéns pela empreitada acredito na sua felicidade ouvindo o som da jovem guarda ai....
Agora fiquei com trocentas pulgas atraz da orelha e pelo jeito terei de correr atraz de algumas coisas, essa semana vamos tentar ligar o motor e para minha surpresa o chicote veio com módulo e o chicote do mesmo, mas não com essa parte do chicote que liga o scaner ou seja, acho que arrumei pra minha cabeça....
[]s e parabéns lindo o som hehehe
O day after...
Depois de fazer o motor funcionar no dia anterior resolvi que era hora de enrolar o cabo do guincho por meios próprios. Enrolar na manivela com aquela redução é trabalho de presidiário :stop:
Abasteci o CA que, pelo que tinha visto estava vazando um pouco, e mandei bala. Beleza, o motor pela em 1/2 volta do virabrequim, mais acelerado nos primeiros segundos, mas rapidinho pega uma lenta que dá gosto.
O carretel do guincho não tinha dado as 5 primeiras voltas quando parou... Olho por baixo do jeep e vejo um "mar" de ATF :shock:. Pensando logo "Agora f.. de vez o cambio) desligo o motor e vou procurar o problema.
A anta que vos escreve esqueceu de apertar as abraçadeiras que deveriam prender a mangueira que está provisoriamente conectada a tubulação do radiador, enquanto as mangueiras deste não são feitas. Quando o motor funcionou, a bomba do cambio joga óleo pressurizado na linha e uma das extremidades da mangueira se soltou. :parede:
Abraçadeiras apertadas, uns 4 litros de ATF perdidos e um balde e meio de serragem debaixo do jeep depois, ligo o motor novamente e dessa vez começa a vazar um filete de ATF pela capa seca do cambio. Bem, sem desmontar não há o que fazer ali então a solução foi colocar uma garrafa com um funil na boca pra coletar o óleo e reaproveita-lo posteriormente.
Mas minha sorte se Pato Donald não para aí. Logo em seguida começa a transbordar água do radiador e mesmo com o motor desligado bolhas saíam pelo vaso de expansão. Puxei a vareta do óleo do carter e não vi espuma, ou indícios de água, mas de toda forma já vi esse filme em outros motores gm, pois isso indica:
:arrow: junta de cabeçote "queimada", minha opçãpo favorita, pois é barato e relativamente fácil de arrumar;
:arrow: cabeçote trincado, opção "menos pior" pois tenho outro de reserva;
:arrow: alguma camisa do bloco trincada. Aí f... trocar de bloco é fora de opção por causa da numeração e encamisar não é muito barato.
Segundo Doglair neste final de semana a carroceria vai ficar 100% pronta e aí eu abro esse motor pra ver
Foto 1: conector do pino 27 - o isolado
Foto 2: mar de ATF coberto de serragem
Foto 3: cabo do guincho errolado
[]´s
esquenta nao parceiro,num existe buraco sem fundo...........:mrgreen:
E pelo menos pra mim, vç ja ta subindo de novo,ja chega no topo:concordo:
ps:com certeza ainda apareceram novos problemas até a data da estréia e muitos outros depois dela,mas..................é ai que esta a diversao toda.:dance: