Entendi perfeitamente.
Realmente tem um efeito alavanca ali em cima mas depende da altura desse ponto e também do cruzamento da draglink com a tierod que é determinado pela posição da caixa e tamanho do pitman.
[]'s
Versão Imprimível
Valeu Elmer
Talvez no meu caso poderia resolver essa torção mexendo nos parâmetros que tu falou mas infelizmente não tinha muita posição pra caixa (S10) e eu usei o pitman da F1000 (receita sua) sendo assim o que deu pra fazer foi retirar essa aba e usar um braço novo no munhão para ligar a tierod e a draglink.
[]´s
Wagner
quando se vai construir um sistema de direçao devemos lembrar de levar em conta algumas coisas básicas antes de pensarmos apenas em conforto(levesa de esterço).
geralmente deixamos o volante por ultimo ou pior o escolhemos por 1°.....
mas este é nossa 1° alavanca pra mover o peso das rodas,se pensarmos dai pra frente neste puro princípio,fica facil deduzir que:
nao da pra sair simplesmente comprando peças por ai e ligando-as sem antes estudar um minimo necessario suas "alavancas".
a direçao pode até ficar leve ou pesada devido a escolha da caixa /bomba tal...mas e a velocidade e angulo de esterço como ficam?
um pitman fora de medida ( nao estrias)poe tudo a perder se estiver muito curto ou longo....
um terminal mal encaixado se movimenta em seu cone e gera folgas e consequentemente demoras de respostas......
barras mal projetadas "envergam"ou sao demasiadamente rigidas e transmitem muita vibraçao ,no minimo afrouxando parafusos e trincando soldas.......
bombas fora de pressao explodem retentores,ou danificam valvulas.....
furos de HI STEERS muito proximos fazem com que os terminais se encostem quando seu limite de esterço é solicitado,sem falar na tampa de diferenciais que esbarram nas barras, e travam o curso final,parafusos de kits de freio longos demais dentro dos munhoes que nao deixam o esterço final acontecer....
angulo de ackerman,etc....
como podem ver adaptaçao leva a muitas surpresas agradaveis ou desagradaveis, mas o que seria de nós se fossemos todos "engenheiros" e nao simples "engenhoqueiros"......pra mim com certeza nao teria graça.:mrgreen:
ps:liga a barra de munhao a munhao e joga a drag em cima a 150mm do final deste terminal esquerdo ai, que tudo vai funfar legal ,num esquece de colocar o terminal virado de costas pra ti em vez de ficar em pé, senao com estes jumelos ai eles vao arrebentar um atraz do outro.
da uma olhada no topico do SAMUKONG como o MAKOTO fez fugger.
copia e vai pra galera
nunca esqueçao das parábolas diferentes que as barras percorrem,isto vale pra panhards tambem,quanto mais longa uma barra menor seu problema.:concordo:
Fabiano,
Acho que a foto do esquema é essa???
Não entendi sobre a alavanca, ja que as barras devem trabalhar o mais paralelo possivel, obviamente que havera casos que teremos uma alavanca, mas não é constante.
Essa giringonça sai ou não sai? :lol:
Fugger,
parabéns pelo jeep, agora faz logo esse motor roncar e coloca o video dele...
ps.: obrigado pelas dicas e ajudas estão sendo de grande valia.
[]s
Carece não, meu jeep é muito simplim pra isso... como dizem uns minerim aqui do forum
tamo aí pra isso, dar um pitacos, ouvir outros e acima de tudo mostrar as c@g@d@as corriqueiras para que outros não as façam...:concordo:
[]´s
Opa.....
Baummm?!?!
Mai né nada naum sô.....
Estava aqui olhando o vasto desenvolvimento no tópico.... (huhuhufufuhuhu)
Inté sinhô....
Ainda não alcançamos a tartaruga manca que largou junto na corrida da reforma da carroceria, mas agora alguns avanços ficam mais visíveis.
No caxote do jeep falta só instalar a tampa do porta luvas e acabamento interno pra ficar definitivamente pronto. E no capô só mais algumas lixadas e uma aplicação de resina pigmentada o deixam pronto pra montagem final (segundo o doglair mais uns 15 min de trabalho resolvem isso :mrgreen:)
Falando no dito cujo, queria deixar registrado que o mesmo vem cumprindo rigorosamente sua palavra de que "consertaria" a carroceria, chegando as vezes ser mais chato do que eu na obtenção de uma maior perfeição da mesma. Acho que ele não esperava que estivesse tão ruim assim, se não ele nunca teria falado isso :mrgreen:
Foto 1 - Grade pintada e no lugar;
Foto 2 - Traseira pronta para os agregados e pintura;
Foto 3 - Lateral do motorista faltando parafusar o estribo da carroceria;
Foto 4 - Parte interna do paralama direito;
Foto 5 - Parte interna do paralama esquerdo.
[]´s
Foi possível até fazer uma graça e montar uma pseudo coluna de direção no lugar, mas os duendes apareceram e já veio a idéia de montar uma coluna de 42 escamotiável com cubo de engate rápido :shock: para facilitar a entrada e principalmente as saídas rápidas do jeep... o desenho já foi rascunhado...
Mas antes, tenho que arrumar um cilindro mestre e o respectivo booster (a vácuo ou hidraulico) pra encaixar neste vasto espaço da foto 2, para então fazer a pedaleira e somente então montar a direção :parede:
Sugestões e palpites (com fotos e medidas em mm, pf :mrgreen:) são bem vindas.
[]´s