Postado originalmente por
AugustoRysevasSilveira
Feliz 2017 pessoal!
Ufa, depois de 129 páginas consegui chegar ao fim do post para agora acompanhar em "tempo real".
Tio Eddie, parabéns pela Pajero, que exemplo de cuidado e dedicação com o jipão, a vtr merece!
Alguma novidade da saga por um consumo menos voraz?
Ao ler o tópico, me veio à cabeça uma tecnologia que eu havia lido a respeito e me interessado há um tempo.
Se trata de um módulo de hidrogênio que é instalado no carro e complementa a queima da gasolina. Não me lembro exatamente como funciona, mas basicamente existe uma caixa blindada que produz o hidrogênio gasoso sob demanda (não corre o risco de explosão pois nada é armazenado, tudo é consumido na hora), através da eletrólise da água. O hidrogênio gasoso é jogado direto no coletor de admissão ou então na caixa do filtro de ar (não lembro exatamente) e aí ele entra no cilindro junto com a gasolina e o ar. Ele otimiza a queima ao aumentar o corpo de chama, logo se tem mais potência e menor consumo.
Na época, li que aumentava a potência em uns 20% e o consumo caía uns 30%.
E para se instalar no veículo, era bem simples, bastava adicionar um reservatório de água (destilada) que irá fornecer o H2, ligar na caixa de eletrólise, que por sua vez era ligada na bateria (através de um relé ou algo do tipo) e o mais complicado, era preciso uma central de injeção programável tipo fueltech pra controlar os sensores.
Não me lembro qual era o investimento, nem se os ganhos eram reais ou se valia a pena. Apenas li a respeito, vi uns vídeos de uma galera usando e achei muito bacana, pois querendo ou não, acho que o H2 como combustível é o caminho do futuro.
Abraços a todos.