Então.....
Essa mexida começou por conta de uma prosa sobre fueltech.
Abaixo as respostas da fueltech
- Mensagem: Tenho uma Mitsubishi Pajero GLS-B 3.0 V6 (SOHC) 97/98 automática e tenho interesse em poder rodar com etanol e ter uma programação da injeção mais adequada para os quase 30% de etanol na gasolina. Não viso aumento de potência/performance, mas primordialmente redução de consumo. Gostaria de saber se há o que fazer para meu carro e qual produto vocês recoendam Grato
Olá Edmundo,
Não recomendamos a instalação de uma injeção programável no seu veiculo
tendo em conta o câmbio automático.
Bom dia,
Apenas para que eu entenda, qual a conta indicação do câmbio automático com a injeção programável?
E se fosse câmbio manual, qual seria o produto indicado?
Grato
O porém de usar uma injeção programável junto com o câmbio automático é que a caixa de marchas precisa de várias informações do módulo que controla o motor para realizar as trocas de marchas e a adaptação de um outro módulo para gerenciar o motor pode causar interferência na leitura dos dados e assim não trocar marchas ou o funcionamento não ficar adequado.
Se o seu câmbio fosse manual, seria necessário saber como é feita a leitura do sinal de rotação (distribuidor hall, ou roda fônica e qual modelo de roda fônica) para indicar o módulo correto.
Falando em termos de funcionamento, os nossos módulos são desenvolvidos para aumento de desempenho , não economia de combustível, sendo possível aproximar o consumo do original, mas dificilmente melhorar-lo
As pajero 3.0 V6 (SOHC) usam distrubuidor Hall (de acordo com o que pesquisei na net).
Aqui em Bonito eu e mais um colega que temos pajero andamos pensando nos produtos de vocês, a diferença é que a dele é manual. (mesmo ano, versão e motorização).
Nesse caso poderia ser usado uma FT250 para controlar os bicos e bobina, o resto dos itens como ar condicionado e etc você poderia deixar em funcionamento pela central original.
Dessa forma basta apenas pegar o fio do sinal e derivá-lo para a FuelTech também ler ele.
Sim , você pode ter até 5 mapas diferentes, porém para conseguir medir se a mistura está correta, você precisa de uma sonda de banda larga LSU 4.2 e um Wideband para fazer a leitura da mistura. Isso auxilia bastante o ajuste, seguem os links:
WideBand-O2 NANO
Sonda Lambda Banda Larga 4.2
No entanto, a FT250 não faz correções pela sonda, isso quem precisa fazer é você, ir ajustando o mapa até ficar bom.
O único módulo que trabalha com um controle da malha fechada de alta velocidade é a FT500 ou FT500LITE.
O seja, a fueltech não conversa com o câmbio auto. uma FT500 começa, sem instalação em 5300,00.....
Além disso, precisa de um preparador e combustível de qualidade para tirar o máximo do fueltech....e o foco deles é potênica.
Falei com o representante de Campo Grande MS, e ele foi taxativo, direto para o FT500 e "cavalo anda, cavalo come"! o que foge do meu objetivo.
Vamos a fase de andar e ajustar, andar e ajustar de novo.
abraços