x
Convex Datacenter

Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    Uooolll...

A bomba nova tem mais pressão e maior vazão, logicamente vai empurrar mais combustível e mais rapidamente. Em teoria, maior pressão, maior vaporização do combustível e consequentemente pode ter uma mistura mais homogênea. Mas por ter maior vazão , para ter uma economia bacana, a injeção deveria diminuir o tempo de abertura dos injetores. Pelo pouco que sei de i.e.s, elas tem um mapa básico e podem ir se ajustando, aprendendo com o modo de dirigir de cada motorista, tanto que um colega tinha um Corsa Wind 97 e ele fazia no max 9,5 na cidade, mas andava como 1.6. Enfim, a i.e. pode sim se aproveitar da bomba nova, mas o bicos vão aguentar a "patada" que a menina ae vai empurrar?

Outra coisa, pensou em colocar uma bobina melhor e um modulo de gerenciamento de ignição??? Quer saber, arranca tudo e coloca um i.e. programável... kkkkk

Um FT500 da Fueltech!!!
    Então.....

Essa mexida começou por conta de uma prosa sobre fueltech.
    Abaixo as respostas da fueltech

• Mensagem: Tenho uma Mitsubishi Pajero GLS-B 3.0 V6 (SOHC) 97/98 automática e tenho interesse em poder rodar com etanol e ter uma programação da injeção mais adequada para os quase 30% de etanol na gasolina. Não viso aumento de potência/performance, mas primordialmente redução de consumo. Gostaria de saber se há o que fazer para meu carro e qual produto vocês recoendam Grato

Olá Edmundo,

Não recomendamos a instalação de uma injeção programável no seu veiculo
    tendo em conta o câmbio automático.

Bom dia,

Apenas para que eu entenda, qual a conta indicação do câmbio automático com a injeção programável?
    E se fosse câmbio manual, qual seria o produto indicado?

Grato

O porém de usar uma injeção programável junto com o câmbio automático é que a caixa de marchas precisa de várias informações do módulo que controla o motor para realizar as trocas de marchas e a adaptação de um outro módulo para gerenciar o motor pode causar interferência na leitura dos dados e assim não trocar marchas ou o funcionamento não ficar adequado.

Se o seu câmbio fosse manual, seria necessário saber como é feita a leitura do sinal de rotação (distribuidor hall, ou roda fônica e qual modelo de roda fônica) para indicar o módulo correto.

Falando em termos de funcionamento, os nossos módulos são desenvolvidos para aumento de desempenho , não economia de combustível, sendo possível aproximar o consumo do original, mas dificilmente melhorar-lo

As pajero 3.0 V6 (SOHC) usam distrubuidor Hall (de acordo com o que pesquisei na net).
    Aqui em Bonito eu e mais um colega que temos pajero andamos pensando nos produtos de vocês, a diferença é que a dele é manual. (mesmo ano, versão e motorização).

Nesse caso poderia ser usado uma FT250 para controlar os bicos e bobina, o resto dos itens como ar condicionado e etc você poderia deixar em funcionamento pela central original.

Dessa forma basta apenas pegar o fio do sinal e derivá-lo para a FuelTech também ler ele.

Sim , você pode ter até 5 mapas diferentes, porém para conseguir medir se a mistura está correta, você precisa de uma sonda de banda larga LSU 4.2 e um Wideband para fazer a leitura da mistura. Isso auxilia bastante o ajuste, seguem os links:

WideBand-O2 NANO

Sonda Lambda Banda Larga 4.2

No entanto, a FT250 não faz correções pela sonda, isso quem precisa fazer é você, ir ajustando o mapa até ficar bom.

O único módulo que trabalha com um controle da malha fechada de alta velocidade é a FT500 ou FT500LITE.

O seja, a fueltech não conversa com o câmbio auto. uma FT500 começa, sem instalação em 5300,00.....

Além disso, precisa de um preparador e combustível de qualidade para tirar o máximo do fueltech....e o foco deles é potênica.
    Falei com o representante de Campo Grande MS, e ele foi taxativo, direto para o FT500 e "cavalo anda, cavalo come"! o que foge do meu objetivo.

Vamos a fase de andar e ajustar, andar e ajustar de novo.

abraços

fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário
    Entrada
    13/05/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Curso de engenharia a distancia....rs..
    Toyota SW4 3.0 8V TBDiesel 1998 (Preta)
    (Ex Land Rover )

Citação Postado originalmente por AAssis Ver Post
    Curso de engenharia a distancia....rs..
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vamos as impressões após ter rodado um tiquinho na cidade e ter mexido no ponto do distribuidor ontem a noite (estava adiantado, voltei para mais perto do original, deixando ainda levemente adiantado) - com o ar condicionado ligado motor acelera mas fica com cerca de 300 rpm a menos do que antes.
    Andando pé mais pesado, ou segurando o acelerador, (esticando) mas sem chegar no kickdown marchas trocando com 3000 rpm, andando na maciota, trocando entre 2200 e 2500 rpm.
    Ainda não abasteci e vou esperar acender a luz da intuição para uma tanqueada completa.
    Ah, comecei a adaptação do quebra mato que comprei para baixar a barra de led e instalar os Hella...acredito que teremos novidades nos próximos dias

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Então.....

Essa mexida começou por conta de uma prosa sobre fueltech.
    Abaixo as respostas da fueltech

• Mensagem: Tenho uma Mitsubishi Pajero GLS-B 3.0 V6 (SOHC) 97/98 automática e tenho interesse em poder rodar com etanol e ter uma programação da injeção mais adequada para os quase 30% de etanol na gasolina. Não viso aumento de potência/performance, mas primordialmente redução de consumo. Gostaria de saber se há o que fazer para meu carro e qual produto vocês recoendam Grato

Olá Edmundo,

Não recomendamos a instalação de uma injeção programável no seu veiculo
    tendo em conta o câmbio automático.

Bom dia,

Apenas para que eu entenda, qual a conta indicação do câmbio automático com a injeção programável?
    E se fosse câmbio manual, qual seria o produto indicado?

Grato

O porém de usar uma injeção programável junto com o câmbio automático é que a caixa de marchas precisa de várias informações do módulo que controla o motor para realizar as trocas de marchas e a adaptação de um outro módulo para gerenciar o motor pode causar interferência na leitura dos dados e assim não trocar marchas ou o funcionamento não ficar adequado.

Se o seu câmbio fosse manual, seria necessário saber como é feita a leitura do sinal de rotação (distribuidor hall, ou roda fônica e qual modelo de roda fônica) para indicar o módulo correto.

Falando em termos de funcionamento, os nossos módulos são desenvolvidos para aumento de desempenho , não economia de combustível, sendo possível aproximar o consumo do original, mas dificilmente melhorar-lo

As pajero 3.0 V6 (SOHC) usam distrubuidor Hall (de acordo com o que pesquisei na net).
    Aqui em Bonito eu e mais um colega que temos pajero andamos pensando nos produtos de vocês, a diferença é que a dele é manual. (mesmo ano, versão e motorização).

Nesse caso poderia ser usado uma FT250 para controlar os bicos e bobina, o resto dos itens como ar condicionado e etc você poderia deixar em funcionamento pela central original.

Dessa forma basta apenas pegar o fio do sinal e derivá-lo para a FuelTech também ler ele.

Sim , você pode ter até 5 mapas diferentes, porém para conseguir medir se a mistura está correta, você precisa de uma sonda de banda larga LSU 4.2 e um Wideband para fazer a leitura da mistura. Isso auxilia bastante o ajuste, seguem os links:

WideBand-O2 NANO

Sonda Lambda Banda Larga 4.2

No entanto, a FT250 não faz correções pela sonda, isso quem precisa fazer é você, ir ajustando o mapa até ficar bom.

O único módulo que trabalha com um controle da malha fechada de alta velocidade é a FT500 ou FT500LITE.

O seja, a fueltech não conversa com o câmbio auto. uma FT500 começa, sem instalação em 5300,00.....

Além disso, precisa de um preparador e combustível de qualidade para tirar o máximo do fueltech....e o foco deles é potênica.
    Falei com o representante de Campo Grande MS, e ele foi taxativo, direto para o FT500 e "cavalo anda, cavalo come"! o que foge do meu objetivo.

Vamos a fase de andar e ajustar, andar e ajustar de novo.

abraços

Pois é, realmente as FuelTech foram projetadas para desempenho, mas.... rsrsrsrsrsrs

O problema é o custo, bem salgado. Iria ter que rodar muito para retirar o investimento inicial. Mas pesquise sobre módulos de ignição, talvez ajude. O que eu sei sobre Pajeros a gasolina é que elas bebem bem, ponto. E somando isso a nossa gasoálcool tá feio o estrago, desempenho pífio, consumo alto. Sem comentar sobre o cambio automático. Que eu gosto, mas deixa o carro mais gastão, é fato.

Um detalhe: meu pai tem uma Scénic e uma Xsara Picasso, a Scénic automática e a Xsara manual, ambas 2.0 16v. A Xsara chega a fazer 9,5kml na cidade com gasolina aditivada, a Scénic não faz mais que 6,5 na cidade com o mesmo comb, do mesmo posto. Eu, com um 407 3.0 V6, i.e. sequencial, cambio automático de 6 marchas tiptronic system porsche, consegui no máximo 7,3km/l na cidade, e usando o modo manual. Se deixar no auto (D), é 6,9km/l comigo e 6,5km/l no pé da patroa.

Na estrada consegui 11,2km/l. Piloto automático ligado e câmbio no modo manual.
    4X4 Brasil
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

Pois é, realmente as FuelTech foram projetadas para desempenho, mas.... rsrsrsrsrsrs

O problema é o custo, bem salgado. Iria ter que rodar muito para retirar o investimento inicial. Mas pesquise sobre módulos de ignição, talvez ajude. O que eu sei sobre Pajeros a gasolina é que elas bebem bem, ponto. E somando isso a nossa gasoálcool tá feio o estrago, desempenho pífio, consumo alto. Sem comentar sobre o cambio automático. Que eu gosto, mas deixa o carro mais gastão, é fato.

Um detalhe: meu pai tem uma Scénic e uma Xsara Picasso, a Scénic automática e a Xsara manual, ambas 2.0 16v. A Xsara chega a fazer 9,5kml na cidade com gasolina aditivada, a Scénic não faz mais que 6,5 na cidade com o mesmo comb, do mesmo posto. Eu, com um 407 3.0 V6, i.e. sequencial, cambio automático de 6 marchas tiptronic system porsche, consegui no máximo 7,3km/l na cidade, e usando o modo manual. Se deixar no auto (D), é 6,9km/l comigo e 6,5km/l no pé da patroa.

Na estrada consegui 11,2km/l. Piloto automático ligado e câmbio no modo manual.
    Quando comprei a Pajero V6 e automática já sabia que era beberrona. MAS minha meta é o consumo médio relatado que é na casa de 5-6 km/L na cidade e algo perto dos 9km/L na estrada. Sei que nossa alcoolna não ajuda e que segundo a prórpia mit, as pajero da era da minha toleram bem até 10% de etanol na mistura. (daí o módulo flex).

Ando sempre de boa, não tenho o pé pesado e na estrada viajo na casa de 100-110km/h, logo dá para conciliar.

O carro me atende super bem, custo de manutenção baixíssimo, só abastecer e andar. Vamos ver o resultado das mexidas.

[]s
    fuck the fuel economy

Comecei a mexer na iluminação da Pajero.

Arrumei um quebra mato da linha fiat que ira para a frente do carro e servirá de suporte para dois Hella FF75 e para a barra de led que estava no teto.

A barra de led foi instalada em abril de 2015 e cerca de um ano e meio após a instalação está praticamente sem os cromados que ajudam o foco

-whatsapp-image-2016-11-08-14.03.49-2-.jpg

Já está desmontada e terá os focos repintados com tinta cromo...vamos ver o que vai dar.
    Minha avaliação é que para um produto caro, e chato de importar, o custo destas barras de led chinesas é questionável!.

A barra saiu do teto e no lugar entraram dois Hella FF75.

-whatsapp-image-2016-11-08-14.03.49-1-.jpg-whatsapp-image-2016-11-08-14.03.49-3-.jpg-whatsapp-image-2016-11-08-14.46.11-1-.jpg-whatsapp-image-2016-11-08-14.46.11-2-.jpg

Joguei os milhas entre o teto e o bagageiro, assim liberei espaço no bagageiro.

Vamos ver no escuro o resultado em termos de iluminação

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Agradecimentos: 4
    Quando comprei a Pajero V6 e automática já sabia que era beberrona. MAS minha meta é o consumo médio relatado que é na casa de 5-6 km/L na cidade e algo perto dos 9km/L na estrada. Sei que nossa alcoolna não ajuda e que segundo a prórpia mit, as pajero da era da minha toleram bem até 10% de etanol na mistura. (daí o módulo flex).

Ando sempre de boa, não tenho o pé pesado e na estrada viajo na casa de 100-110km/h, logo dá para conciliar.

O carro me atende super bem, custo de manutenção baixíssimo, só abastecer e andar. Vamos ver o resultado das mexidas.

[]s
    A minha ex-Pajero Sport fazia 6 ~ 6,5 na cidade e 8,5 ~ 9 na estrada, e com cabeçote 24v que fica mais manco ainda em baixa rotação, mas ela usava outro sistema de ignição e distribuição, com 3 bobinas e gerenciamento eletrônico do ponto. Por isso a idéia do módulo de faísca, como o MSD 6-AL. É bastante utilizado em carros preparados para melhorar a queima, mas não é barato.

Desculpe se pareço tentar ensinar o padre a rezar missa...

A propósito, curti os Hella, ansioso para ver a barra de led instalada no quebra-mato.
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

A minha ex-Pajero Sport fazia 6 ~ 6,5 na cidade e 8,5 ~ 9 na estrada, e com cabeçote 24v que fica mais manco ainda em baixa rotação, mas ela usava outro sistema de ignição e distribuição, com 3 bobinas e gerenciamento eletrônico do ponto. Por isso a idéia do módulo de faísca, como o MSD 6-AL. É bastante utilizado em carros preparados para melhorar a queima, mas não é barato.
    Desculpe se pareço tentar ensinar o padre a rezar missa...
    A propósito, curti os Hella, ansioso para ver a barra de led instalada no quebra-mato.
    Digaum,

Sou um aprendiz como todos, e tudo o que possa melhorar o consumo interessa (sendo ou não viável é conhecimento)
    Abasteci hoje até a tampa e vou ver como o carro se comporta com a bomba nova.
    Quero terminar de mexer nos faróis antes de pensar em instalar o módulo flex (quando será feito novo teste de vazão dos bicos)

Hoje não consegui tirar fotos dos hella do teto a noite, mas logo providencio
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Agradecimentos: 2

[]s
    Tio, não querendo te desanimar, mas creio que essa sua meta é dificil de ser alcançada, a não ser se você só andar no plano e feito uma vovózinha.

Digo isso por causa dos malditos 27% de etanol na nossa gasolina (e fora o que mais eles colocam). Nossos antigos V6s importados pedem gasolina boa e pura. Desconheço o relevo de Bonito, mas no meu caso que é montanha pra todo lado, o máximo que consegui de consumo urbano foi 5,5 km/l. Rodoviário, cheguei a 9 km/l, mas na SP-070 com o piloto automático travado em 90 km/l andando atrás de caminhão. Mas no normal, 7,5 km/l rodoviário, a 100-110 km/h e 4,8 km/l urbano. Seis canecos pede pra acelerar, e olha que eu não passo de 110 km/h. É mais seguro e mais barato!

[]s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

Usuário Avatar de Newton Neto
    Entrada
    26/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Digaum,

Sou um aprendiz como todos, e tudo o que possa melhorar o consumo interessa (sendo ou não viável é conhecimento)
    Abasteci hoje até a tampa e vou ver como o carro se comporta com a bomba nova.
    Quero terminar de mexer nos faróis antes de pensar em instalar o módulo flex (quando será feito novo teste de vazão dos bicos)

Hoje não consegui tirar fotos dos hella do teto a noite, mas logo providencio

Esses Hella são bem legais! Eu tenho um par na 250 no lugar onde seriam os originais... Atendem bem! Esses 75 tem a opção de comprar milha ou neblina? Os meus são milha...

[]´s
    F-250 V6 - "Small Plastic Car, Keep Safe... Stay Away!!"
    Pajero Full 3.2 - Na lida
    Honda CRV EXL. 4x4 de shopping!

Usuário Avatar de Newton Neto
    Entrada
    26/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Tio, não querendo te desanimar, mas creio que essa sua meta é dificil de ser alcançada, a não ser se você só andar no plano e feito uma vovózinha.

Digo isso por causa dos malditos 27% de etanol na nossa gasolina (e fora o que mais eles colocam). Nossos antigos V6s importados pedem gasolina boa e pura. Desconheço o relevo de Bonito, mas no meu caso que é montanha pra todo lado, o máximo que consegui de consumo urbano foi 5,5 km/l. Rodoviário, cheguei a 9 km/l, mas na SP-070 com o piloto automático travado em 90 km/l andando atrás de caminhão. Mas no normal, 7,5 km/l rodoviário, a 100-110 km/h e 4,8 km/l urbano. Seis canecos pede pra acelerar, e olha que eu não passo de 110 km/h. É mais seguro e mais barato!

[]s!
    Fala Múcio, blz?

Esse V6 da Explorer é o 4.2? Suas médias de consumo são muito parecidas com as minhas na F250 na gasosa!

[]´s
    F-250 V6 - "Small Plastic Car, Keep Safe... Stay Away!!"
    Pajero Full 3.2 - Na lida
    Honda CRV EXL. 4x4 de shopping!

Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Fala Múcio, blz?

Esse V6 da Explorer é o 4.2? Suas médias de consumo são muito parecidas com as minhas na F250 na gasosa!

[]´s
    Tranquilo Newton?

É 4.0, o mesmo da Ranger.

[]s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Jipão super preparado
      Por Marcio Rossetto no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 13/05/2013, 18:39
    2. Jipão 59 vermelhão-lindo
      Por jipmica no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/08/2010, 19:47
    3. Jipão Argentino
      Por niva91 no fórum Humor
      Respostas: 4