Hercílio eu redimencionei o filtro do ar, tanto que desde o primeiro (banhado a óleo) que veio na band já é o sexto caso e elemento usado rsrsrs. Quanto ao snorkel eu uso o chapéu virado para frente (uso o da CLA) provável que seja igual ao seu, no inicio fiquei intrigado com a possibilidade de entrada de água mas depois usando ele pude ver que mesmo na lenta o ar que entra força a água para as paredes (lá no chapéu) e fica expelindo ar juntamente com água pelas fresas que ficam lá no chapéu do snorkel, mas mesmo assim dependendo das condições entra água mas dai no meu caso o dentro do casco do filtro tem um defletor de plastico que joga o ar para o fundo do filtro, lançando a água e os resíduos (pedras besouros, tudo que é sugado) para as paredes e por fim acabam se depositando naquele reservatório tipo uma bisnaga de borracha que tem no filtro que no meu caso só tem uma coifa feita de borracha e de tempo em tempo eu retiro dai sai um monte de impurezas dali. (quando voltei do Pantanal tinha enchido, estava que parecia um tijolo cheio de areia terra e pedaços de mosquitos borboletas e besouros rsrs)
Então quanto a andar com o chapéu para frente, não é que não entre água mas entra tão pouco que não faz mal e acaba que vai para o reservatório do filtro.
Sobre restringir eu acredito que se usar o chapéu para trás até pode, além de fazer barulho o ar sugado.
Quanto ao filtro, eu uso o casco e elemento do 914 sendo que a entrada tem pouco mais de 3" e a saída aumentei para 4" e segue um tubo (liso por dentro) também com 4" até a entrada da turbina. Como tenho tudo adaptado a entrada de ar do filtro ficou exatamente na entrada do snorkel e o depósito do filtro que ficaria para cima eu inverti. Olha que já testei isso e com esses testes também testei 3 turbinas, e consegui melhor rendimento com esse filtro depois acabei usando uma K16 que além de chegar a 2kgf fácil é encostar no acelerador que a pressão sobe na hora.
Abraço!
Fabiano r