Hercilio ,não entendi a fixação no chassis.Na foto parece que foi preso onde vai a lanterna e depois parece que foi fixado mais acima.
Tem foto mais detalhada da fixação ?
Abs
Versão Imprimível
Sergio,
O pivô é roletado em um cilindro de aço maciço (pino) de 30 mm de diâmetro.
Então fizemos a base em uma viga "U" onde seria soldado esse pino nos dois lados da peça.
Inicialmente esse segmento de viga seria de 100 mm de largura (a mesma medida da travessa), mas para acomodar melhor a lanterna, pedi que fizesse com 120 mm de largura. Com isso, o comprimento do pino não atravessou a peça e o serralheiro preferiu soldar um tubo onde encaixou e soldou o pino.
Anexo 552959 Anexo 552960 Anexo 552961 Anexo 552962 Anexo 552963
Essa peça foi presa à travessa do chassi com 6 parafusos. Ficou bem estável porque essa parte da travessa é reforçada pela mão francesa do chassi.
O resultado parcial é esse aqui:
Anexo 552956
Hercílio parabéns ,tá ficando Bão ,show.
Há ,não esquece de remanejar o adesivo também,rsrsrs.
Abraçss e PAZ.
Ficou chique o suporte hein, padrão original.
O peso fica bem distribuído entre os dois pontos de apoio? Sempre me incomodou - inclusive no original - a maior parte do peso ficar mais concentrado para as extremidades (parte móvel) do que para o centro (abre/fecha). No original, outro dia vi uma Band que na parte do centro (onde abre/fecha para mover) o dono colocou uma bucha de tecnil, de modo que o suporte ficasse "apoiado" sobre a bucha. Apesar do maior esforço para abrir (fica duro), achei excelente a "gambiarra".
Valeu,
Marcus DT
Agora entendi. A lanterna fica bem afastada da travessa do chassis ,já na minha fica encostada apesar não usar este sistema de suporte mas o suporte que uso é problemático pois é aquele preso na lata e suporta sobressalente mais galão de combustível que não fica vazio nunca pois não se pode confiar no marcador de combustível.
Obrigado pela explicação.
Abs
Na verdade o peso (força cortante) fica toda sobre o pivô. O outro lado fica em balanço.
Por esse motivo o pivô sofre torções com alavanca (momento fletor) em dois sentidos: Do peso do pneu para baixo e para trás.
O soldador me garantiu que a solda aguenta com sobras, mas já me ocorreu de colocar um apoio na trava, ao menos para travar a torção para baixo.
Esse foi o dilema, porque a base que fica presa na travessa do chassi ocupa exatamente o lugar onde fica a lanterna, e o pino do pivô atravessa esse espaço. Até estudei usar alguma lanterna de led para desviar do pino, mas queria algo simples para quando precisar de manutenção.
Sendo assim, optei em manter a lanterna original presa na própria base do suporte e afastei a outra para que ficasse simétrica.
Vou confeccionar uma capa protetora em aço que servirá como acabamento, até porque a lanterna é frágil e fica numa posição muito vulnerável.
Antes da viagem para o ENT em setembro, tive problemas no limpador de parabrisa. O motor queimou e estragou a chave de seta (pode não ter sido nessa ordem), onde fica a alavanca do limpador.
O meu limpador é do moderno, com temporizador, mas devido à urgência por causa da viagem, instalamos uma chave antiga, sem temporizador.
Agora comprei o conjunto correto. Mas seguindo a dica do amigo Guilherme Adolf, resolvi colocar a alavanca de seta do Del Rey que contem o botão de buzina. Dessa forma resolvo dois problemas.
Guilherme demonstra como é feita essa adaptação nesse vídeo:
Adaptando chave de seta com buzina do corcel na Toyota Bandeirante - YouTube
O conjunto da Band (que é similar ao da Brasilia) é composto por duas partes, uma com a seta, farol alto, lampejo e alerta, e uma outra com os comandos do limpador e esguicho. Essas peças são unidas por 4 parafusos.
A chave de seta do Del Rey tem o botão de buzina, e de resto, com exceção do conector do chicote, é exatamente igual à chave de seta da Band, inclusive com a mesma furação dos parafusos.
Anexo 553279
Substituída uma pela outra, o trabalho seguinte é trocar os conectores. Trabalho simples, basta seguir os fios de uma e de outra.
Anexo 553280
Amanhã vou sacar o volante e fazer a instalação.
Hercílio .....
Fica legal com essa chave do corcel,e como voçê falou já resolve o problema da buzina.
Agora mim fale,voçê já instalou aquelas fechaduras no trinco do capu?
Como ficou?
O resultado foi o q esperava?
Abraçss e PAZ
Oi querido, agora que vi sua resposta pra mim.
Sei que o Ar que vc e outros tantos colegas põem é adaptado mas, mesmo o original já é uma adaptação kkkkk.
Os parâmetros de volume de gás que mencionei estão no Manual de Serviço do 14B e serviram certinho para qdo o Guilherme Adolf fez a reforma no Ar da Band 14B dele.
Achei que o mesmo pudesse se repetir para os MB, mesmo sendo adaptação. Pensei que as peças e a instalação seguissem o modelo de fábrica.
Abraços
Hercílio
Depois informa aqui como ficou a instalação da chave do Del Rey, também estou enrolado com a buzina.