Muito top essa tomada, e a ideia de colocar dentro do porta luvas eh simples e genial!!!!!!!!!!!!!!
Vou atrás de uma dessas!!!!!!
E colocar uma dentro do porta luvas!!!!
Versão Imprimível
Comprei o filtro da Puroar do Mercedes 710.
Mesmo sendo maior que o filtro original no diâmetro e no comprimento, coube sem pegar no capô.
Só que devido ao comprimento (cerca de 10 cm maior) a saída do ar ficou muito próxima da entrada da turbina e é isso que está dando um trabalho danado para colocar as curvas que liguem o filtro à turbina.
Como sabem, uso o kit Italy, que é bem compacto e fica posicionado colado ao cilindro mestre do freio - inclusive já tive problema de encostar e furar o duto de alumínio.
A solução que pensamos foi cortar parte da peça que coleta o ar e que é ligada ao caracol frio, pra desviar e não pegar no cilindro mestre e conectar a peça ao filtro através de 2 mangueiras originais do 14B ligadas em sequencia.
Quero evitar confeccionar mangueiras e curvas, por isso preferi a do 14B. Assim quando precisar reparar é fácil de encontrar.
Isso foi pensado na teoria. Vamos ver se dará certo na prática.
Amanhã vou no mecânico e tiro fotos.
:pipoca: Só conferindo!
Pois é Fabiano, como eu disse, foi pensado na teoria, mas na prática as curvas não passam e definitivamente não tem espaço para encaixar.
Esse kit otimiza o espaço, mas aquilo que simplifica, não é necessariamente simples. Sinceramente, eu não escolheria esse kit, mas é o que eu tenho.
Aquela peça do kit que mencionei, faz uma curva (bem espremida) saindo do caracol frio e passando por cima da turbina. Pra passar entre o coletor e o cilindro mestre ela muda o formato da seção ao longo da peça.
Mas com a retirada da peça, vislumbramos uma nova possibilidade. Inverter a posição da peça passando ao lado da turbina e chegando ao filtro por baixo do cilindro mestre.
Teremos que mexer nos canos do freio, pois estão posicionados nesse lugar. Nada impossível.
Vamos às fotos:
Essa é a posição original da peça, que não estava pintada à época da foto.
Notem que ela é presa por um parafuso, que no caso não será usado mais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...2-08.58.28.jpg
A opção é mudar para sair ao lado da turbina e não acima, como é originalmente o kit.
Também será cortado o final da peça próximo ao parafuso (a peça agora é verde)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...408_092539.jpg
O filtro é maior, mas como se pode ver, coube no lugar original.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...408_092556.jpg
Hercílio é complicado o cofre da band parece que vai encolhendo com o tempo! :shock: Mas tudo se ajeita o cara perde um tempão quando vê tem um monte de peça que não serve mais para nada guardadas mas depois vem a satisfação do problema resolvido e a gente esquece tudo e já começa a ter ideias kkkkkkkkkkkkkkkk
Grande abraço!
Fabiano r
Fabiano, é isso mesmo.
A gente quebra a cabeça e é uma satisfação quando conseguimos resolver de forma satisfatória.
Mas os duendes (lembrando aqui do Kim) já começam a infernizar.
Já penso em mexer no radiador, acho que terei que trocar, mas antes veremos se é viável recuperar.
A mudança de posição da peça do kit Italy - aquela ligada à entrada do caracol frio - foi uma grande sacada. O mecânico Tonho matou a pau.
Fica aí a opção para quem quiser usar um filtro maior, independentemente de ter snorkel. Principalmente se o filtro tiver saída reta.
Agora só falta ligar o filtro ao snorkel. Precisará de algumas curvas, mas não há problema de espaço.
Acho que o Imortal fica pronto ainda hoje.
Nessa foto dá pra ver bem o circuito que o ar percorre desde o filtro até o coletor, passando pela turbina.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=526577&stc=1
Ficou bem clean.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=526576&stc=1
Putz Hercílio, não acredito que não achei/li seu tópico antes!
Falar que a sua Imortal é linda e que a reforma foi muito bem feita é chover no molhado! Parabéns, realmente dá um ânimo e ajuda para quem está fazendo ou quer fazer uma restauração desse tipo.
Pessoal, pode ser que seja psicológico (ou não), mas senti a Band com outro gás. Ficou um canhão.
Acho que o filtro original acaba um pouco subdimensionado para motores com turbo.
Nem deu tempo de saciar os Duendes e já vou ter que trocar a bateria.
Na minha (OM 314S, que ainda é aspirada) percebi uma melhora enorme, parece que ganhei uns 20cv fácil (como falei anteriormente no whatsapp, é mais provável que eu tenha deixado de perder esses pocotós kkkk). Nas subidas de serra ela está desenvolvendo muito melhor, não ganha velocidade mas também não perde como antes... A saída do filtro de ar do 710 é de 3 polegadas, contra 2 1/2 polegadas do filtro original (no meu caso, era o banhado a óleo, covardia a comparação...). Tive que adaptar uma mangueira do filtro de ar do 1113 (80x300mm) com uma redução (daquelas usadas em escapamento) para caber na tomada original do motor, mas foi bem tranquilo (o cofre do meu motor ainda está com bastante folga - não tenho turbina, intercooler, A/C, etc). Um abraço!