Eu acho que todas as situações cada caso é um caso. Por exemplo, Gerador, já usei o meu muitas vezes, tanto para lugares onde não havia energia como postos de combustível que não tinham tomada como em campings com energia fraca ou no mato e eu queria, por exemplo dormir com ar-condicionado, ligar o microondas, etc. Outra coisa é com relação ao barulho do gerador, tenho um Honda de 3.000 W, toca todo o MH inclusive o ar-condicionado e tem proteção anti-ruido não chega a 58DB, energia estabilizada pode migar ate computadores partida elétrica a distancia, etc. Durmo tranquilo com a cabeça ao lado dele, separado apenas por duas paredes de chapa. Tenho hoje duas placas fotovoltaicas de 140W cada marca LG com duas baterias automotivas de 150A, ajuda muito, mas este período agora que o tempo andou fechado muito tempo, já era, não dá vazão. Um inversor moderno gasta entorno de 5 a 10% para converter um consumo de 12V para 127V. A idéia da geladeira com compressor de 12V, é lógico que vai ajudar alguma coisa. As geladeiras de 12V antigas, que usavam resistência, essas sim, tinham um consumo abusivo Sendo a geladeira a grande vilã desta história toda, eu acho que se pretende mesmo ficar fora da civilização muito tempo, deve pensar em uma geladeira a Gas e reservar local para carregar um botijão reserva.Eu mesmo tenho uma pequena que funciona a Gas, 127V e 12V, carrego até no carro. Mas a do MH é uma Consul de 120L, normal.
Assim, cada um é cada um e Erikisom, você precisa ver as suas necessidade. Água limpa tenho 400L servida tenho 180L e detritos tenho 100L, combustível tenho 210 L. Meu guincho hidráulico é para 10T, meu aquecedor de passagem é a gas.
Erico, já fui a quatro encontros do Rodamundo em Brusque, depois que mudou para Pomerode ainda não tive oportunidade, tenho ouvido muitos elogios. Conheço bem o Getúlio.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE
PX1K5536 - GPS176C - NUVi200